Fight: “O caminho” vs “evangélicos”

Meus caros vinte leitores, proponho a vocês hoje que façam um exercício de imaginação.

Imaginem que exista uma seita, filosofia ou algo que o valha que misture a Bíblia com budismo, Cabala, a “filosofia” de filmes como Matrix e Crônicas de Nárnia, junto com umas pitadas de animes japoneses.

Agora imagine que essa seita procura membros entre jovens pentecostais e neo-pentecostais (conhecidos popularmente como evangélicos) e entre universitários.

E, pior, imaginem, meus caros vinte leitores, que algumas pessoas acreditam nessa legítima mistureba filosófica-religiosa ao ponto de deixarem religião, família, amigos e faculdade para viver com os outros membros dessa seita em “bases” escondidas.

Inacreditável ? Impossível ? Não. Essa seita existe. Denomina-se (ou melhor, os outros a denominam) simplesmente “O caminho”.

É difícil conseguir informações sobre essa seita. Eles não tem material didático impresso, nem templos. As poucas informações disponíveis por aí são de sites evangélicos que, é claro, demonizam “O caminho” mais do que o fazem com, por exemplo, o candomblé, ou de blogs de alguns membros.

Apesar de estarem em lados opostos, “O caminho” e os evangélicos tem algumas semelhanças.

Por exemplo: a seita aborda os jovens evangélicos com uma tática muito comum entre eles: falar mal de outras igrejas.

Os argumentos da seita são tão óbvios que deveriam ser encapados pela Igreja Católica, por exemplo. Eles dizem que as igrejas evangélicas se prostituíram, que os templos cada vez mais luxuosos são obra de Mamom (identificado como o deus do dinheiro), que o “sistema” está errado e que somente eles estão certos, que a igreja se preocupa mais com quantidade do que com qualidade, que os pastores dão muita importância ao dizimo. Ou seja, coisas que qualquer pessoa de bom senso e não-evangélica (seriam mutuamente excludentes ?) pode intuir sozinha.

Mas, se você quer conquistar um evangélico, só argumentos não bastam. Então eles apelam para a Bíblia. Falam de outros “homens de Deus” que tiveram que “sair do sistema” como João Batista e Moisés. Dizem que “a ira de Deus” vai se abater sobre as igrejas porque elas estão erradas. Depois soltam alguns versículos ao acaso, como aquele dos Atos dos Apóstolos que diz que todos tem que viver em comum. Pronto, está fisgado mais um membro.

A partir daí o jovem evangélico, cheio de dúvidas, é instigado a sair de casa. Eles vivem em casas escondidas, ou bases, com o mínimo possível para sobreviver, geralmente vivendo de artesanato e pequenos trabalhos. Mais ou menos como os hippies. Eles só assistem TV para verem filmes como Matrix e As crônicas de Nárnia ou então desenhos japoneses que, para eles, são cheios de mensagens de Deus ! E se comunicam por e-mail e blogs (e você achando que a “Bola de Neve Church” que era uma igreja moderna, hein ?). e tem uma predileção estranha por hospedar seus sites no Buzznet e no MSN Spaces.

Até aí, nada de mais. Pode ser uma seita maluca, mas estamos num país livre. Se existe uma igreja elvispresleyana ou maradonadiana, porque não alguém fundar uma seita em cima da “filosofia” de Matrix e dos animes japoneses ? O único problema é que muitos dos novos membros dessa seita são menores de idade.

Aí o bicho pega, porque os pais não ficam parados enquanto os filhos somem do nada para fazerem parte de uma seita que acredita que Naruto contém mensagens divinas. Alguns filhos de pastores do Rio Grande do Sul entraram para a seita no ano passado e acabaram sendo encontrados no Uruguai e no Rio de Janeiro, além de outros casos semelhantes em Minas Gerais.

Isso deu uma certa visibilidade, indesejada, é claro, para a seita. Muitos sites e blogs que eles usavam até o ano passado estão abandonados hoje em dia, como vocês podem ver aqui e aqui. Apesar disso, alguns ainda estão na ativa, como por exemplo esse.

Os evangélicos que ficam sabendo da seita entram em pânico. Circulam histórias de jovens evangélicos, filhos de pastores, líderes de jovens ou levitas de suas igrejas, membros da igreja a mais de dez anos, que foram convertidos pela seita em poucos encontros. Realmente, eu ficaria muito preocupado se fosse evangélico. Mostra que a fé deles está cada vez mais vazia, por mais fortes que sejam os argumentos da seita não deveria ser assim tão fácil cooptar jovens evangélicos.

Por outro lado, essa história toda não deixa de ser irônica. A muito tempo que algumas igrejas evangélicas reclamam que outras igrejas “pescam no aquário” ou seja, direcionam a sua pregação para pessoas que já são evangélicas, “roubando” assim os fiéis que a outra igreja teve o trabalho de converter. Bom, parece que agora tem mais gente pescando no aquário evangélico.

Se você quer tirar suas próprias conclusões sobre “O caminho” tem uma matéria bem completa aqui. O site é evangélico e, entre outras coisas, acredita que existe uma mensagem subliminar no rótulo do shampoo Seda Control. Portanto, leia com o cérebro ligado. E, se resolver entrar para “O caminho” certifique-se que é maior de idade, vacinado e leve um bom desodorante. Sabe como é, os hippies não gostam muito de tomar banho…

About these ads

22 comentários sobre “Fight: “O caminho” vs “evangélicos”

  1. acabei de conheçer uma ceita dessas e vcs são muito idiotas eles são pessoas boas e que acredita numa filosofia de vida diferente, vcs assim como eles fazem parte de uma subcultura. não é nem melhor e nem maior que eles.

  2. blé, um milhão de amigos meus já entraram e saíram dessa seita. Conheço todos os buzznets, vi surgir, um monte de gente com quem eu me correspondia de diversos lugares do país tão no QG, que é no Rio de Janeiro.

    Robson, sim, eles são pessoas ótimas. Amo todos, mas estão errados, e se você tivesse filhos que saíram de casa sem dar tchau nem dizer pra onde, não diria isso.

  3. Ainda estão na ativa?
    Se estão, conseguiram mesmo se esconder, tanto na internet quanto fora…. Engraçado que o cristão deveria ser luz exposta para todos, e não escondido…
    Bom o quartel genereal era no RJ, e agora onde está?

  4. ai vcs todos ai…contra ou naum aos evangelicos!
    tamos aqui pra pregar a todas as naçoes o poder d deus…
    e naum preocupamos em ficar discutndo quem ta certo ou quem ta errado…
    mais deus disse
    ”não fassa nenhuma imagem…nem imagem d mim…nem de qualquer outra pessoa
    e tbm contem nos dez mandamentos
    sendo assim pq servem a aparecida
    a qual eu nunca ouvi falar na biblia?!

  5. agora com vcs catolicos…quem criou os 7 livros a+ q os evangelicos???
    um achu q foram vcs msm
    esse livros sao hipocritas
    iscritos por pessoas naum inspiradas por deus
    e pq vcs q falam tanto…naum vao ver como é uma igreja evangelica…
    salmos diz q cante com alegria
    e q alegria q vcs cantam
    agora…compare com a evangelica
    deus diz e quem naum é contra ”mim” é por ”mim”
    intaum nos tamos do lado da vida…e crieo q vcs tbm irmaos

    deus os abençoe

  6. Ai ai, evangelico.. vamos lá. priemiro vamos as imagens. Interprete a situação. quando Dues mandou não fazermos imagens, era na epoca que os caras estavam fazendo bodes, bezerros e tudo mais.
    Mas após um tempinho, Deus mesmo mandou enfeitar a arca da aliança com imagens de anjos. e aquela imagaem de cobra q ele mandou fazer e colocar num mastro, apra que tos olhassem e ficassem curados?
    Quanto aos livros, quem realmente garante que não são inspiraados por Deus? na verdade, quem garante que os outros são? por acaso, alguam vez na biblia, Jesus cita a propria biblia? o maximo q eu vejo são so fariseus e senhores da lei citando as escrituras contra ele.
    Quanto a Maria.. ela foi um exemplo de ser humano, que não se importou em ser usada por Deus, ser humilhada e sofrer pela sua escolha…

  7. E por que reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão, e não vês a trave que está no teu próprio?

    Cuidais vós que vim trazer paz à terra? Não, vos digo, mas antes dissensão.

  8. Tem só um detalhe, realmente existe uma fraternidade que se chama “Fraternidade O Caminho” que realmente bate com a descrução do post. E tem um grupo cristãosque simplismente se chama Caminho da Graça, esse é um grupo sério formado de pessoas muito boas.

  9. nunca vi nada tão idiota. vc fumou cigarro de oregano??
    sabe , como vc existem milhares de debeis mentais
    só mesmo na minha ociosidade de hoje q eu parei para ouvir esta bosta q vcs escreveram

  10. rumenigh, voce escreveu mesmo “ouvir?”, não seria LER ? kkkkk. ou as letras estão produzindo algum som aqui que não consigo ouvir. é bom trazer cegos pra participar tb.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s