Cardoso vs Liga do Saco Roxo: a farsa

Nem o roteirista de novela mexicana mais proficiente teria feito melhor: de um lado, o malvado, o onipotente, o chato, o feio e bobo Cardoso e suas táticas de dominação mundial da blogosfera brasileira e do outro lado os heróis da Liga dos Blogueiros de Saco Roxo que reúne nomes como o Slonik, o Fabião, o Bender e o Guilherme.

Tudo muito bonito. Mas é uma farsa.

Você pode me achar meio paranóico – e se me conhecesse pessoalmente me acharia MUITO paranóico – mas já tem um tempo que eu chequei à conclusão que essas brigas, disputas e arranca-rabos na blogosfera brasileira nada mais são do que armações.

Nem precisa ser um gênio da lógica blogueira para perceber a farsa. Quem ganha com tudo isso ? Os envolvidos, claro. Ganham links de blogs menores, que repercutem a situação. Isso aumenta a posição deles nos rankings, o que gera mais visitas e mais dinheiro. Elementar, meus caros leitores. Ou vocês acham mesmo que os mais poderosos integrantes da blogosfera nacional ficariam disputando palmo a palmo um prêmio desimportante como o Best Blogs Brazil ? Está na cara que tudo não passa de um jogo de cena para aumentar as visitas. Quando tudo acabar eles estarão cheios de links, visitantes e rindo da cara dos incautos que repercutiram a “disputa” e fizeram parte dela.

Não que seja errado ser um “problogger”. A questão aqui não é entrar na eterna discussão problogger vs funblogger. A questão é que com uma armação primária dessas eles estão zombando da inteligência dos seus leitores.

Bem, pelo menos daqui deste blog ninguém vai ter link. Estou boicotando todos os blogs envolvidos nessa farsa, dos dois lados. Deixei, com dor no coração, de assinar os feeds – o que não deixa de ser uma ajuda na minha recuperação contra o vício – e estou tirando também do blogroll.

 

Toda campaanha precisa de uma marca. Nem que seja uma campanha interna.

Sei que isso não vai repercutir em nada, assim como o meu manifesto da microblogosfera, já que esse aqui é um blog desconhecido, uma mosca perto dos nomões da blogosfera nacional. Mas a minha idiossincrasia moral me obriga a fazer isso. Serei provavelmente solenemente ignorado ou mediamente criticado. Mas eu já estou acostumado. São ossos do ofício quando você se propõe a iluminar a humanidade…e o salário nem é bom, ainda por cima.

31 comentários sobre “Cardoso vs Liga do Saco Roxo: a farsa

  1. Cara, você leva essas coisas a sério demais! Acho que está precisando é de viver um pouco!

    É óbvio que essa “Liga dos Roxos” ou sei lá o quê é uma brincadeira, um chiste, ou uma farsa, como você diz. Independente do “link bait” que ela possa representar, os caras estão é se divertindo muito!

    Acho que você poderia pensar um pouco em divertir-se também, tornaria o risco de gastrite e úlcera bem mais baixo.

  2. Ora, vejam só, o famoso Janio deixou um comentário aqui…deixa eu “printar” (argh !) primeiro e depois eu respondo…

    Tá. Parei.
    Como eu escrevi no post, eu seria solenemente ignorado e mediamente criticado. É foda estar (quase) sempre certo, viu…

  3. Janio, é isso aí.
    É a brincadeira, é assim que tem que encarar a blogosfera. Tenho um blog muito desconhecido (rs) e mesmo com algumas revoltas sobre alguns membros da blogosfera señor, ainda acho que o que vale é a diversão que isso tudo proporciona.

  4. Henderson, vou te decepcionar.

    O PdH é o menor dos blogs coletivos na final do BBB, não temos nem um ano de vida.

    Quando vi a indicação e a promessa do Cardoso de se vestir de Stallman, a única coisa que me veio era “precisamos de uma contra-campanha”.

    Puxei conversa com o Bender, e no final do dia éramos 5 dispostos a organizar uma ação. Lancei o post e deixei em aberto para quem quisesse entrar. Agora são mais de 40 blogs dentro.

    Não houve combinação com o Cardoso.

    O que houve foi que muita gente achou a história legal e resolveu participar.

    O mundo tem sua cota de conspirações e ela já está cheia. A Liga foi apenas uma idéia criativa que deu certo.

  5. Olá amigo,

    Ser do contra também pode trazer links e comentários, não é mesmo?

    Está aprendendo rápido…rs

    Relaxa, é só uma brincadeira…

    abração

  6. Você acreditar ou não é opção sua.

    Mas afirmar um monte de besteiras sem trocar um email sequer com os envolvidos é atestado de preguiça e prepotência.

    E além disso, ofende a Cynara, o Sampson e todo o resto de blogs que estejam no BBB, na Liga ou no caralho a quatro.

    Você questiona minha moral sem ao menos me conhecer. Sinceramente, ocupe seu tempo com atividades mais proveitosas.

  7. Henderson, não é para puxar o teu saco(até porque não gosto disso), mas também acho que essa panela de Blogueiros se protegem e muito e realmente são muito espertos e manipulam legal os pequenos Blogueiros, vide pelos comentários que vc recebeu por aqui por causa desse post.
    Cheguei até o seu blog pelo intermédio do Frank, do blog http://ideiafix.wordpress.com que está linkado ao meu http://ooohay.wordpress.com

    Um abraço e lá no meu blog também tenho um post mais ou menos sobre o mesmo assunto desse seu post!

  8. “realmente são muito espertos”

    Concordo, Antonoly.

    “e manipulam legal os pequenos Blogueiros”

    Discordo. Há 10 meses a PdH estava nascendo, não era nada. Até ficar grande foi trabalho pra caralho e muitas noites viradas. Receber links, apoio e contribuições é o retorno natural para esse esforço.

    “Vida longa para a blogosfera inteligente.”

    Cada vez mais, Henderson. Por trás de cada blog interessante, há uma pessoa ainda mais inteligente.

    A turma que copia, sacaneia, ou só regurgita opiniões de terceiros está com os dias contados.

  9. Guilherme, eu não sei se você sabe, mas existe um certo rancor da “baixa blogosfera” contra alguns nomões dos blogs…quando você tem um blog pequeno acaba conhecendo outras pessoas que estão no mesmo “nível” que você e percebe isso claramente.

    Acho que esse post vai servir para atrai-los, mesmo não sendo essa a minha intenção.

  10. Já percebi isso em alguns bate-papos, já que tenho amigos em na baixa e na alta, digamos assim.

    Mas isso vai pra todos os campos da vida, seja offline ou online. Panela dos grandes, panela dos pequenos, sempre em grupos, semelhantes com semelhantes.

    Cada um escolhe seu rumo. No caso da PdH, desde o início o projeto era ser grande. Mas vou te dizer, a jornada é foda.

  11. Será que daqui a alguns anos vamos ter um novo tipo de preconceito ? Tipo, se o cara tiver um blog com menos de 1000 visitas/dia ele vai ser discriminado ?

    Agora eu vou dizer uma coisa para você: o dia que os pequenos se unirem, os grandes estarão fudidos.

  12. “Agora eu vou dizer uma coisa para você: o dia que os pequenos se unirem, os grandes estarão fudidos.”

    Cara, isso parte da premissa de que existe uma rixa ou inimizade entre eles.

    Quase como aqueles conflitos no Oriente Médio em que ninguém sabe direito porque começou.

    Não há sentido em querer destruir outros blogs, sejam eles grandes ou pequenos.

    Até onde sei, estamos todos no mesmo barco.

  13. Não estou falando no sentido de destruir.
    Estou falando no sentido de competir.
    Se um dia os blogs pequenos começarem a se linkar, a comentar entre si, a fazerem memes/tags entre si, ou seja, a se ajudarem, eles tem força para, juntos, competirem com os grandes.
    Porque os grandes “se aproveitam” dos pequenos, que muitas vezes os linkam ou fazem de tudo para chamar a atenção deles esperando uma migalha de visitas.
    O dia que a pequena blogosfera se voltar para ela mesma e parar de dar atenção para os grandes, o jogo pode virar.
    Para isso, claro, precisariamos de um bom mobilizador, alguém que mexesse com a massa, que soubesse canalizar a indignação de uma media dúzia e inflamar o resto. Ou seja, a “pequena blogosfera” precisaria de um Hitler para mobiliza-la.
    Tomara que isso não aconteça.

  14. Ai ela vai passar a oprimir a pequena blogosfera que não quis fazer parte da primeira revolução ou que surgiu depois. Simples assim.

    E gente como o Cardoso e o Rafael irão para o paredão na primeira oportunidade.

    Qualquer semelhança com o comunismo NÃO é mera coincidência.

  15. Nós estamos relaxados, meu caro. O Guilherme entendeu perfeitamente o meu ponto de vista.

    Ademais, estou só teorizando uma futura “luta de classes” na blogosfera. O Hitler da pequena blogosfera ainda não apareceu. Por enquanto.

Deixe um comentário

