A água, essa estranha substância

A água é um liquido estranho.

Dito assim, a queima roupa, pode até parecer uma afirmação esquisita feita por algum maluco. Bom, se o tal maluco for eu, você não vai estar muito longe da verdade na segunda afirmação. Mas a água continua sendo estranha. Você que não sabe disso, meu caro leitor, minha prezada leitora.

Vamos então remediar isso e descobrir porque afinal aquele inocente líquido incolor, insípido e inodoro pode ser tão estranho. E, de quebra, aumentar a sua cultura inútil.

Comecemos pelo gelo, que nada mais é do que água sólida. A maioria dos líquidos, quando resfriados, se contrai cerca de 10 %. A água, ao contrário, se expande. Quanto ? Exatamente 10 %. Por isso que o gelo flutua na água.

O fato do gelo flutuar na água parece não ser muito importante, mas é. Se não fosse assim, a água de mares e lagos se congelaria de baixo para cima ao invés do contrário. Sem o gelo da superfície para conservar o calor embaixo, o resultado seria mais perda de calor ainda. A conclusão é óbvia: se a água não ignorasse as regras da Química e da Física, esse planeta seria uma imensa bola de gelo sem vida.

Nada mal para começar, hein ? Vai render alguns minutos de bate-bato na mesa de bar, enquanto você exibe a sua vasta cultura inútil. Mas existem mais esquisitices na água.

Microscopicamente falando, as moléculas de água são bem esquisitas. A natureza de uma molécula de água faz com que ela se engaje em uma espécie de dança com outras moléculas, formando pares breves e depois seguindo em frente. Isso significa que aquele plácido copo d`água em cima da sua mesa é mais agitado do que você poderia supor. Em qualquer momento, somente 15 % das moléculas nele estão realmente se tocando.

Mas qual a aplicação prática dessa “dança” das moléculas de água ? Isso dá a água uma flexibilidade que lhe permite se unir fortemente para formar rios e lagos e se separar facilmente quando você cai na piscina.

Falando em piscina, o balé das moléculas de água também é responsável pela tensão superficial. Isso porque as moléculas na superfície são atraídas mais fortemente pelas companheiras embaixo e ao lado do que as moléculas de ar acima. Alguns insetos são muito gratos à Natureza por causa disso. Pessoas que gostam de ser jogar de barriga em piscinas nem tanto. Alías, a Natureza  gosta de contar algumas boas piadas. Afinal, a água é composta por dois gases altamente inflamáveis….

A água do mar, por sua vez, tem uma peculiaridade que é quase poética: a proporção de sais e minerais na água do mar é a mesma presente no suor e lágrimas dos seres humanos. Sim, é isso mesmo. Nós suamos e choramos água do mar. Não importa que você nunca tenha ido à praia. O mar mora dentro de você !

E,  para acabar, uma curiosidade que em a ver com o aquecimento global. Apenas 0,001 % da água do planeta existe como nuvens ou vapor. Isso significa que se toda a água da atmosfera caísse como chuva, uniformemente em toda a parte, os oceanos ficariam somente alguns centímetros mais fundos. O que pode – e pelo jeito que as coisas estão vai – aumentar o nível dos oceanos é o derretimento da Antártida, onde estão presentes 90 % de todo o gelo do mundo. Se a Antártida inteirinha derretesse – o que não passa na cabeça de nenhum ecologista do mundo, nem em seus piores pesadelos – o nível do mar subiria espantosos 61 metros. Se você mora no litoral, é hora de pensar em comprar um barco. Ou, se você for empreendedor, montar uma loja que venda barcos. Ou uma loja de acessórios, talvez. Só não fique aí parado esperando a água chegar na sua cintura para fazer algo !

Anúncios

Um comentário sobre “A água, essa estranha substância

  1. Apesar da referência à “cultura inutil”, é bastante interessante esse conhecimento acerca das esquisiticesses da água. Há uma outra, que não sei explicar e nem mesmo sei se pode ser considerada esquisita: porque a união entre o hidrogênio (que é altamente explosivo) com o oxigênio (que é propagador de fogo), forma uma substância que apaga o fogo?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s