Cidades do mundo: Balkh

Toda quarta-feira aqui no blog, até quando eu enjoar ou acabar o assunto, farei um post sobre cidades do mundo. Hoje vamos para o norte do Afeganistão, na cidade de Balkh.

Balkh é considerada uma das mais antigas cidades do mundo. Os arabes a chamavam de “Mãe de Todas as Cidades”. Arqueólogos acreditam que ela foi habitada pela primeira vez entre 2.000 e 1.500 a.C.

Balkh foi um importante centro de difusão do zoroastrismo. Acredita-se que Zoroastro pregou pela primeira vez na cidade e morreu lá. Foi a capital da Bactria, um reino que ocupava áreas onde hoje estão o Turcomenistão, norte do Afeganistão, sul do Uzbequistão e oeste do Tadjiquistão. Roxana, a primeira esposa de Alexandre, o Grande, era da Bactria.

No século IV o budismo chegou à Balkh, e a cidade rapidamente se tornou um centro de estudos budistas, com uma biblioteca com valiosos manuscritos e relíquias. Mas no século VII os árabes invadiram a região. Balkh resistiu por muito tempo, mas acabou arrasada e sua herança budista foi apagada da história, com mosteiros derrubados e manuscritos queimados e perdidos para sempre.

Ruínas da Mesquita Verde em Balkh

Por estar numa região conturbada, Balkh seria destruída outras vezes. Gengis Khan a arrasou em 1220. Tarmelão faria o mesmo no século XIV. Dois séculos depois os uzbeques tomaram a cidade. Finalmente, em 1850 a cidade passaria a fazer parte do Afeganistão. Foi capital da província afegã da Bactria até 1866, quando um surto de malária fez a capital ser transferida para outra cidade.

Hoje a cidade tem 97 mil habitantes e é um centro econômico importante no Afeganistão. As ruínas antigas começaram a ser escavadas somente em 2003. Espera-se que isso possa incrementar o turismo na cidade.

Ruinas do antigo muro que circundava Balkh

About these ads

Um comentário sobre “Cidades do mundo: Balkh

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s