Enquanto isso, na China…

Deu na BBC Brasil: 85 % dos chineses carregam apenas 100 sobrenomes diferentes.

Impressionante, não ? 85 % dos chineses são mais ou menos 1 bilhão e 100 milhões de pessoas !

Imaginem então o seguinte diálogo numa rua de Beijing:

– Wang Tao ! A quanto tempo !

– Mas e aí, como vai…ahn…como é o seu nome mesmo ?

– Eu sou o Wen Zhang, cara ! Não lembra de mim ?

– Ah, claro, você era aquele que contava as piadinhas sem graça…

– Não, aquele era o Mao Zhang…

– Ah, claro, o Mao…então você…

– Eu era o que sentava na carteira na sua frente..

– Ah sim, me lembro, eu pegava altas colas de você…pena que eu nunca entendia a sua letra…

– Mas eu nunca passei cola para você…

– Mas como não, você não sentava na minha frente ?

– Era, mas eu nunca passei cola para ninguém. Eu era burro demais para isso…

– Mas espera, eu tenho certeza que pegava cola do cara que sentava na minha frente…

– Esquece, você deve estar com a memória fraca. Mas me conta, e o seu pai, ainda faz parte do Partido ?

– Meu pai nunca fez parte do Partido…

– Como não, e aquela vez que a professora de Álgebra desapareceu misteriosamente e você falou que o seu pai que tinha arranjado tudo ?

– Que é isso, meu pai é alfaiate, ele nunca fez parte do Partido…

– Então você não é o Wang Tao que o pai era sub-secretário do sub-secretário do Partido ?

– Não, você está me confundindo com o Tao Wang…

– Deixa para lá então. Mas me diga, e você casou ?

– Casei sim, com a Sung Li. Ela era da nossa classe, lembra dela ?

– Sung Li, Sung Li…eu lembro da Sung Li… eu que namorava ela naquela época !

– Que é isso, o namorado da Sung Li era um idiota…um tal de…não me lembro…acho que era Zhang Wen…

– EU era o namorado da Sung Li. E eu sou Wen Zhang, o Zhang Wen era outro…

– Ah, agora me lembrei do Zhang, era aquele esquisito que sentava no fundo da sala…

– Não, aquele era o Tao Zhang. Eu sou o Wen Zhang…

– E o Zhang Wen…

– Era aquele que comia caquinha de nariz no primário.

– Ah, aquele mesmo…você sabe dele ?

– Ele sumiu depois daquelas manifestações na Praça da Paz Celestial (falando baixo)

– Foi ele ? Mas o reacionário da turma não era o Tao Zhou ?

– Não, o reacionário era o Wen Zhu…

– Ah é ? Pôxa…olha, me deu uma dor de cabeça de repente. Anota o meu telefone aí na agenda do seu celular para a gente não perder mais o contato…

– Tá, mas deixa eu tirar uma foto sua antes. Sabe como é, tem uns oito ou nove W. Tao na agenda do meu celular…

Deixe um comentário

