A filosofia da Rosa

Hoje gostaria de falar da filosofia da rosa. Gostaria de frisar que esse não é um texto religioso, não visa afrontar qualquer crença, credo ou religião. A filosofia da Rosa foi uma criação minha, com colaboração de alguns amigos, parentes e agregados.

A filosofia da Rosa visa nada mais do que o entendimento entre as pessoas. Ela consiste em criar um elo, uma concordância entre as pessoas que adotarem a filosofia, mesmo que um pequeno e fraco elo, mas um elo. Ela parte do preceito que é bem mais fácil conviver, conversar, fazer negócios, ou ter um relacionamento com uma pessoa que tenha algo em comum com você, que concorde com algo que você concorda, mesmo que seja algo ínfimo e pequeno. Não importa se ela torce por outro time, se ela é de outro partido, de outra religião, ela pelo menos tem algo em comum com você, concorda com algo que você também concorda

Mas antes de explicar como chegarmos a esse entendimento, qual a base da filosofia da rosa, vou contar um pouco da historia de como criei essa filosofia, mas apenas uma breve pincelada. A historia completa, com seus detalhes, será contada em outro post, se houver interesse.

O historia da rosa, não como filosofia, mas como brincadeira começou com meu primo William, em uma brincadeira. Ele, para brincar, quando conversava com alguém, no meio da conversa, dizia: “ahn, mas o importante é a rosa”. A maioria das pessoas, curiosas, acabam por perguntar que rosa, e a resposta era das mais variadas possíveis. Das mal educadas  as inocentes.

Após muito tempo, diga-se de passem mais de um ano, fomentando na minha cabeça essa historia de Rosa, cheguei a uma idéia bem interessante e ao mesmo tempo maluca.

Se todos nós concordássemos que o mais importante é a Rosa? Como assim? Como eu vou dizer que o mais importante é a Rosa, se eu nem sei o que é a Rosa? Simples. Use a rosa como sinônimo para o que lhe é mais importante na vida. Para a mãe, a Rosa seria o seu filho. Para o religioso a Rosa seria o seu Deus. Para o materialista a Rosa seria o dinheiro, ou algum bem material.

Assim, todos concordariam que o importante é a Rosa, mesmo que, para cada um a Rosa tenha um significado diferente. Assim da diferença criaríamos uma igualdade, um elo, que permitira a aproximação de pessoas que aparentemente não teriam nada em comum.

Alan Bariani, 20-e-poucos-anos, é irmão do criador deste blog e escreve por aqui de vez em quando.

About these ads
Marcado com: , , ,
Publicado em Reflexões
7 comentários em “A filosofia da Rosa
  1. Rui Mera disse:

    Oi Alan,

    Muito legal,parabens!!!

  2. Cícero disse:

    Com certeza Alan esse foi um golpe de mestre. Concordo plenamente com a idéia. “O IMPORTANTE É A ROSA”. Esta foi… é … e sempre será a maneira mais criativa de unir as diferenças. Parabéns!!!

  3. Edvalda disse:

    Adorei a filosofia da rosa, pois, o importante na vida mesmo é o entendimento entre as pessoas, o respeito, a compreensão, o elo…”a Rosa “!Parabéns!

  4. MAlmeida disse:

    Pessoal; legal mesmo a filosofia. A frase o importante é a rosa é derivada do antigo desenho “O PEQUENO PRINCIPE”, o menino morava em um planeta minusculo onde só haviam sua pequena casa e uma rosa… esta rosa dizia a ele que era única e que não havia rosa mais linda e importante do que ela e que ele deveria valoriza-la ao máximo por que como ela só havia ela. Quando ele sai do seu planeta e chega a terra ele vê um rozeiral gigante com rosas tão lindas qto as dele; então ele acha q a rosa do seu planeta mentiu pra ele; porem ele percebe que qdo ele volta a seu planeta natal a rosa que sempre o espera é a dele. Logo: Não importa quantas rosas existam em todos os planetas “o importante é a rosa que ele já possui e ama!

  5. Filipe Pimenta disse:

    Faço parte de um movimento na igreja católica chamado EJC – Encontro de Jovens com Cristo. As pessoas que já fizeram o encontro devem manter sigilo sobre tudo que acontece durante o encontro.

    Entranto, as perguntas de quem ainda não fez o EJC são inevitáveis. A fim de manter o sigilo, quando alguém faz uma pergunta sobre o EJC simplesmente respondemos: “O importante é a rosa”. Quem já fez sabe o significado! :)

    • Isadora Ferreira disse:

      Ah com certeza Filipe Pimenta, este seu comentário foi o mais sábio de todos. O IMPORTANTE SERÁ SEMPRE A ROSA, e nós (família EJC sabemos muito bem disso)

  6. david esteimã disse:

    a rosa na mitologia grega foi criada pela deusa afrodite e por isso tem as mesmas caracteristicas que a deusa,é vermelha representa a paixão a beleza e o amor e etc,mas o mais importante é que possue espinhos e é linda.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 325 outros seguidores

Categorias
Arquivos
Estatísticas do Site
  • 657,709 visitas

Member of The Internet Defense League

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 325 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: