A frase mais imbecil de todos os tempos

“Para a ciência, o mundo de agora em diante não tem mistério.”

Está achando a frase acima um pouco, digamos, presunçosa ? E se você soubesse que ela foi escrita em 1887 ? Delírio de grandeza de um grande cientista ? Nada disso. Quem a  escreveu foi um hoje obscuro (menos para seus pares) químico e político francês, Marcellin Berthelot.

Depois dos políticos, os cientistas são os mais pródigos em fazerem afirmações bombásticas que depois não se concretizam. Até o grande Descartes disse uma vez que se a sua teoria sobre a circulação estivesse errada, então toda a sua filosofia também estaria. Lembrou do Maluf dizendo para ninguém mais votar nele se o Pitta não fosse um grande prefeito ? Então. A teoria da circulação de Descartes não só está totalmente errada como é praticamente um delírio completo. Descartes daria um bom político, pelo visto.

E não pense que essa presunção toda ficou no passado. Até hoje tem cientistas querendo aparecer por trás de alguma afirmação ousada como, por exemplo, o Francis Fukuyama, que insiste que a história acabou desde 1991.

O que falta para a ciência é um pouco mais de humildade. Sabemos muita coisa, mas desconhecemos muito mais.

E nem estou me referindo aos grandes temas, como o surgimento da vida (que na década de 70 do século passado diziam ser questão de tempo ser resolvida), o futuro do Universo (cadê a matéria escura ?) ou os segredos dos átomos (o Modelo Padrão está, no mínimo, incompleto). Estou falando de coisas mais prosaicas mesmo.

Por exemplo: quantas espécies de animais há no mundo ? Ninguém sabe. Achou essa muito difícil ? Então tá. Vamos simplificar. Quantas espécies de minhocas existem no mundo ? Ninguém sabe ao certo. É qualquer coisa entre quatro mil e doze mil. Simplesmente não existe um banco de dados centralizado das espécies vivas do planeta. Então, a única forma de saber quantas espécies de qualquer coisa que exista no planeta é consultar os especialistas e depois tirar uma média. Vergonhoso. Ficaria mais vergonhoso ainda se considerarmos que boa parte do maior ecossistema da Terra é desconhecido e nunca foi sequer avistado: os oceanos.

Quer outro exemplo ? Champollion decifrou os hieróglifos, mas uma escrita grega antiga chamada Linear A está esperando a mais de 50 anos para ser decifrada. E olha que já decifraram a Linear B, que, acredita-se, seja uma evolução da Linear A. Ninguém sabe que revelações sobre a Grécia antiga estão ocultas simplesmente porque não conseguimos decifrar uma simples escrita.

O que aconteceu em Mohenjo Daro ? Porque alguém escreveu um tratado de aeronáutica há 4.000 anos atrás na Índia ? Porque grandes porções do deserto da Líbia viraram vidro ? Nenhuma resposta. Nada. Nosso mundo ainda guarda muitos mistérios. Ainda bem.

Talvez tenha faltado (e ainda falte) nos cientistas um pouco de humildade. Alguns deviam ler mais Albert Einstein, quando ele escreveu: “Precisamos tomar cuidado para não fazer de nosso intelecto o nosso deus. Ele tem músculos poderosos, mas não tem nenhuma personalidade”.

Anúncios

3 comentários sobre “A frase mais imbecil de todos os tempos

  1. muito bom o trabalho de pesquis que vc faz para embasar o que escreve nos posts. não conhecia metade das referências contidas aqui e gostei muito de as ler.

    tenho um amigo que afirma ser a ciência uma espécie de religião com critérios materiais. não concordo detodo com ele, mas souo obrigado a admitir que há cientistas que julgam-se deuses e/ou profetas…

  2. A ciência atua como uma religião sim. Tem dogmas e é muito difícil contestá-la. Mas isso não é novidade. Charles Hoy Fort, no começo do século passado, já dizia isso. Experimente contestar Darwin, mesmo com argumentos balizados como os do Michael Denton, para você ver o que acontece.

  3. É verdade que muitas coisas forma ditas por cientistas e foram de certa forma, prepotentes e sem efeito… mas devemos entender o contexto da época. Mas essas pessoas mudaram o mundo e os que acham alguma forma de criticar os cientisatas deveriam voar em vassoras, se comunicar por telepatia, se curarem com cristais, e de forma alguma utilizarem um computador… vejam a ciência é o grande poder do homem. Isso não deve invalidar a religião ou outras manifestações das idéais humanas. A ciência trabalha com idéais que em determinadas épocas são bem estabelecidas até que a natureza diga o contrário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s