Como três velhos doentes mudaram o mundo

Fevereiro de 1945.

A Segunda Grande Guerra caminhava para o fim. Era só uma questão de tempo.

Reunidos na conferência de Ialta, no mar Negro, Churchill, Roosevelt e Stalin moldaram o mundo do pós guerra, precisando as zonas de influência e ação dos blocos antagônicos, capitalista e socialista.

Três velhas raposas de, respectivamente, 70, 63 e 65 anos.

Dois meses depois de Ialta, Roosevelt morre por causa de um derrame cerebral. Sua morte foi saudada por Hitler como um prenuncio de que a vitória ainda era possível.

Em oito anos, era a vez de Stalin ter o mesmo fim.

E vinte anos se passaram até que Churcill se juntasse a eles, pela mesma causa.

Roosevelt tinha insuficiência cardíaca, descoberta em 1944. Tomava digitalina desde aquela época. Teve um ataque de angina no mesmo ano e presumivelmente começou também a tomar nitroglicerina. Por causa disso, dormia mal e estava sempre irritadiço.

Churchill tomava uísque no café da manhã, bebia champanhe a qualquer hora do dia, fumava charutos o tempo todo e sofria de depressão periodicamente. Antes de morrer passou por uma cirurgia de hérnia, três pneumonias, uma surdez temporária e dois derrames.

A ficha médica de Stalin era um segredo de estado da então URSS, mas sabia-se que sofria de hipertensão. Em 1952, pouco antes de ter o derrame fatal, mandou prender, torturar e matar três de seus médicos sob a acusação de fazerem parte de uma conspiração para eliminar os quadros de liderança da URSS. Era um paciente difícil.

A conclusão é óbvia: o destino do mundo no pós-guerra foi decidido por três velhos doentes. Acontecimentos como a divisão da Alemanha, a Guerra Fria, a criação da OTAN e do Pacto de Varsóvia e as guerras na Coréia e no Vietnã foram conseqüências diretas ou indiretas dos acordos firmados em Ialta por um cardíaco insone, um alcoólatra deprimido e um hipertenso paranóico.

Não é de se estranhar que o mundo tenha vivido dias difíceis naquela época, não é mesmo ?

Anúncios

2 comentários sobre “Como três velhos doentes mudaram o mundo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s