Hoje na História: o sortudo Nicholas Alkemade

E a série “Hoje na História” está de volta para contar a história de alguém com muita, muita sorte: o inglês Nicholas Alkemade.

Na Segunda Guerra Mundial o jovem sargento (tinha 21 anos) Nicholas Alkemade tinha uma das piores funções: era artilheiro de cauda num avião bombardeiro Lancaster.

lancaster

Um Avro Lancaster II, igual o que Alkemade estava a serviço

Alkemande ficava ali, atrás do avião, manejando uma metralhadora. Ele era responsável por derrubar os aviões de caça alemães que tentavam derrubar o bombardeiro. Uma função perigosa, porque ele ficava totalmente exposto. Mas Alkemande já havia sobrevivido a 12 missões de bombardeio sob a Alemanha. A sua 13ª missão aconteceu a 65 anos, no dia 24 de março de 1944.

Tudo parecia normal naquela noite. Sua esquadrilha soltou sua carga mortífera sobre Frankfurt e já estava pegando o caminho de volta quando um solitário Junkers 88 atacou o Lancaster em que estava Alkemade.

Junkers_88

O avião de caça alemão Junkers Ju-88

O “S for Sugar”, avião de Alkemade, foi atingido, mas ele ainda teve tempo de apontar a metralhadora e derrubar o Junkers. Mas o Lancaster estava seriamente comprometido e o piloto deu ordem para todos pularem de paraquedas. Aí começaram os problemas para o jovem sargento.

Quando ele se virou para trás para pegar o seu paraquedas, o interior do avião estava pegando fogo. Não havia como ele atravessar a barreira de fogo até a sua salvação. Ele estava a 5500 metros de altitude, preso num avião pegando fogo, e sem ter como saltar dele em segurança. O que você faria numa situação dessas ? Alkemade decidiu pular, mesmo sem paraquedas. Ele não queria morrer queimado. Achou que a queda seria uma morte mais “limpa”.

Alkemade manejou a escotilha da sua arma para baixo e pulou. Enquanto ainda estava consciente chegou a calcular que demoraria 90 segundos para atingir o solo. Acabou desmaiando. E sobreviveu à queda.

Sim, Nicholas Alkemade pulou de 5500 metros de altura e sobreviveu. Ele caiu sobre árvores e uma grossa camada de neve, que amorteceram a sua queda. Fora algumas queimaduras e uma grave contusão no joelho, ele estava a salvo. Acabou sendo encontrado pelos alemães e preso.

Na prisão, Alkemade contou a sua história, mas a princípio, ninguém acreditou nele, que acabou indo parar na solitária por insistir nela. Mas os restos do “S for Sugar” foram encontrados, e entre eles o seu paraquedas carbonizado. Os alemães se renderam à evidência e chegaram a dar uma declaração por escrito confirmando a veracidade da história.

Depois da guerra, a sorte de Alkemade continuou mostrando serviço. Ele sobreviveu a pelo menos três acidentes graves em uma indústria química em que trabalhava. Morreu em 22 de junho de 1987, aos 64 anos. Considerando que era para ele ter morrido com 21, ele ganhou pelo menos 43 anos de “bônus”.

NicholasAlkemade

Nicholas Alkemade, um cara sortudo.

About these ads
Marcado com: , , , , ,
Publicado em Hoje na História
2 comentários em “Hoje na História: o sortudo Nicholas Alkemade
  1. naomi disse:

    muitas histórias pra contar aos netos :lol:

  2. Felipe Patousai disse:

    “Ohhhh meu netinho… dexa o vovô te contar da vez que ele pulou sem para-quedas do avião…”

    Vééééééeééééiiii… O vô taria é caducando…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 325 outros seguidores

Categorias
Arquivos
Estatísticas do Site
  • 657,261 visitas

Member of The Internet Defense League

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 325 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: