Campanha: Macedônia livre

macedonia flag

Quem gosta de História ou passou pelo cinema nos últimos tempos deve saber algo sobre a Macedônia, a mítica terra do rei Alexandre, o Grande.

Pois é. O tempo passou, e a Macedônia pagou o pato por estar numa região conturbada.

Até os anos 90 a Macedônia estava lá, escondidinha como uma república da Iugoslávia. Aí a Iugoslávia implodiu e enquanto o mundo se preocupava com a matança na Bósnia Herzegovina a Macedônia, mineiramente, declarou a sua independência. Final feliz ? Nada disso.

Por uma ironia da história, quem barrou a trajetória da Macedônia foi ninguém menos que a Grécia. Os helênicos alegam que palavra Macedônia é grega e só devia ser usada para designar a região do histórico reino da Macedônia, que se encontra quase inteiramente no território da Grécia. Os gregos, na verdade, tem é medo que a Macedônia reivindique soberania sobre essa parte do território grego.

Sem bala na agulha para conseguir reconhecimento internacional – só a Bulgária a reconheceu – a Macedônia teve que aceitar a imposição do ridículo nome de “Antiga República Iugoslava da Macedônia”, ou FYROM, na sua sigla em inglês (Former Yugoslav Republic of Macedonia). Em algum lugar do mundo os ossos de Alexandre, o Grande, devem ter se revirado no túmulo.

Agora imagine como deve andar a auto-estima dos 2 milhões de habitantes macedônios. Morar num pais com um nome desses ninguém merece. Já imaginou se o Brasil se chamasse “Antiga Colônia Portuguesa do Brasil” ? Então.

Por isso, proponho uma campanha “Macedônia Livre” ! Mudaremos nossos avatares no MSN, criaremos comunidades no Orkut, enviaremos abaixo-assinados para a embaixada da Grécia. Abaixo o imperialismo helênico ! Viva a Macedônia livre !

Anúncios

3 comentários sobre “Campanha: Macedônia livre

  1. a macedonia é grega e não iuguslava pois eles se dizem macedonios pelo simples fato de serem do país vizinho da grécia e de não terem uma identidade pois logo a soberania da grécia se revoltará e os condenará de forma adequada aos falsos macedonios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s