10 coisas dos anos 80 que deixaram saudades

Na minha opinião, uma das coisas mais legais desse novo milênio é o “revival” dos anos 80 que está na moda ultimamente.

Para quem viveu, a chamada década perdida foi uma época muito divertida. Foram anos incríveis. Sem trocadilho. Ou não.

Por isso, e porque hoje estou mais saudosista do que o costume, fiz uma lista de 10 coisas inesquecíveis dos anos 80 para mim. E você, tiraria alguma coisa dessa lista ? E acrescentaria o que ?

1 – Perdidos na noite: Acreditem, o Faustão já foi bem mais legal antes de ser um apresentador “global”. Irreverente, com palavrões indo ao ar, a platéia se manifestando, fios espalhados para todos os lados, surpresas acontecendo a cada minuto, o Perdidos na Noite era uma esbórnia só (vejam um trecho aqui). As noites de sabádo eram bem divertidas. Hoje temos que nos contentar com Zorra Total ou com filmes reprisados pela 10ª vez….

2 – Balão Mágico: Ah, os tempos da infância…tempos em que a Simony ainda era uma criança inocente e que dividia a apresentação do programa com o engraçadissimo Fofão. E como esquecer da doce Luciana, prima da Simony, que tinha só quatro anos quando entrou no programa em 1984 ? A música de abertura, então, era Nosso lindo balão azul, do Guilherme Arantes. Bons tempos que não voltam mais. Hoje em dia as crianças tem que contentar com a decadente Xuxa. Lamentável.

3 – Águia de fogo: Típico enlatado estadunidense que passava na Globo nos domingos a tarde (na época o Faustão ainda estava na Bandeirantes fazendo o Perdidos na Noite). Era a história, um tanto inverossímil, que contava com um helicóptero de altíssíma tecnologia com lançadores de mísseis, canhões e muitas outras parafernálias tecnológicas que combatia o crime. Era a maior adrenalina. Bem melhor do que o Gugu, o Faustão e o Raul Gil juntos.

4 – Sempre Livre: A banda formada por 4 mulheres e que tinha a sex-symbol Dulce Quental nos vocais só gravou um disco e teve duas músicas de sucesso: Eu sou free (Eu sou free, eu sou free demais..) e Fui eu (letra de Hebert Vianna) e depois acabou, mas durou o tempo necessário para ser inesquecível.

5 – Os caça-fantasmas: Os parapsicólogos desempregados (!) Peter, Winston e Louis e o ectoplasma Geléia tinham a missão de livrar Nova York dos fantasmas e matar os telespectadores de rir nesse filme de 1984. Dan Aykroyd fez o papel mais perfeito da sua carreira na minha opinião. Depois virou desenho animado, também muito engraçado.

6 – Nelson Piquet: Eu confesso. Eu torcia pelo Piquet ao invés de torcer pelo Ayrton Senna. O jeito mal humorado, quase rabugento, do Piquet não fez dele um piloto carismático como o falecido Senna, mas dentro das pistas eu ouso dizer que ele foi melhor do que o protegido do Galvão Bueno. A ultrapassagem de Piquet sobre Senna em 1986 em Hungaroring (vídeo aqui) foi descrita por Jackie Stewart como “fazer um looping com um Boeing” e considerada por muitos a ultrapassagem mais bonita da história da Fórmula 1. E, meninos, eu vi ! E ao vivo.

7 – Balas soft: Uma bala muito grande, arredondada e lisa como sabão. Quem viveu nos anos 80 e afirmar que nunca engoliu uma estará com certeza mentindo. Vinha nos sabores morango, cereja, uva, abacaxi, limão, hortelã (eu sempre confundia essas duas), laranja e caramelo (a minha preferida). Na época havia até um mito de quem engolisse uma bala Soft morreria na hora. Pura lenda. Eu engoli várias e continuo vivo depois de duas décadas. Gasp !

8 – Que rei sou eu ?: Essa foi por pouco. Exibida em 1989, a divertidissima novela da Globo foi o maior sucesso. Tanto que até hoje eu não consigo separar o Antonio Abujamra do seu personagem, o Ravengar. Cheia de sacadas geniais, como uma guilhotina que só funcionava nos testes ou um ministro da Marinha num reino sem mar, a debochada novela foi um sucesso e deixou saudades.

9 – Ploc Monsters: Figurinhas transfix (era só raspar no verso que o desenho ficava na superficie escolhida) vinham nas embalagens dos chicletes Ploc e tinham desenhos de monstrinhos e um nome. Eu só ficava chateado porque o meu nome era pouco comum e nunca apareceu nas figurinhas. Chegou a ter uma continuação, o Ploc Monsters 2, mas não fez o mesmo sucesso.

10 – Série Vagalume: Eu, rato de biblioteca desde cedo, me orgulhava de ser um dos poucos que tinha lido toda a série. Ou pelo menos todos os livros que tinham na biblioteca da minha cidade. Os mistérios de Marcos Rey, as aventuras de Xisto e os Passageiros do futuro de Wilson Rocha me fizeram tomar o gosto pela leitura ainda jovem. De certa forma, se não fosse por eles esse blog não existira. Obrigado, Editora Ática.

32 comentários sobre “10 coisas dos anos 80 que deixaram saudades

  1. Você se esqueceu da linda musica “Menina Veneno”!
    Foi um grande sucesso de 83 e até hoje conquista gerações!
    Foi a música que marcou um pedaço muito especial na minha minha (um grande amor)

  2. Olá
    Alguem aí pode me ajudar dizendo qual era a programação dos domingos pré-Faustão??? Já quebrei a cuca e não consigo lembrar o que passava antes dos Trapalhões, que era antes do Fantástico… Na hora do almoço, eu lembro que passava uns desenhos, e depois??
    Obrigada pra quem puder ajudar…
    Bjx

  3. ólá geise tudo bem? vc se lembra dos thunder cats? do lion, xitara, pantro do thunder tanque lembra da espada justiceira que dava a visao alem do alcance que legal que era deveria voltar a passar nao é? tinha tbm o magaiver lembra as coisas que ele fazia? bjs.

  4. Legal as previsões. Na certa o Guarany daqui de Bagé
    vai te mandar uma camiseta pela divulgação.
    Um lembrete: antes da próxima previsão. menos carne
    vermelha.
    O site é muito bem feito, viagem no tempo.
    Abç
    Lobo

  5. Henderson, só pra completar a lista:

    “Você não soube me amar” da Blitz: quem não ouviu?

    Banda RPM: qual menina não tinha um poster deles no quarto?

    Perfume Styletto (meninos) e Aquafresca (meninas) do Boticário: quem não usou?

    Filmes com a Molly Ringwald (Gatinhas e Gatões, Clube dos Cinco, A garota de rosa schocking): quem não viu? Aliás era ela uma das musas teen daquela época.

    Tem mais umas quinhentas coisas que me vem na lembrança…ah! que saudades…

  6. já que é pra ser saudoso nada mais justo do que lembrar das famosas “festinhas americanas”,meninos levam bebidas e as meninas salgadinhos…tudo regado com muito rock nacional e internacional da saldosa época…!

  7. Nossa não vivi nesta época mais sou grande fã dela

    quem não se lembra dos gremilins, minha mae me dava um a cada a cada mes que passava inclusive tinha um demoníaco q eu tinha medo mais enfim, gostaria muito de ter nascido nestes anos e poder curtir os filmes desenhos e outras coisas as quais todos se divertiam sem a menor preocupação com o restante do mundo !!!

  8. Lembrar eh sempre bom… Autorama lembra?
    Lembra do sonho de consumo da piazada?
    O desejado ATARI, que era jogado numa tv TELEFUNKEN!
    Saudades daqueles tempos (Perdidos no espaco, O elo perdido, Superamigos… e tantas coisas mais!!)

  9. Fala ai Henderson. faltou o kichute amarrado na canela, ia pra escola com um. a calça begue, vilejack, us top, inega, toni marcel, aqui em belem tinha a camisa naja. todo mundo tinha. a gente trocava tampinhas de coca por discos voadores com uma palheta, trocava bonecos marvel, grades pequenas de refrigerantes, copos de cristal etc… tinha o spectroman, quando ficava fraco sua luz acendia. primo cruzado, super vick, desodorantes tinha mistral, barla, moderato etc… perfumes ou extratos tinha cashemere book, cristal, calçados tinha le cheval, bamba, conga alcolor, samelo bull dog etc… tempo do house poxa muita coisa erasure, depechemode, pet shop boys, sabrina com o hit boys, taylor danne, sônia, kellie minogue, technotronic, new order, michael rodgers com uma roupagem na musica it’s the same old song, 49 ers, tinha o disco que eu usava pra fazer scrath o gabinete caligari, e outros, na época aqui um par de Sl 1200 mk2 nem se falava por aqui mixagem era feitas num akai, na fita cassete tambem, se metia uma chave feita uma chave de fenda e eu metia no motor do deck pra dar o pitch muito louco não? os desenhos mister magoo, a cobrinha azul, vovozinho diga a mim por que eu nas nuvens estou?… musica de uma historia japonesa narrava um garotinho a procura de seu avô. programas da epoca, clube do bolinha, perdidos na noite, chacrinha, fantastico, domingo no parque, clube do mickey, alf o eteimoso, os trapalhôes, viva o gordo, chico anisio show, armação ilimitada, globo de ouro, carnaval na manchete, top gigio, aqui em belem tinha a tv cidade com saudoso kzan lourenço e o palhaço aleqrin da beira dagua da um pacote de biscoito xereta, era o premio pra quem se apresentava para fazer auguma coisa. quem não se lembra dos menudos tinha grupos que imitavam so pra ganhar as meninas que na época era muito disputadas, ao contrario de hoje que as mulheres estão carentes curtem com cada lata. tinha tambem o grupo ciclone com a musica tipo one way tambem domino com varias musicas destacando companheiro e ela não gosta de mim. eo o michael jackson so vim conhecer depois que ele lançou o album triller. muito bom imitando o pessoal que dançava break como o passo pra tras do eletric bugaloo do filme breakin’ dancing que ele chama de moowalker, mintiroso. a sim o bozo, depois vei xuxa, mara maravilha, balão magico, elo perdido, ilha da fantasia, hulk, ciborg, os anjos da lei. poxa muita coisa não? quem não viveu essa época dançou pois hoje em dia ta muito escroto, na parte musical muita violência so cara que anda armado, nos anos 80 era no mano a mano quando a porrada tava ficando feia sempre aparecia um pra desapartar, depois passava uns dias os que brigavam ja estavam se falando. tempo bom break, hip hop, new wave, dark, funk, que pena que voce não curtiu pois hoje em dia se comforma com essas merdas, tipo technobrega ou technomerda, tal de rebolation coisa pra viado. cabelo tipo mostarda, tatuagem pelo corpo coisa rara na minha epoca . não pensem que eu sou careta pois sou dj tenho hoje em dia um par de mk2 e varios dicos importados coisas que na epoca não tinha diheiro pra comprar, so tinha lp nacional tipo irai campos, raid rebello, e outros. bom cara tchau.

  10. muita saudades desta epoca ,lembra do daniel sam karate kid ,todo mundo que brigava no colegio queria dar aquele golpe,e do desenho do pinoquio que passava no sbt vovôzinho ,dava até vontade de chorar ,e o programa silvio santos ,voce ganhou umtenis montreal ,e o bozo ,spedd racer desenho passava na record,e para os homens a salão especial que também passava na record ,naquele tempo não tinha internet para a mulecada se divertir ,tinha que ficar até a 1:00 da madrugada ,assistir quase o filme inteiro só pra ver os peitos da vera fischer e acreditem a regina cassé era gostosa naquela epoca eh eh eh

  11. VOCÊ ESQUECEU DE FALAR DO VIVA A NOITE, PROGRAMA DO GUGU QUE PASSAVA SADO A NOITE AO VIVO DIRETAMENTE DOS STUDIOS DO SBT NA VILA GUILHERME.
    TAMBÉM ESCOLHER DE FALAR DOS BISCOITOS DOS MONSTRINHOS CRACK, QUE TINHA AQUELE COMERCIAL FAMOSO NAA TV, QUE FALAVA : CRACK CRACK CRACK.
    SEM CONTAR O SUCESSO DO GRUPO DOMINÓ.

  12. Pô pessoal, valeu mesmo pelo blog, eu sempre digo à minha esposa e filhos, como se vivia melhor, apesar da inflação de quase 90% ao mês, tudo era mais beleza e alegre…tudo era mais legal, chego a achar hoje sem graça para se viver, mas não pela idade que tenho..40 anos, e sim pelo risco que corremos e a ignorância que tomou conta de todos, a falta de limites que infelizmente hoje não é mais imposto nessa mulecada mal educada, e na maioria nóias inveterados..sinto muito não quero ofender ninguém, mas existia sim drogas nessa época, mas era muito mais velado e gostoso de se curtir..era um baseadinho pra quem gostava, cerveja, ou aquela famosa farmácia..quem não bebeu???(UMA MISTURADA DE VÁRIAS BEBIDAS)….antes ou depois dos bailinhos pró formatura das escolas, e depois só pensavamos em curtir com as gatinhas..época gostosa que nunc mais veremos…infelizmente..bem que meu pai sempre me alertava: Aproveita bastante, filho, pois essa época passa voando e vc nem vê.e é verdade pessoal, já tenho 2 filhos e parece que foi ontem que curtia is the end (new edition), i let you down (PHD), If ou all the way (new edition) SHINNISTAR(manhattans), ROD STEWART, JIM DIAMOND, PLEASE DONT GO, DEVOTION..etc…ETC…

  13. Quem nunca comeu aquele DIP-LIK, que era um pirulito que vinha numa embalagem cheinha de um pó gostoso, no qual se mergulhava o tal pirulito e chupava até o final do pó?eu mesmo era vidrado nisso, e creio que muitos da época também…e do programa de clips que começou nessa época na rede gazeta de televisão ..o CLIP TRIP???quem não curtia os clips da cindy lauper, peter frampton, michael jackson, lionel ritchie, etc…o programa do barros de alencar aos sábados, que meu padrasto chamava de BARRO NO ALICATE..eh eh eh , e seus concursos de imitação do michael jackson, no qual tinha uma menina..isso mesmo, muitos devem lembrar que o grande imitador da época do popstar, era mulher.Daqueles cadernos universitários, que não existiam capa dura não, mais eram muito legais e transados, eram do nome: IMAGEM E MENSAGEM e tinham em seu verso a capa de outros cadernos da linha. sem contar as olimpiadas de 1984, no qual assisti ao vivo pela tv, com apenas 13 anos, e vibrando com a vitória de JOAQUIN CRUZ nos 800 metros, batendo o record olímpico, e com a medalha de prata, daquela bela geração do voley com xandó, bernard, renan, willian, bernadinho, badalhoca, etc..e claro pessoal, não esqueci das copas de 82 e 86, que infelizmente a seleção bateu na trave.Lembram tambem dos tênis bamba, all star, chineisinho, kichute, le coq sportif(que já foi aqui relatado), sapatos de camursa free london, 775, calças lee, lewis, staroup, ustop, ravage, wrangler etc..e tinha aquela turma tambem que se chamava os função, que cortavam a calça jeans no extremo das barras e costuravam um pedaço de couro, dando um efeito de boca de sino.Infelizmente tenho más lembranças da época, como a morte de meu avô, mas bola pra frente.EU QUERIA QUE O TEMPO VOLTASSE PELO MENOS UNS 26 ANOS PARA VIVER QUE SEJA SÓ MAIS UM DIA NESSA ÉPOCA.

  14. E o tecladista francês jean Michel jarre…!!!
    Tecladista que ganhou disco de ouro no brasil e nunca veio receber esse prêmio até hoje…!!!
    Show ao vivo na internet dia 1° de julho no canal eurovison…!!!
    Pelos festejos do casamento do principe williams…!!!
    o palco tera 200 metros de largura…!!!
    Poxa…!!!

  15. Sinto falta das músicas daquela época, que bom que pegamos tudo na internet, que aliás não existia: o presente tem seu valor, galera, a maturidade é uma conquista! Mas nunca esqueceremos as doidices de garoto, não é?

  16. Era tudo de bom, sem celular, internet, e ninguem ficava preocupado .As musicas eram melhores, as festas inesqueciveis, passavamos mais tempo na rua do que no quarto. Os encontros e os papos eram mais animados pois iamos pessoalmente nos bate-papos com a galera. Muita cuba libre, hi-fi, ponche, sanduichinhos de pepino e espetinhos de pickles com azeitona, Sacanagem (mortadela enrolada) onde foram parar tudo isso??? sem falar as ropas de cores berrantes que usavamos com uma baita bota de bico largo.

Deixe um comentário

