E se Sarney tivesse morrido em 1973 ?

No dia 11 de julho de 1973 um Boeing 707 da Varig fez um pouso forçado a poucos metros do aeroporto de Orly, em Paris, por causa de um incêndio a bordo, causado por um cigarro jogado na lixeira de um dos banheiros. 123 pessoas morreram. Dos passageiros, somente um sobreviveu.

De acordo com Ivan Santana no livro Caixa Preta, o então senador José Sarney e sua esposa Marly tinham reservado passagens nesse vôo, mas desistiram em cima da hora. Nos seus lugares embarcaram Plínio Carvalho e sua filha Izabella, de nove anos.

Mas, e se Sarney estivesse no fatídico vôo 820 da Varig ? O que teria acontecido ? Vamos conjecturar a respeito. Começando pelo que não teria acontecido.

A cadeira nº 38 da Academia Brasileira de Letras, cujo patrono é Graça Aranha e que já foi ocupada por Santos Dumont hoje teria outro ocupante. E nós teríamos sido poupados privados de pérolas da literatura brasileira como Marimbondos de Fogo.

Por outro lado, a Alcinéia Cavalcante não teria feito a sua memorável campanha Xô Sarney e nem teria sido alçada aos píncaros da fama bloguística nacional. O que seria uma pena, a Alcinéia escreve muito bem e é sempre interessante saber notícias sobre o Amapá, que (quase ?) nunca aparece na grande mídia (leia-se: Globo).

Mas e o que teria acontecido ? Muita coisa. Tancredo Neves não teria morrido, por exemplo. Pode parecer que uma coisa não tem nada a ver com a outra, mas vamos aos fatos.

Tancredo Neves sabia que estava doente muito tempo antes de ser operado. Seus assessores queriam que ele se tratasse, mas ele se recusava. Queria tomar posse primeiro. Porque ? Porque ele temia que os militares não dessem posse a José Sarney.

Se Tancredo era uma raposa em matéria de política, Sarney não fica atrás. Ao perceber que estava perdendo espaço no PDS (o partido que apoiava o governo militar e do qual ele era presidente) para a turma de Paulo Maluf, ele e o Jorge Bornhausen organizaram uma debandada e fundaram a Frente Liberal, depois PFL e hoje Democratas. Como Tancredo, mineiro, precisava de um vice do Nordeste, seu nome foi uma escolha natural.

O problema é que os militares ficaram putos da vida com o Sarney por ele ter “pulado do barco”. Tancredo achava, e com razão, que os militares não iam querer dar posse a Sarney.

Quando Tancredo foi operado na véspera da posse, alguns militares queriam estender o mandato de Figueiredo até que ele se recuperasse. Outros queriam que fosse empossado o presidente do Congresso, Ulisses Guimarães.

Como se vê, Tancredo estava certo. Ninguém queria Sarney no poder. Os militares estavam ressentidos por sua traição e a oposição o via com desconfiança porque até a pouco tempo atrás ele estava do lado dos militares. Por sorte, o bom senso venceu e Sarney foi empossado.

Mas, se Sarney tivesse embarcado naquele avião, ele já estaria morto a mais de 10 anos. Outro nome, sem problemas com os militares, teria sido escolhido para ser o vice de Tancredo. Que poderia ter sido operado assim que soube que estava doente, o que salvaria a sua vida. Mas o que aconteceria depois ?

Bom, podemos só especular, mas seria lógico supor que Tancredo, extremamente popular, fosse o fiel da balança na primeira eleição presidencial livre. Quem ele apoiasse teria grandes chances de derrotar o caçador de marajás Fernando Collor. E, sem Collor, não teríamos impeachment, Itamar, nem Fernando Henrique como ministro da Fazenda e depois presidente. Ou seja, seria tudo diferente. Se para melhor ou pior, ninguém sabe.

Mas, felizmente para uns, infelizmente para outros, Sarney resolveu cancelar a sua viagem à Paris. Mas não foi uma tragédia em vão. O truculento Filinto Muller, aquele mesmo que deportou a Olga Benário e que era senador em 1973, morreu nesse acidente. Pena que outras 122 pessoas tiveram que ir com ele.

Anúncios

2 comentários sobre “E se Sarney tivesse morrido em 1973 ?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s