Rede de escolas paulista incentiva a criação de blogs

Como a maior parte dos meus cem leitores diários (estou melhorando, hein ?) não deve saber, para ganhar o pão nosso de cada dia eu trabalho na parte administrativa de uma escola técnica que faz parte da rede de escolas técnicas (que oferecem o técnico de nível médio) e faculdades de tecnologia (que oferecem o tecnólogo de nível superior) do Centro Paula Souza, que é uma autarquia estadual.

Em fins do mês passado pintou um convite lá na escola para uma vídeo-conferência promovida pelo Centro Paula Souza sobre “Tecnologia da Informação e Comunicação em Sala de Aula”. E meu chefe imediato, que também é professor da área de Administração, acabou indo.

Para a minha surpresa, a tal da vídeo-conferência foi, entre outras coisas, para incentivar os professores a terem blogs !

Sim, isso mesmo. Centenas de professores, de escolas técnicas de todo o estado, foram incentivados a terem blogs para se comunicar com os alunos, passarem notas, deixarem material para estudo, e outras coisas. Foram dadas até dicas dos melhores serviços de hospedagem de blogs. Inacreditável. Se alguém com menos credibilidade do que meu chefe me tivesse contado isso, eu não acreditaria.

O entusiasmo do meu chefe com a vídeo-conferência foi tanto que está se pensando até em criar um blog para a escola, com links para os blogs dos professores e notícias da escola, como as semanas  temáticas, vestibular, essas coisas. Praticamente um “blog corporativo”, digamos assim.

As possibilidades são imensas. Divulgar o vestibular gastando quase nada, por exemplo. Dar informações relevantes para os alunos.  Afinal, se eles quiserem saber a relação candidato/vaga de qualquer curso é só procurar no site do próprio Centro Paula Souza. Mas só a escola tem condições de dar informações como a faixa etária de quem está estudando no momento, se um curso é mais procurado por homens ou mulheres (há cursos majoritariamente femininos como Enfermagem e masculinos como Segurança do Trabalho) ou informações sobre empregabilidade e onde é mais fácil encontrar um estágio. Só vai ser preciso cuidado para não deixar o blog muito “chapa branca”, institucional, mas acho que vai dar certo.

Isso serve como um tapa na cara para certos jornalistas que ainda duvidam que o blog é a mídia do futuro. Uma rede pública que gerencia 136 escolas técnicas e 33 faculdades de tecnologia e que tem mais de 100 mil alunos acredita que blogs podem ser uma boa ferramenta pedagógica e está incentivando os seus professores a terem um. Se isso não for uma prova da força da blogosfera, não sei mais o que é.

5 comentários sobre “Rede de escolas paulista incentiva a criação de blogs

  1. Com certeza blogs são um ótimo meio dos professores se comunicarem com os alunos. O colégio que eu estudei no terceiro ano (Pedro II no Rio) mantia um blog pra cordenação do terceiro ano na minha unidade, mas lá pelo meio no ano abandonaram o blog. Mas enquanto ele estava ativo era super visitado, e muito útil pra saber as novidades sobre o vestibular. É uma pena que isso não seja mais estimulado nas escolas. A maioria dos professores mal sabe o que é blog.

  2. Oi Henderson!

    Me fez lembrar dos antigos jornais da escola. Sou jornalista por profissão e, na escola, passei a gostar de escrever assim…. no jornal do grêmio. Agora, como está todo mundo na era digital, um blog “diário” dos alunos poderia ser uma forma bacana de envolver estudantes e direção, e o negócio não acabar.. Afinal, alunos terão sempre. Desiste um, vem os outros.

    beijo.

  3. Hum…gostei da idéia de ser uma espécie de Interney da blogosfera educacional paulista…hehehehe

    Falando sério, pode ser uma boa idéia. Os alunos de Ensino Médio já tem um jornal…seria necessário estender as coisas para os cursos técnicos, o que é mais difícil porque a faixa etária vai dos 16 aos 60 anos..

    Mas gostei da idéia. Vou ver se consigo encaixar ela no meu projeto. Obrigado, e volte sempre.

Deixe um comentário

