Cultura inútil

Cultura inútil pode ser a algo útil, às vezes. Pode servir, por exemplo, para que os outros achem que você é inteligente. As pessoas sempre confundem cultura (mesmo que inútil) com inteligência, não sei porque.

Convencido dos benefícios da cultura inútil ? Então vamos aumentar a sua cultura inútil, meu caro leitor, minha estimada leitora. Reparem nas duas bandeiras abaixo:

argentina-flag2.jpg

uy.gif

A bandeira de cima é da Argentina. A outra é do Uruguai. Repararam que tem um sol em cada uma delas ? E que os dois sóis são iguais ? Bem, eles não são iguais. São semelhantes. Há sutis diferenças entre eles.

O sol nas duas bandeiras é o “Sol de Maio” que tem esse nome porque foi em maio que ocorreu a independência do então vice-reino da Prata, que compreendia a Argentina e o Uruguai. Ele representa o deus inca do Sol, Inti.

Mas o sol que está ao centro da bandeira argentina tem dezesseis raios retos e dezesseis raios flamejantes, enquanto que o sol que está esquerda na bandeira uruguaia tem oito raios retos e oito raios flamenjantes.

Outra diferença é que o rosto dentro do sol da bandeira uruguaia está sorrindo e o argentino não. Fantástico, não ?

Agora o meu caro leitor e a minha estimada leitora devem estar se perguntando como viveram até agora sem saber disso e devem estar loucos para contar a novidade na mesa do bar com os amigos e se passar pela pessoa mais culta da turma.

Agora, se você quiser aumentar ainda mais a sua cultura inútil para continuar impressionando os seus amigos, esse post no blog Futebol é uma caixinha de surpresas mostra mais curiosidades sobre as bandeiras dos países que disputam a Copa América. Aproveite que é um tema atual e vá em frente.

Anúncios

9 comentários sobre “Cultura inútil

  1. Realmente um comentário muito interessante a respeito das duas bandeiras… E não que seja cultura inútil, afinal conhecimento é sempre útil e agrega ao nosso ser. Já sabia que a argentina possuia 32 raios, mas não o significado específico da razão de existir um sol… e por ele ser tão parecido com o sol do Uruguai.

  2. depende do ponto de vista.

    saber o porque dos sóis da bandeira paraguay X argentina ser diferente não seria útil pra mim, logo…

    óóóosculos meu caro! (lembrei! a-há!)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s