Memória nerd: Odigo

No tempo em que os homens eram homens e escreviam seus próprios drivers de dispositivo… quer dizer, não foi bem nessa época, foi alguns anos depois. Nessa época primeva, quando a internet comercial ainda estava engatinhando, a primeira coisa que a maior parte das pessoas fazia depois de conseguir acesso a internet era instalar o ICQ.

Nessa época pré-histórica, não tinha muita coisa para se fazer na internet. Não havia redes sociais, Youtube, e os blogs ainda eram diários virtuais, por isso o ICQ era tão popular. Mas esse texto não é sobre o ICQ sobre o que muito já foi escrito. É sobre o seu concorrente menos conhecido, o Odigo.

Lançado em 1998 por uma empresa israelense (assim como o ICQ) o Odigo tinha uma proposta revolucionária para a época: ele permitia que você conversasse com pessoas que tivessem o programa instalado e estivessem visitando a mesma página que você. Ele tinha um “radar” que mostrava os usuários como bonequinhos. Você podia filtrar os usuários por sexo, idade, país, língua e até por signo, e aí começar a conversar. Se o papo rolasse, poderia adicionar a pessoa para conversar com ela a qualquer tempo.

odigo1

Uma das coisas mais legais no Odigo eram os sons que ele usava. Quando você filtrava as pessoas com quem queria conversar ele usava a animação de um radar e o som característico. Quando você recebia uma mensagem, o som era de uma flecha acertando o alvo. Era muito interessante. Na época que o Odigo estava morrendo eu chequei a baixar os sons do programa em . wav, mas, vinte formatações depois, perdi tudo. Uma pena.

O Odigo jamais foi tão popular como o ICQ, mas tinha bastante usuários. Me diverti muito com ele em muitas madrugadas a fio, entrando nas páginas do UOL e do ZAZ (depois Terra) para procurar alguém para conversar. Mas aí veio a maléfica Microsoft e lançou o MSN, e então o destino do ICQ, do Odigo e do IRC estavam selados. Em 2004 ainda chegaram a acrescentar a possibilidade de conversar com pessoas que usassem outros comunicadores, mas já era tarde. A empresa foi vendida e sua tecnologia usada em programas para celulares, Os servidores foram desligados em 2005.

Mas, antes disso, o Odigo ainda arrumou tempo para se envolver numa controvérsia internacional. Duas horas antes dos ataques terroristas em 11 de setembro de 2001, dois funcionários da Odigo que trabalhavam em Israel teriam recebido mensagens alertando sobre o atentado terrorista. Eles não disseram nada até que o atentado ocorresse, e a coisa toda foi investigada pelos estadunidenses, não se sabe com qual resultado.

E você, também usou o Odigo ? Então mate a saudade aí nos comentários e nos diga o que você achava de mais legal nesse programinha inesquecível.

About these ads

27 comentários sobre “Memória nerd: Odigo

  1. Cara, que legal ler essa matéria, justamente ontem, eu tava aqui comentando do Odigo com o pessoal do trampo e infelizmente ninguém chegou a conhecer.

    Eu estava comentando que foi uma pena ele não ter conseguido ser popular e permanecer, porque eu tenho certeza ainda hoje (já se passaram mais de dez anos), que ele era muito moderno pra sua época, os recursos que ele tinha, ainda nos dias atuais, são modernos e avançados demais, realmente uma pena, em tempos de facebook, twitter e youtube, seria fácil divulgá-lo hoje e torná-lo popular… uma grande pena.

    Ele era uma mistura de redes sociais com instant messenger, você conseguia ter um perfil, adicionar amigos e ainda invadir a privacidade dos outros, descobrindo o que elas estavam vendo naquele exato momento, o que eu encontrava de gente em sites duvidosos… rsrsrs e ainda rolava um papo e cheguei a fazer amigos, era MUITO divertido aquilo.

    Valeu pelo texto, boas lembraças.

    abraço.

  2. Eu adorava o Odigo, com ele conheci muita mina, e até tenho um filho com uma mina que conheci no Odigo…rs, o MSN é legal mas o Odigo foi a melhor ferramenta de mensagens instantâneas que já existiu. Isto não se discute, mas no web só quem tem capital consegue sobreviver, né microsoft e seu Live lixo.

  3. Puts man, o Odigo… Foi o melhor IM que usei! Matenho contatos com algumas pessoas que conheci lá até hoje. Xeretar quem andava na página do ZAZ (bem lembrado) e se conectar com pessoas de toda a parte do mundo, o intercâmbio era fantástico. Conversas com aúdio, chat instântaneo (a medida que se escrevia já era possível a outra pessoa ler – nada depois do Enter), o poderoso radar, o perfil com a carinha do humor… sensacional!
    Época em que nossa internet estava se expandido, e que somente nossa geração lembrará.
    Hoje seria ainda mais divertido usá-lo, hehehe!
    Só lembro que antes de desativá-lo de uma vez outra empresa tentou prosseguir o projeto mas, sem sucesso.
    Abraços Odigueiros! Quem vem aqui é porque estava procurando-o, como eu… ;)

  4. O odigo estava mt a frente do seu tempo, nenhum chat até hj conseguiu se comparar a ele em diversidade, vc falava com mtas pessoas de várias partes do mundo ao mesmo tempo e podia se dar ao luxo de filtrar por sexo, idade, nacionalidade.
    mas infelizmente como tudo q é bom acaba………..acabou.
    Tenho vários amigos que fiz lá e até hj mantenho contato.

  5. O melhor dos melhoresssss… simplesmenteeeeee !!!! quando é que vao inventar outro programa que quando você acessa uma pagina consegue visualizar pessoas que estão nela igual o Odigo? nunca… ele era muito interativo, dava pra se conhecer várias pessoas que curtiam o mesmo tema que você, hoje temos as redes sociais, mais não se combaram ao Odigo… pra mim até hoje é imbativel !!!…

    Ótima matéria parabens

  6. Como já disseram, estava muito a frente do seu tempo e não fizeram outro igual. Acho que nunca mais farão. Gostaria que fosse reativado. Conheci muita gente especial lá.

  7. Realmente, odigo era a frente do seu tempo. Praticamente uma rede social dentro de uma janelinha cheia de surpresas, vc conhecia as pessoas sem se importar com a imagem dela, com o lugar que ela morava, e dicionário do lado do PC pq só havia o BabelFish de tradutor.. h hahahah

  8. ODIGO E O SUCO
    Net 7 Mares

    Odigo, meu velho amigo,
    Companheiro de jornada…
    Te encontrar foi grande sorte…
    Tantas coisas tu me deste!!
    Navegando, então, contigo,
    Me deste minha musa amada,
    Amigos do leste ao oeste,
    Desde o Sul até ao Norte.
    Preciso de ti, me escuta:
    Minha amada está sedenta,
    Tão fraca, que não se agüenta…
    Leva prá ela e converte
    Meu arquivo “Suco_fruta”.

    DEPOIS…

    Odigo, cabra safado,
    Que fizeste com o arquivo?
    O arquivo “Suco-Fruta”
    Que mandei, esperançado…
    Arquivei com tanta luta
    E você, filho da puta,
    Com cara de prestativo,
    Pega o meu arquivo e some.
    Minha musa, tão tristonha,
    Se acabando em sede e fome;
    E tu, com o ato lesivo,
    Me matando de vergonha.

    @@@@@@@@@

  9. Usei muito o Odigo.
    Até hoje não existiu outro tão bacana.
    O melhor pra mim era poder procurar as pessoas por seus perfis, e tinha gente no mundo inteiro conectado.
    Não tenho a memória muito boa pra guardar números mas o meu ID do Odigo eu nunca esqueci. ID–>2527192

  10. Que saudade, eu sempre fui fã do Odigo, achava melhor até que o famoso ICQ, ficaria feliz se ele voltasse..
    Me proporcionou bons momentos na net, que pena,……

  11. Eu fico triste em saber que podem existir centenas de programas, mensageiros e redes sociais boas, o que fara as pessoas usarem e o marketing ao redor, o Odigo, o Orkut, o ICQ, tanta coisa boa e abandonada, o Odigo de LONGE foi o melhor mensageiro instantaneo/ rede social que EXISTIU, era simplesmente perfeito, tanto pra comunicar com pessoas que voce ja conhecia mas principalmente pra fazer novas amizades, coisa que parece que e pecado na internet hoje em dia, sinceramente mesmo com tantas opcoes, tanta velocidade eu as vezes sinto falta da internet ate metade da decada passada.

    Principalmente no Brasil onde o “eu virtual” TEM que estar na “moda” da internet, ridiculo, sem senso critico, ICQ por exemplo ainda e relativamente bem usado em alguns paises da europa, eu ainda uso o meu de vez em quando, mas sempre vazio de brazucas.

  12. Para mim não existi nada que compare ao Odigo. Foi nele que fiz várias amizade que conservo até hoje. Com o Odigo vc nunca estava só, a qualquer dia e hora você encontrava alguém para te “ouvir”. Certa vez entrei em contato, só por curiosidade, com uma brasileira que morava no interior do Japão. Aqui no Brasil existia dois site especializado que reunia os amigos a cada mês. Um deles se chamava Amigos do Odigo. Sempre fica na esperança que algo semelhante apareça. Não sei porque o Google não levantou essa bandeira. Seria um sucesso.

  13. Com certeza, odigo foi o melhor e deixou saudade. Nenhum outro bateu o odigo e os que existem não chegam nem aos pés. Nem o ICQ teve tanta popularidade. Só não entendo por que ainda existe para baixar, no Baixaki, por ex., se está desativado…
    Fiz dezenas de amigas, namorei várias também… rsrs, que conheci pelo odigo. Até hoje ainda tenho amizades daquela época. Nunca fiz tantas amizades na net como pelo odigo.
    Concordo com o gilvan, o Google poderia ter se interessado em levar avante o odigo.
    Infelizmente, ficou só na saudade.

  14. Ótima matéria, Odigo era sensacional sem dúvidas, está pra nascer um aplicativo melhor que ele!! Pra quem tá afim de experimentar algo diferente, eu recomendo o “QQ messenger”, é um comunicador muito popular na China (lá o MSN não tem vez) e pra cá não está sendo muito divulgado, mas tem recursos muito interessantes, vale a pena conferir!

    • Rapaz, hoje em dia com os recursos mais avançados de programação até que não seria uma tarefa impossível, mas haveria mercado? Quem bancaria os servidores? Como monetizar o negócio?

    • Pois é, você tocou num ponto importante, rs. Eu não sei como responder, não tenho uma ideia. Infelizmente não daria para apenas sair fazendo por diversão. Precisaríamos de servidores hospedando mesmo, etc. Mas seria legal fazer, rs…

  15. Poxa ja se passou tanto tempo mas se volta-se acho que dava pau com o skype ( que é uma bosta ) tive muitas e muitas noites de adrenalina com o odigo bem que o Mark Zuckerberg poderia comprar ele e fazer a alegria da galera

    Fica a esperança

  16. Cara, fiquei muito feliz com o post e seus comentários. Também sou filho daquela época e o Odigo foi – e creio que será por muito tempo – o melhor IM que já criaram. Não tem igual. Naquele tempo quando os softwares (nem mesmo as máquinas) eram tão shows, o Odigo conseguia sobressair. Uma das funcionalidades que mais gostava era de saber quais usuários do IM estavam em determinada que visitava. Isso era demais. E para minha surpresa, fiquei contente saber que não estou nesta nostalgia em relação ao programa. Lamentável ter sido descontinuado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s