TOP 10 dos vampiros mais interessantes

Vampiros existem ?

Depende para quem você pergunta. Se for para um cético ele vai citar o famoso livro de Bram Stoker e talvez alguns menos famosos, mas não menos importantes para a construção do mito como por exemplo “Não desperte o morto !” de Ludwig Tieck e vai tentar te convencer que tudo não passa de besteira.

Mas se você perguntar para alguém que ainda acha que velho e surrado planeta ainda guarda alguns mistérios você pode ser soterrado por uma avalanche de informações sobre tipos de vampiros – a saber, os mortos-vivos, os vivos e os psíquicos – e vai ficar sabendo de algo intrigante: há relatos sobre vampiros em várias culturas ao redor do globo terrestre, das Américas ao Japão.

Aí, se você colocar o cético e o crédulo frente a frente o cético vai rebater que isso não prova nada, só que o sangue tem grande importância no inconsciente humano e que até hoje esse vínculo permanece, por exemplo, na importância do sangue de Cristo para a remissão dos pecados entre os cristãos.

Já meio enfurecido, o crédulo poderia rebater que existem histórias reais de vampiros, como a da condessa Elisabeth Batory – sobre quem pretendo escrever um post detalhado qualquer dia desses – ao que o cético com certeza vai responder que a nobre húngara nada mais era do que uma sádica lésbica. Desse ponto em diante, os argumentos dos dois lados podem ficar confusos e, dependendo do temperamento de ambos, eles podem sair no tapa. Ou as duas coisas simultaneamente. E aí você vai ficar mais confuso ainda do que estava quando fez a pergunta.

Para resolver esse problema o Depokafé, num esforço de reportagem que incluiu ler o maçante (mas rico em informações) livro Lendas de Sangue – O vampiro na história e no mito e navegar por incontáveis websites sobre vampiros compilou uma lista com os dez tipos (ou espécies, se você preferir) mais interessante de vampiros ao redor do mundo. Assim você poderá destilar toda a sua cultura inútil para seus amigos. Ou ainda ficar prevenido caso goste de viagens internacionais. Nunca se sabe, não é mesmo ?

1 – Pijavica

País de origem: Croácia.

O que causa o vampirismo: Incesto.

Como se livrar dele: Decapitação (mas cabeça tem que ser colocada entre as pernas antes de enterra-lo novamente).

2 – Vlkoslak, Mulo ou Dhampir

País de origem: Sérvia.

O que causa o vampirismo: Incesto (é, esse assunto é tabu).

Como se livrar dele: Cravar um prego na cabeça, pescoço ou umbigo (eu ouvi alguém aí falar em chacras ?).

3 – Strigoiul ou Moroiul

País de origem: Romênia.

O que causa o vampirismo: ser um filho ilegítimo de pais também nascidos fora do casamento (naquela época devia ser raro, se fosse hoje em dia…).

Como se livrar dele: Golpear o coração com uma estaca de madeira ou cravar um prego na cabeça, pescoço ou umbigo.

Na Romênia existe ainda a distinção entre os vampiros mortos, chamados de Strigoiul Morti, e os vampiros vivos, os Strigoiul Vii, que eram bruxos que abandonam os seus corpos para vampirizar psiquicamente as suas vitimas.

4 – Vrykolaka

País de origem: Macedônia

O que causa o vampirismo: Ritos fúnebres não eram seguidos corretamente ou quando uma criança não batizada morria.

Como se livrar dele: Cravar um prego na cabeça, pescoço ou umbigo.

 

5 – Upior ou Upyr

Países de origem: Rússia e Polônia

O que causa o vampirismo: Ser filho de uma bruxa ou lobisomem ou nascer com dentes. Ou ambos, suponho.

Como se livrar dele: Golpear o coração com uma estaca de madeira, mas somente uma vez. Se fosse golpeado mais de uma não faria efeito.

Métodos de prevenção: Enterrar o suspeito de ser vampiro de bruços, para que ele ficasse cavando eternamente para o lado errado (engenhoso, não ?) ou pegar o sangue do suposto vampiro, misturar na massa do pão e comer (blergh !).

6 – Langsuir

País de origem: Malásia.

O que causa o vampirismo: mulheres que morriam de parto após darem a luz a um nati-morto.

Como se livrar dele: Cortar os cabelos e as unhas e os enfiar num buraco que elas tem atrás do pescoço.

7 – Adze

País de origem: Gana.

Particularidades: Assume a forma de um vaga-lume (!!!). Se alimenta de sangue de crianças, azeite de dendê e água de coco. Ele se daria bem na Bahia, como vocês podem perceber. Outro tipo de vampiro ganês é o obayifo que tem o poder de estragar as colheitas.

8 – Brahmaparush

País de origem: Índia.

Particularidades: Na Índia há tipos de vampiros para todos os gostos. Existem inclusive deuses vampiros. O Brahmaparush entrou para a lista porque é particularmente aterrador pois bebe o sangue das vítimas pelo crânio e depois come seus cérebros, sendo assim uma espécie de vampiro e zumbi.

9 – Danag

País de Origem: Filipinas

Particularidades: O Danag tem uma lenda interessante a seu respeito. Conta-se que foi aliado do homem até o dia em que uma mulher (sempre elas) cortou o dedo perto de um deles e ao provar o sangue humano ele se tornou obcecado por sangue. Nas Filipinas há ainda o Aswang, que se alimenta exclusivamente do sangue de crianças.

10 – Talamaur

País de origem: Austrália

Particularidades: Caso raro de vampiro vivo, extrai qualquer força vital residual ainda existente em um cadáver recente. Na Austrália há também o Yara-mara-yha-who, uma criatura pequena que saltava sobre as suas vítimas e sugava seu sangue através de ventosas nas pontas dos dedos.

Anúncios

53 comentários sobre “TOP 10 dos vampiros mais interessantes

  1. Muito legal esse post!

    O método de prevenção daquele Upior é o melhor! ahuhauah

    “Enterrar o suspeito de ser vampiro de bruços, para que ele ficasse cavando eternamente para o lado errado (engenhoso, não ?)”
    ahuhauhauhaua, demais!!

    abraços!!

  2. faltou o mais famoso vampiro que existe, o “POLÍTICO BRASILEIRO”.
    Ele nasce com o voto de cada um de nós e se alimenta de nosso suor.
    Não tem como mata-los, pois se matamos um aparecem 5 para substitui-lo…

  3. É difícil o tema, pois sua profundidade pede amplo estudo, mas o termo vampirismo é empregado no ser espiritual que suga as energias de outrem com o consentimento da mesma. Nenhum vampiro pode “do nada” absorver as energias vitais e fluidos de alguém. Somente com o consentimento, através da porta de entrada para seres desse baixo grau de elevação, eles podem sugar nossas energias. E esse consentimento são nossos pensamentos se sintonizados como os mesmos deles. E quais são os pensamentos deles? Qualquer um, desde que gere energia ligadas ao prazer de qualquer tipo, sexo, bebidas, drogas, doces. Daí a máxima “vigiai e orai” e “cuidado com os excessos”. O hábito cria convites.
    Espero que possa ter dado um gostinho do tema.
    Sucesso a todos e bons pensamentos !!

  4. Olá…

    Sou ficcionada em histórias de vampiros….jogadora assídua de RPG..Vampiro a Máscara….e outros..gostaria de receber ..se possível algum material de hisórias reais de vampiros…

    Obrigado!!!!

  5. Em resposta ao nosso amigo claudinho, quando ele diz que aporta de entrada desses vampiros é a sintonia entre nossos pensamentos e os deles, que podem ser de qualquer tipo “…desde que gere energia ligadas ao prazer de qualquer tipo, sexo, bebidas, drogas, doces…” Eu discordo completamente. isso quer dizer que o fato de eu buscar prazer me torna suscetível a um ataque vampiresco? Imagine então a seguinte cena:
    Estou eu em minha casa em um domingo quando penso: “nossa, como seria bom comer um bombom agora“, e sou atacado por um vampiro desses e perco toda a minha energia vital, me tornando um corpo inerte no chão, pelo simples fato de ter pensado no prazer de comer um bombom.
    Imagina então quantos pedreiros não sucubem a esse tipo de criatura quando passa uma moça de mini-saia na frente de uma obra…

  6. Não sei se vai ajudar mas, uma boa compreensão do mundo e existência ( ou não ) dos vampiros pode ser encontrada no trabalho do Padre Ismael Boillau… entre outros que foram caçados pela igreja por ocultar documentos sobre estas supostas criaturas.

    Legal seu blog… I’ll be back…

    Paulie Hollefeld

  7. voces abrirão meus olhos !!!!!
    de hoje em diante eu vou pesquisar mais sobre essas coisas!!!!
    eu já gostava e agora estou mais interessado!!!
    valew!!!

  8. gostaria de deixar uma pergunta boba, na verdade duas rs

    um vampiro poderia se apaixonar por uma femea de sua especie ou por uma mulher humana?

    eles poderia se alimentar de animais sem tirar a vida de pessoas,
    vc acha q isso seria possivel? existiria vampiros bons ?

    espero sua resposta.
    adorei o post!

    vlw!!!!

    • bem, se alimentar sem transformar poderia sim, desde q o vampiro não cravasse seus dentes em nenhuma arteria ou veia, isso é possivel sim, mais deixaria a pessoa umuma especie de frenesi, ou seja,fora de sí por alguns minutos.

  9. Olá Renata ! Respondendo suas perguntas:

    O amor entre vampiros pertence ao reino da ficção. Em relatos de vampirismo na Idade Média não consta que vampiros se apaixonem ou que sequer tenham sentimentos pelos humanos. Eles são mortos-vivos amaldiçoados que vivem a sugar o sangue de suas vítimas até que alguém os destrua.

    Existem relatos de espécies de vampiros que se alimentam de qualquer tipo de sangue, ou só de sangue de animais. Mas um vampiro é descrito nos relatos “clássicos” como sendo fundamentalmente mal, nunca bom.

    Espero ter ajudado. Amplexos.

  10. desde que eu começei a ver filme de vampiros eu gostei era bom mais depois que eu vi crepusculo eu me apauxonei e sempre quis ser uma vampira boa e que me controlasce e nao bebesse sangue
    !!!!!
    mas nao sei se est sonho se ralizaria!!!!!
    queria mas nuca sei se vai aconteçer

  11. Não sei se essa informação é verdadeira, mas li que o Bramahparush, além disso tudo, termina por enrolar as vítimas com os próprios intestinos (vulgo “tripas”) numa espécie de dança ritual.

  12. Os vampiros naum sao mitos,sao a realidade…pq eu conheço vários vampiros e eu sou uma…
    Como saber se uma pessoa é vampiro!?rs
    ela tem a pele totalmente fria,odeia o sol(naum ker dizer q ela naum pode sair ao ar livre durante o dia),a pele é pálida por naum gostar de sol(na maioria das vezes os vampiros usam pó para naum mostrar a cor verdadeira de sua pele),dentes afiados e na maioria das vezes muda de voz durante a noite como se ficasse mais sedutora…
    Ah e o seu modo de prevenção do Upior está errada!!!

  13. eu concordo com a Taty como pode saber que os vampiros existem,nem a matemática pode saber disso pois vai que os vampiros só bebem sangue de animais.

  14. EU GOSTO DESSE TIPO DE COISAS MAS CONFESSO QUE PESQUISEI PORQUE NO LIVRO CREPÚSCULO
    BELLA PESQUISA SOBRE ELES
    E ME CHAMOU A ATENÇÃO. CREPÚSCULO TAMBÉM É CULTURA!

  15. as pessoas tem que ter seu lado fantastico para entender as coisas sobrenaturais e sim eu acredito em vampiros pois dez de muito pequena pesquiso sobre eles não para ser uma caça-vampiros mas sim porque eu acho esses seres fantasticos e se é tão divertidoser um vampiro eu quero estar na lista e não ainda não saio o crepusculo 2!!!!!!!!!!!!!

  16. e para quem acha que os vampiros são diferentes de nós está enganado pois se fosse já teriamos descobrido algum hahah só não devemos dizer que eles não existem pois a incerteza ainda é grande

  17. então…
    vampiros “físicos” são beem diferentes de vampiros psiquicos. O que ele quis dizer com os pensamentos de mesma sintonia foi exagero, mas provavelmente só pra exemplificar.
    Sou uma pesquisadora um tanto assídua de vampiros, não acho que sejam reais, mas definitivamente são interessantes (agora falando dos físicos). Existem muitas espécies, várias com as mesmas origem, mesma forma de destruição e mesma ação. O mais antigo registrado é o Kiang Shi, um tipo chinês que pode assumir a forma de uma luz. O Nosferato ou Vampir é sempre o mais comentado, mas a este já se atribuem certos poderes que originalmente não existiam (vale lembrar que existem vampiros diurnos e tbm existem os que não se alimentam de sangue – mas nenhum que brilha no sol,tá? essa é novaa…)
    acredito que alguns deles tenham sido criados como “desculpas” para assassinatos e coisas do tipo, como o incubus (succubus, na forma feminina) que tira suas energias do ato sexual. Li que pessoas q sofrem abuso muitas vezes inventam coisas para substituir a pessoa da cena (na atualidade quase sempre são ETs), principalmente se for por uma pessoa conhecida, e que talvez o succubus tenha surgido disso.Pode acontecer com outras razões tbm, não é?

    agradeço ao site por ajudar em minha pesquisa.^^

    • é mais vc n acha q se existissem vampiros já n haveriam especies mais avancadas q poderiam andar entre nós sem serem percebidos, como pessoas normais?

  18. Interessante essa historia toda de vampiros… posso dizer q não digo e sim nem que naum mas posso afirmar q uma parte de mim pede suplica p/ que tudo isso fosse real!
    porem outras diz q isso é uma grande idiotice.. bom pelo menos o meu lado mulher madura ne! por q dona de casa casada axo q naum tem direito de axar essas coisas possiveis! rsrsrs

  19. gente!
    olha, desde pequena q me interesso por vampiros, ja pesquisei algumas vezes, mas nao sei… so sei q se existisse um edward cullen, haveria disputa a tapa pra levar uma mordida dele! e eu adoraria ser a primeira. rsrs
    mas me interesso muito em saber o que originou essa lenda, sendo q ela existe em varios paises distintos e de epocas diferentes. qual a realidade por traz da fantasia? alguem saberia me explicar? pq acho q tudo tem um fundo de verdade.
    valeu!

  20. Galera!!!
    concordo coom a minha cara colega, vampiros são fantasias, lendas como o saci, a iaara e outras, mas como todas as lendas tem um fundo de verdade.
    Exemplo: antigamente na região amazonica quando uma mulher ficava grávida e não era casada, ela inventava que tinha sido seduzida pelo boto cor de rosa.
    entenderam?…
    e vc minha cara que acredita ser uma vampira…
    pra vc s´o existem duas soluções 1º um psiquiatra 2º um homem pois isso é falta. se vc é mesmo vampira aqui está o meu e-mail shark-brown@hotmail.com venha se corresponder comigo adoraria ser mordido por vc, mas num lugar específico no pênis.

    • isso não foi comigo EMERSON mas olha se eu fosse uma vampira e mesmo se n fosse a mordida no seu pênis, eu o arrancaria, com uma só mordida.

  21. Eu acho muito ridículo da parte das meninas ficar
    Crepúsculo pra cá, Crepúsculo pra lá, Emerson
    vou te dizer uma coisa concordo com você,
    Elas precisam de um psiquiatra, Crepúsculo é um
    bom livro, mas existem outros bem melhores,
    eu já li toda a saga crepúsculo e ainda li o rascunho
    de Sol da meia-noite, e posso assegurar, é só um
    romance que imita muitas outras histórias de vampiros,
    Como Morte Antes Do Anoitecer de Stephen King,
    Eu gostei muito do seu post Henderson, é realmente
    interessante, e você me ajudou muito com esse post,
    Mas uma coisa descordo, todo mito, começou com
    alguma verdade, ideias não são criadas, são apenas
    melhoradas. Beijos e continue com os posts.
    Obrigada.
    Ass: Ninna D. Wang.

    • oi VIVIAN achoq sim, como o proprio Edward Cullen diz: “vcs humanos são facinantes” é claro q eles se controlariam só pra nos ter por perto.

  22. Bom, como pode-se ver vocês se interessam muito por esse assuntos…pois bem, na atualidade existem vampiros bons maus, eles estão misturados a multidão. Existem pessoas que sentem sua presença e sabem quando estão diante de um. Vampiros ja se apaixonaram por humanas mais essas historias não deram certo, não por eles, mas por causa de outros humanos…..
    Nós humanos, não todos,mas uma minoria tem capacidades inatas pelas quais podemos ter alguns supostos poderes visões entre outras….
    até breve…………

  23. Ah vá
    Crepusculo de cu é rola
    Esse filme é uma vergonha
    para nos amantes dos vampiros
    essa molecada ai criado a base
    de leite e pera so guria retardada
    Ve entrevista com o vampiro
    Ou Dracula de Bram stoker
    isso sim são filmes de verdade…
    Sim vampiros existem dependendo
    do seu ponto de vista

  24. Não existem vampiros bons
    Vampiros são criaturas que se
    alimenta de sangue humano
    Onde ja se viu um vampiro se apaixonar
    por um humano? É a mesma coisa de tu
    se apaixonar por uma vaca ou uma galinha
    ou um porco ou qualquer outro tipo de carne
    Que te sirva de alimento

  25. ainn, adorei de verdade seu post. So acho q deveria ter colocado algo sobre os Succubus e os Incubus. Acho eles incrivelmente interessantes.. Mas adorei mesmo seu post.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s