ADUD no Fantástico: quem diria !

Como o meu prezado leitor e a minha querida leitora estão carecas de saber, aparecer no Fantástico dá credibilidade a qualquer um. Pode até ser mentira, mas se saiu no Fantástico o “povão” acredita. A credibilidade da Globo, apesar dos pesares, continua muito grande. É impressionante. Ou melhor: é fantástico.

Pois nesse domingo o programa dominical da Globo apresentou uma matéria – derivada de uma reportagem publicada no “O Globo” durante a semana – que mostra o trabalho de um pastor da ADUD – Assembléia de Deus dos Últimos Dias – em favelas do Rio de Janeiro. Alguns blogs neo-pentecostais – como esse aqui – inclusive repercutiram o fato. E pensar que a IURD “demoniza” a TV dos Marinho para o público neo-pentecostal…

A ADUD era então desconhecida do grande público brasileiro. Mas nos meios neo-pentecostais (eu não uso a palavra “evangélicos” para denominar essa vertente do cristianismo, conforme expliquei aqui) ela já era conhecida a muito tempo.

Muitos reputam à ADUD a fama de “seita”. Não há critérios muito claros para definir o que é seita ou não no mundo neo-pentecostal. Se você quiser se aprofundar no assunto sugiro a leitura desse artigo mas em resumo seitas seriam denominações com doutrinas “exóticas” ou diferentes demais das outras denominações cristãs, sejam elas neo-pentecostais ou não.

E o que a ADUD tem assim de tão exótico ? Muita coisa. Basta uma rápida olhada no site (sim, a ADUD tem um site) e você vai encontrar coisas como, por exemplo:

– Proibição de usar roupas pretas e vermelhas: ou seja, se você é flamenguista ou torce para o Atlético Paranaense pode pensar em trocar de time antes de aderir à ADUD. O pior é que o texto do Apocalipse que eles citam como justificativa para a proibição não tem sentido nenhum.

– Proibição de ter o hábito de ler jornais, revistas e de ter e assistir televisão: essa é uma pena. Os seguidores da seita nem vão ficar sabendo do “sucesso” deles na Globo. Será que não vão nem guardar um recorte do jornal para a posteridade ? Duvido. E pelo jeito não há proibição quanto à Internet. Pois se eles tem até site, alguém tem que atualizá-lo, não é mesmo ?

– Proibição de ter plantas e animais em casa: nem os de pelúcia ! A justificativa é óbvia (no ponto de vista deles, claro): plantas e animais são seres vivos que não conseguem se defender e portanto podem ser “tomados” por espíritos do mal. Faz todo sentido, né não ?

– Proibição de tomar Coca-Cola: eles seguem as determinações alimentares dos judeus. Ou seja: não comer carne de porco, peixes sem escama, etc. Acrescentaram a Coca-Cola (mas não falam nada da Pepsi) simplesmente porque não sabem do que ela é feita. Como o de cima faz todo o sentido, não acham ?

Como vocês podem ver nesse pequeno apanhado, eles vivem de proibições. Tem muito mais na parte do site deles sobre a sua doutrina. Quase não sobrou espaço para falar na que deveria ser a missão de todo o cristão – espalhar o Caminho de Cristo.

Transparece na doutrina da ADUD o velho desejo de algumas denominações neo-pentecostais de “sair do mundo” ou seja, se separar das coisas “carnais”, dos “modernismos”. Mas se você apontar os paralelos evidentes (mas diferentes na essência, é claro) com o budismo eles negam. Vai entender.

Aos que criticam a ADUD – neo-pentecostais ou não – geralmente a resposta dada são os “milagres” e conversões conseguidos por membros da seita – principalmente pelo seu líder, Marcos Pereira da Silva – o que é interpretado por alguns como uma “aprovação” divina às suas exóticas doutrinas. Mas nem entre o meio neo-pentecostal isso é um consenso, pois há os que lembram aquela passagem do Apocalipse que diz que muitos pregaram e expulsaram demônios no nome Dele e que mesmo assim não foram dignos de estar no Paraíso.

Para a coisa toda ficar ainda mais interessante agora só falta algum neo-pentecostal-que-odeia-a-Globo levantar a hipótese de que a aparição da ADUD no Fantástico é parte de alguma estratégia da emissora dos Marinho para desacreditar a IURD e, por tabela, a Record. Algo me diz que isso não vai demorar muito para acontecer…

Enquanto isso a jovem seguidora da ADUD, usando o roupão revelado pelo Espírito Santo de Deus e aprovado pelas santas do Senhor, ri de toda a situação.

Anúncios

82 comentários sobre “ADUD no Fantástico: quem diria !

  1. Quero ver se aqueles que atacam o Pr. Marcos Pereira tem a coragem e audácia de fazer o que ele faz !

    Criticar é muito fácil. Vá aos morros e favelas. Enfrenta traficantes cara a cara !

    Fazer o que ele está fazendo é que são elas.

    Não defendo o Pr. Marcos, pois o único nome que deve ser defendido é o de Jesus. O Pr. Marcos Pereira é cheio de falhas e erros assim como qualquer um de nós, mas está cumprindo o ide de Jesus. Enquanto isso alguns pregam dentro de quatro paredes e muitas das vezes mensagens vazias e sem unção alguma.

    Jesus disse: quem não é contra nós, é por nós.

    Se a ADUD proibe isso ou aquilo, o que importa ? Há outras denominações que permitem isso ou aquilo, e daí ?

    Um abraço

  2. O HOLOFOTE foi citado nesta matéria como um blog neo-pentecostal.

    Informo que aqueles que acessam o HOLOFOTE podem verificar que não defendemos igreja A ou B. Nem tampouco adotamos uma linha neo-pentecostal, pentecostal ou tradicional.

    Sequer tratamos no HOLOFOTE de questões doutrinárias.

    O HOLOFOTE tem por fim , divulgar fatos ocorridos na sociedade e de interesse do povo evangélico, assim como alguns estudos bíblicos de cunho atual e até polêmicos.

    Portanto, não é verídica a informação de que o http://www.holofote.wordpress.com é da linha neo-pentecostal.

    PAULO (administrador do HOLOFOTE)

  3. bom…. Nâo tenho nada contra a igreja, mais visitando o site.. me senti completamente excluída… pois quem já teve divorcio, não é aceito lá, vi que lá quase tudo não pode.. inclusive eu.. eu não posso ir nesta igreja.. Deus sabe de todas as coisas.. e Cada um responderá conforme suas obras.. sei que Deus trabalha naquele lugar e através de vidas q foram resgatadas do mundo das drogas, da morte, enfim.. desejo que Deus continue abençoando o ministério e que Deus traga sabedoria para a doutrina da igreja q nada além da palavra de Deus deva ser… fiquem na paz.. Deus não veio ao mundo para criar dissensões, portanto longe de mim tal coisa..

  4. sem contar que… Lá eles proibem ter ou assistir televisão, e no mesmo site. convida á todos para assistirem a exibição no fantástico..

  5. Fico contente ao saber que meus trackbacks foram a funcionar. O pessoal do Holofote que o diga…

    Acho que rebater uma crítica com o clássico “se você não faz melhor então não critique” é totalmente antiquado e fora de propósito. Tanto que nem vou perder meu tempo fazendo uma tréplica.

    Existem sim várias seitas com doutrinas mais exóticas. A CCB por exemplo também não permite TV e várias outras. Mas isso não significa que se está todo mundo se jogando no poço nós devamos seguir o exemplo, não é mesmo ? Ademais a idéia do “roupão aprovado pelas santas” e a proibição do preto e do vermelho são totalmente inéditas para mim.

    O que eu questiono é simplesmente o porque de tantas regras. A principal razon d’etre de um cristão deveria ser pregar o caminho de Cristo, e não ficar com proibições sem sentido, achando sentido em trechos desconexos da Bíblia. Jesus já alertava que os fariseus faziam isso na época que Ele esteve entre nós…

    Em suma, vejo muita gente “hipnotizada” pelos feitos de certos “homens de Deus” e se esquecem de analisar a doutrina que ele prega que, no fundo, é o mais importante.

    Amplexos a todos que comentaram até agora.

  6. Olá…A Biblia diz: O MEU POVO PECA POR NÃO CONHECER AS ESCRITURAS. A Biblia tambem diz: CONHECERES A VERDADE E ELA VOS LIBERTARÁ.

    Cada um serve a Deus como quer. Existe uma palavra chamada livre arbitrio, ou seja, se você não faz então não critique qeum está fazendo. Existe sim uma forte doutrina na ADUD, mas o que me chamou a atenção foi que todas as minhas perguntas foram reveladas dentro da Biblia…E a palavra de Deus se renova a cada dia, ou seja, não importa a doutrina o que importa é a vontade de trabalhar pra Jesus…Disse JESUS: AQUELE QUE QUISER VIM APOS A MIM, NEGUE-SE A SI MESMO, TOME SUA CRUZ E ME SIGA…

    Eu tenho frequentado como visitante essa igreja, e lá eu e minha familia temos aprendido coisas que ate então não tinhamos visão…
    Como por exemplo: Nos 10 mandamentos…diz pra não fazer imagem nem esculturas e nem ALGO semelhante que haja no ceu na terra ou embaixo no mar…ou seja, use sua cabeça e verá que não é a doutrina deles que os proibem de terem animais, plantas e bonecos ou flores dentro de casa, pois todas essas coisas é criação de DEUS, e tudo que o diabo quer é imitar toda a criação de DEUS…

    Outra coisa, eu como visitante frequente naquela igreja, tive a honra de ver o PASTOR MARCOS pregar e pude contemplar o quebrantamento dele ao declarar diante de todos o amor de DEUS por ele que é tão pecador…

    Então antes de julgar, tira primeiro a trava que está no seu olho.
    Pois Deus irá te julgar da mesma forma que vc julga seu irmão…

    Seguidora e apaixonada por JESUS, ele é digno de toda honra, gloria e louvor…Então não perca tempo falando ou criticando a forma com que as outras pessoas opitaram para seguir JESUS, pois o mais importante está sendo feito por eles e não por você.

  7. Tudo bem, Noiva, se você quer discutir a coisa do ponto de vista teológico, vamos lá.

    “..pois é suave o meu jugo e leve o meu fardo.” MAT 11,30b

    Só essa passagem acima já derruba boa parte dos seus bens escritos argumentos. Jesus enquanto pregou sempre criticou o excesso de regras e de formalismo dos fariseus. Para mim as igrejas que impõem regras sem sentido como as da ADUD são só uma evolução dos fariseus.

    Também está na Bíblia, em passagem que agora me escapa, que nos últimos dias os falsos profetas enganarão muita gente com grandes prodígios. Por isso eu sustento que somente “os frutos” não podem servir para definir o que é certo ou errado. Há de se examinar também a doutrina que, ao meu ver, é fundamental.

    Se você é uma boa cristã, minha cara “Noiva” devia examinar diligentemente essas coisas e orar para que o pastor Marcos volte para a sã doutrina e esqueça suas proibições fariasíacas.

  8. eu acho que cada um e cada um, Deus deu a vida cada um para cada um cuidar da sua.

    eu sou de sao francisco de itabapoana
    estado do rio de janeiro
    da assembleia de Deus do ministerio do itabapoana
    pator Marciano e Adail.

  9. Deus trabalha com quem quer,da forma que quiser e o tempo que quiser!!! para uns Ele tem um chamado,para outros,outro tipo de dom. e por aí vai.
    Paulo fala ” fiz e tudo para com todos,para chegar a conquistar alguns”
    e a mesma palavra de Deus diz: deus usa as coisas loucas para confundir as sãs.usa o forte para confundir os fracos.
    imagina se existisse só um tipo de doutrina?como seria difícil para propagar o evangelho?
    pense nisso!

  10. Juninho, meu caro, concordo que Deus trabalha como quer. Mas Ele mesmo alertou na Bíblia que nem todos os que pregassem em Seu nome seriam dignos de crédito. Eu sempre acho muito importante analisar não só “as obras” mas também o conteúdo doutrinário e teológico de uma determinada seita/igreja e analisá-lo a luz da Bíblia.

    Quanto a sua última afirmação, o Papa João Paulo II pensava o mesmo. No livro-entrevista “Cruzando o limiar da esperança” ele foi perguntado porque Deus havia permitido tanta divisão na sua Igreja e ele respondeu que achava que se não tivesse acontecido essa divisão existiriam nuances da palavra de Deus que não seriam reveladas ao homem.

  11. O pastor Marcos é um homem de DEUS,o SENHOR tem usado a vida dele com poder e autoridade .Quanto a doutrina da Igreja,posso dizer que não concordo com algumas coisas, mas quero dizer que cada denominação tem os seus costumes e cada um fica onde se sente bem.Sou membro de outro ministério, mas admiro muito o trabalho da ADUD, pois são poucos os que vão evangelizar nos presídios e favelas e ganham para CRISTO vidas que estavam irrecuperáveis para muitos, a bíblia diz que é pelos frutos que se conhece a árvore.Parabéns ao Pastor Marcos e seus obreiros que têm trabalhado muito em favor dos encarcerados.Que DEUS abençoe muito esse ministério.

  12. Trabalho gloriosos da ADUD…
    Que Deus possa continuar abençoando vcs amados…
    Mil beijos para a Elaine Martins e para Nívea Silva que são verdadeiramente mulheres de DEUS…

  13. DEUS É SANTO E 1PEDRO1:15 DIZ SEDE SANTO COMO EU SOU SANTO. E A PALAVRA DE DEUS DIZ QUEM SE SANTIFICA SANTIFIQUE-SE MAIS.TODA A DOUTRINA QUE EXISTE NA ADUD E PORQUE ELES QOEREM FAZER A VONTADE DE DEUS

  14. Não é tempo de brincar e sim de se entregar para a Obra de Deus.
    Pois no grande dia cada um dará conta de si mesmo a Deus.
    Como vc se apresentará diante de Deus?
    Eu não quero chegar nesse dia de mãos vazias.
    Deus usa quem Ele quer e como quer.
    Sigamos e prossigamos em conhecer a Deus, queridos!
    Não percamos mais tempo!

  15. Pelo amor de Deus gente que diferença faz se eles tomam coca-cola ou não, se comem peixe o porco, se usam sais ou mini-sais, eles fezem oq que quese ninguem tem coragem de fazer, verdaderamente estão saqueando o inferno, guanhando almas que que ja estvam entreges a Satanas, enquanto tem gente criticando a igreja dele ou ele mesmo, eles não estão nem ai e estão subindo nas morros e favelas e fazendo oq que a grande maiorias dos crentes não tem coragem de fazer, e em relação a doutrina deles não tenho nada contra, eu fui dependente quimico por sete anos, crack, cocaina, maconha, LSD, extasy, cola e muitas outras, tinha 10 piercing na minha cara, só usava preto, tatuagens…. porem quando Jesus, me libertou, entendi que ele me fez nova criatura, ou seja devia mostrar ao mundo que realmente isso tinha acontecido, e com certeza a roupa tem tudo ver, por exemplo, a Palavra de Deus fala pra mim ser luz do mundo, agora vamos pensa se vc pega essas igrejas bem liberais, que a mulher usa um monte de maquiagem, calça bem abertada, brinco, ai se você colocar entra dentro de uma boate e pedir pra uma pessoa apontar aonde esta a pessoa crente, aquela mulher vai simplesmente ser igual a todas, e a palavra fala que as pessoas devem olhas para mim e saber que eu sou crente, agora como que eu vou ser luz do mundo se eu sou igual a ele, teve um comentario ali em cima que disse que agente deve servir a Deus do jeito que agente quiser, isso é mentira de Satanas que tem enganado muitas pessoas, se deve servir a Deus em santidade, isso não nda a ver com doutrina de igreja, como eu testemunhei, eu era daquele jeito, e antes de membrar na minha atual igreja, eu decidi por mim mesmo não usar mais bermudas, regatas…. sei que eu tenho que fazer a diferença aonde eu passo, mais tem gente que fala que importante é o caração, mais meu amigo, só Deus ve o coração, e palavra fala que os homens devem me ver e saber que sou crente, ou seja, as vestes devem ser santas também, ou que ia adiantar eu uma pessoa que todo mundo na minha cidade me conhecia como noiado, aceitar Jesus e continuar sendo andando do mesmo jeito? mais amem… eu Louvo a Deus pela vida do Pastor Marcos Pereira, sem sombra de duvidas é uma homem que foi levantado para fazer a diferença, enquanto muitos pastores sonham um dia em pregar no Gideões, tudo o que ele quer e ganhar os perdidos!

    • Faz toda diferença, meu caro.
      Está nos Atos dos Apóstolos: os apóstolos se reuniram e decidiram que as leis alimentares dos judeus não deviam ser seguidas pelos cristãos. A mensagem é clara: o cristão não deve ficar preso à proibições insensatas. Nenhuma denominação deveria mudar isso. Quem o faz não está de acordo com as determinações da Bíblia. Por isso é preciso tomar cuidado com a doutrina das diferentes denominações, e não ficar somente empolgado com os “sinais” e “obras” que ela opera. Simples assim.

  16. irmãos que criticam a adud, quero enfatizar que havia pensado que tinha acabado os crentes que trabalharam neste país nos anos de 1910 e 1911 quando surgiu a AD e Brasil para Cristo, sou pesquisador não conheço nenhum pastor neste país que entre em um lugar chamado baixa do sapateiro, vila dos pinheiros, timbau entre outra que margeam a av. brasil com autoridade do Espirito para livrar vidas que estão perecendo na escuridão, a adud leva saude odontologica, clinica e psicólogica em presidios creches orfanatos trata da saude de moradores de rua, cuida da causas da viuvas e dos orfãos não sei se voces já leram isso na Biblia, se já leram tambem que crente é pra ter autoridade sobre os demonios e curar enfermidades sob a chancela do nome de Jesus, não importa oque eles comem ou deixam de comer, o Reino de Deus nao é comida e nam bebida mas é paz justiça e alegria no Espito Santo; niguem faz nada, niguem busca ficam só de istorinha de coreografia não cura uma gripe sob o poder de oração ai aparece um cheio do Espirito Santo ai esses crentes aguados ficam do “lado” do diabo que todo dia esta sendo esculachado (gloria Jesus) pelo Pastor Marcos. podem falar mas quando aparecer uma epatite B, uma leucemia, uma legião ai corre lá para rua drº adelio guaraná. enquanto outros pastores vão para tv pedir pra comprar dvd, de gritaria e menssagem zero, cheios de roupas colirdas, lente de contato azul cabeliho esticado com escovinha chocolate só podem estar brincando… eu porem gosto é dever gente curada, liberta, tranformada. ver traficante que para de dar tiro no meu carro na linha vermelha e começa a dar gloria Jesus. para

  17. Acho a ADUD uma igreja exemplar
    se muitas igrejas hj em dia tivessem metades das regras (doutrina) que a ADUD tem as igrejas seriam mais cheias do espirito Santo de Deus!
    Pr. Marcos Pereira não ligue para os comentarios ruins a um Deus no Céu que nos Justifica
    A Paz e UM Abraço

  18. Prezados, o fato aqui não é a forma como eles se vestem ou não pode assistir televisão etc, vejo isso como um sacrificio feito a Deus e que com certeza Deus recebe, sou da ASS. De Deus e nunca ninguem colocou uma arma na minha cabeça me obrigando a usar saia deixar de fazer isso ou aquilo cada um sabe o particular que se tem com Deus, o que não podemos é criticar a escolha falando que é um absurdo, se vc vai a igreja e não pode fazer um sacrificio isso sim é errado sendo que no livro de Exodo e Leviticos conhecemos um Deus que até a cor e a roupa dos sacerdotes descrevia de como deveria ser,as pessoas se apegam na passagem onde Jesus critica os fariseus e se esquece ou igonaram de ler a biblia toda sobre o assunto são pessoas que realmente não querem abandonar nada por amor a Deus…e que o Senhor tenha Misericórdia de nás e nos ensine o caminho que devemos seguir e principalmente sem precisar criticar uns aos outros.Atenciosamente:
    C.M.L.

  19. Deus não exige sacrifícios inúteis, Célia. Lembre-se do Evangelho: eis que meu julgo é suave e meu fardo é leve. Não há nada, absolutamente nada, na Bíblia que justifique essas proibições. Pense nisso.

    • O evangelio é pra macho, se não aguenta ser diferente do mundo e se encher do espirito santo santificando corpo, alma e espirito então é melhor colocar uma bermudinha e voltar pro mundo, sou um ex traficante e a onze anos atraz fui alcançado pelo trabalho da adud.

  20. Sr. henderson, este sacrificio pode ser inutil pra voce, mas para as vitimas da casa de custodia de benfica foi como disse o salmista davi o socorro bem presente na hora da angustia, e tambem pra muita vidas condenadas pelo tráfico ou seja pra sua iformação esta igreja em sua Idiossincrasia, tem feito o trabalho social que o apóstolo tiago cita em sua carta, o qual o estado não faz, faça uma visita na fazenda vidas renovadas, e saiba que muita gente que poderia estar dando tiro no seu carro nas vias expressas desta cidade estão dando é gloria a um DEUS que opera milagres que voce talves ainda não tenha visto. a minha igreja não tem esses costumes mas eu gosto de crente com autoridade sobre os demonios e enfermidades crente que vão no fronte que não tem medo de facções criminosas e talvez, a pior facção é denominacional ou seja crente que ataca crente, mas pra ADUD os seus ataques são INUTEIS, pois maior é O QUE está com eles.
    ah! vai aqui uma sugestão que tal um pouquinho de bíblia, jejum e oraçaõ.
    Atenciosamente, jair ozani

    • Engraçado, Jair….a ADUD pode, por exemplo, obrigar mulheres a vestir um determinado tipo de roupa e isso é tido como “sacrifício”. Os católicos não comem carne na semana da Páscoa e isso é heresia…muito coerentes vocês, neo-pentecostais…

      Nesse blog não há uma posição contrária a nenhuma denominação neo-pentecostal. Estou só expressando minha opinião, o que tenho todo o direito de fazer. E já critiquei muito outras igrejas cristãs (Católica, inclusive) e até os esotéricos que crêem no fim do mundo para 2012. Olhe melhor antes de me criticar, meu caro.

    • SOU MEMBRO DA ADUD, E GOSTARIA DE CONHECER O IRMÃO, JA PARTICIPEI DE MAIS DE 700 RESGATES DE PESSOAS QUE ESTAVAM PARA MORRER E AINDA RECEBEMOS PEDRADAS DE JENTE COMO ESSE TAL DE HENDERSON QUE NÃO TEM DISPOSIÇÃO PORQUE PRA SER CRISTÃO TEN QUE SER MACHO, MEUS PARABENS

  21. COMO É? NÃO PODEM CRIAR ANIMAIS PQ ELES PODEM FICAR POSSESSOS? E O QUE ISSO TEM A VER??? POR ACASO DEUS NÃO USOU A BURRA PRA FALAR COM BALAÃO? MEU DEUS, SANTO DEEEEEEEEEEEEUUUUUUUUUUUUUUSSSSSSSS…. DEVE SER UMA FEDENTINA SÓ ENTRAR NA ADUD, PQ PROIBIR OS FIEIS DE USAREM PERFUME E DESODORANTE COM O ARGUMENTO DE SER PECADO E AINDA EQUIVOCADAMENTE USAR O TEXTO DE IS 3. 24 É MUITA AUDACIA.

  22. PROIBEM A COR NEGRA E VERMELHA? EXISTEM BIBLIAS COM CAPAS NEGRAS, ELAS SÃO SATANICAS? O NOSSO SANGUE É VERMELHO, É ELE SATANICO? GRAÇAS A DEUS EXISTEM PESSOAS DE COR NEGRA NO BRASIL, VÃO DESCRIMINÁ-LAS?

    A TELEVISÃO DESTROI VIDAS? OU, O HOMEM QUE É IMPRUDENTE? A TELEVISÃO EDUCA TBM, EXIBE REALIDADES, INJUSTIÇAS SOCIAIS PARA QUE O POVO TENHA CONCIENCIA E LUTE PELO QUE QUER. E SE A TELEVISÃO DESTROI, PQ USAM OS MEIOS TELEVISIVOS PARA EXIBIREM SEUS CULTOS? QUEM DESTROI MAIS A TELEVISAO OU A INTERNET? AA TENHA SANTA PACIENCIA.

    NAO LER JORNAIS E REVISTAS? AAAAA JÁ SEI, É PRA O POVO NÃO TER SENSO CRITICO NÃO É? PQ TODOS SABEMOS QUE OS MEIOS DE COMUNICACAO TBM SAO FORMADORES DE OPINIAO….

  23. HADASSA, O FATO DE SER TOTALMENTE CONTRA AS HERESIAS DA SUA IGREJA Ñ QUER DIZER QUE SOU INCRÉDULO, AO MENOS VC SABE O QUE QUER DIZER INCRÉDULO? ACHO QUE NÃO, POIS INCREDULO SERIA UMA PESSOA SEM CRENÇA, E EU TENHO CRENÇA…. SEGUNDO, USE TERMOS MAIS ABRANGENTES, SEJA MENOS ECLESIAL. TERCEIRO, VC ME CHAMOU DE SORVETERIANO, ENGRAÇADO É QUE AS IGREJAS USAM OS MEIOS SORVETERIANOS PARA SE PROMOVEREM…. SE EU SOU SOVETERIANO, VC SERIA O QUE? ESQUECE, PREFIRO NÃO COMENTAR… KKKK

  24. OLÁ! SOU SUPER FÃ MESMO; POIS ACOMPANHEI O TRABALHO,A HONESTIDADE E O CARÁTER DO PASTOR MARCOS PEREIRA DA SILVA, QUEM QUISER E TIVER CORAGEM! SOBE O MORRO JUNTO COM AQUELE POVO DE DEUS, VAI LÁ! EU SOU LOUCA TBM, POR JESUS E POR ESSE POVO, QUE TIVE O MAIOR PRAZER EM CONHECÊ-LOS, E POR DIVERSAS VEZES, FUI EM CULTOS NAS COMUNIDADES, É MUITO BOM VER A OUSADIA DELES, E A ÍNTIMIDADE QUE ASSEMBLÉIA DE DEUS DOS ÚLTIMOS DIAS, INTEIRA TÊM COM O SENHOR JESUS CRISTO. ATÉ CURA RECEBI,LIBERTAÇÃO INCLUSIVE… AMO A TODOS E SEMPRE OS RESPEITAREI. ELAINE MARTINS VC É MUITO AMADA, POR DEUS E O MUNDO INTEIRO, AONDE SUA VOZ ÚNGIDA CHEGAR. BJS K.CILENE DO BAIRRO DOS CAVALHEIROS. HOJE SOU UMA SERVA DE DEUS, E AGRADEÇO MUITO PELAS ORAÇÕES DO PASTOR MARCOS,NÍVEA SILVA,ELAINE,IRMÃ CRISTINA,ANDRÉIA E DANIEL,TODOS. SINTO SAUDADES. CILENE MARTINS

    • claro pastopr marcos nao ligue pelo que o povo fala devc mas sempre sonhe com a adelaide que vc mandou matar covardemente como todo covarde vc e se existe inferno seu lugar exsta reservado la

    • eu tb acompanhei katia ate o dia esse assassino mandou matar adelaide se existe inferno ele tem uma cadeira cativa la antes de vc acompanhar e ver a honestidade desse maui cARATER VEJA OS ESTRUPO E MORTES QUE ELE CAUSOU OU TUDO ISSO E MENTIRA

  25. Eu já passei por várias igrejas e nenhuma delas guarda a simplicidade do evangelho de CRISTO. É pastores adquirindo carros luxuosos, mansões, fazendas e etc. E tb há panelinhas e divisões de classes sociais dentro da igreja. Tanto a igreja tradicional, a pentecostal e a neo estão sujas de hipocrísia meu caro. São teologos evangélicos citando os livros apócrifos católicos dentro da igreja e até mesmo os ensinos heréticos dos paes da igreja. A igreja evangélica está cada vez mais fugindo do principio bíblico. Na minha cidade ainda não têm a ”ADUD”, mas o dia que tiver eu migro para ela.
    A meu vêr a ADUD

  26. Eu já passei por várias igrejas e nenhuma delas guarda a simplicidade do evangelho de CRISTO. É pastores adquirindo carros luxuosos, mansões, fazendas e etc. E tb há panelinhas e divisões de classes sociais dentro da igreja. Tanto a igreja tradicional, a pentecostal e a neo estão sujas de hipocrísia meu caro. São teologos evangélicos citando os livros apócrifos católicos dentro da igreja e até mesmo os ensinos heréticos dos paes da igreja. A igreja evangélica está cada vez mais fugindo do principio bíblico. Na minha cidade ainda não têm a ”ADUD”, mas o dia que tiver eu migro para ela.
    A meu vêr a ADUD não têm heresias graves que comprometem a salvação, e por isso vc não deve ser leviano em julga-la como uma seita, mas julga-la como um movimento contraditório. Estas heresias insignificantes podem se tornar graves depois que este pastor morrer e o seus seguidores vierem a assumirem a ”ADUD” implantando mais heresias. Qdo vc rejeita eles, vc tb está rejeitando o SENHOR JESUS. Pq a mesma fé deles em CRISTO é a mesma nossa. Por isso vc têm que tomar cuidado com as suas palavras.

    • Heresia dos “pais da Igreja” ? Tem certeza que você leu Origínes, João Crisóstomo e Gregório de Nissa para estar afirmando isso, meu caro ? Se não fosse por eles, nós não saberíamos nada sobre a primeira geração pós-apostólica e igreja – inclusive a sua, que nasceu da Reforma Protestante – seria muito diferente hoje em dia. Quem tem que pensar bem antes de falar é você, que parece ser totalmente ignorante sobre patrística e só deve ler esses teólogos estadunidenses modernos, artificies da abominável Teologia da Prosperidade.

  27. Henderson, não sei se admiro mais a sua capacidade de criar boas polêmicas ou a falta de argumentos lógicos de pessoas que lêem os seus artigos, não sabem interpretá-los e escrevem esse monte de bobagens.

  28. henderson vejo k vc não quer nenhum compromisso com
    Deus
    porrisso fica arrumando descupas ou resposta

    O ke os homens e mulheres de DEUS ADUD tem feito pelas vidas ke estava destruidas pelas drogas
    isso vc não consegue enchegar. porque vc não tem visa espiritual
    pastor MARCOS nesta tua fe pois vejo k vc e um homen de Deus

  29. Handerson:Prá que que eu vou lêr uma porcaria destas de homens que fizeram uma bagunça c/ os livros canônicos da bíblia? Prá começar eles não eram apostolos, mas eram os falsos doutores que viriam depois da morte de Paulo, Pedro e João conforme eles mesmos tinham profetizados.
    E eu acho que quem não estuda a história aqui é vc, pq Lutero apenas fundou uma nova ”ICAR disfarçada”, pq ele manteve a eucaristia, o batismo infantil, o sistema de governo da igreja teocrático e outras doutrinas, fora as atrocidades que ele cometeu contra católicos e ”anabatistas evangélicos”. Ainda vc me diz que a igreja evangelica é derivada da reforma protestante?
    Antes de Lutero já havia movimentos pré-protestantes juntamente com os anabatistas que existiram desde o século I atravesssando todos os séculos. Quem quiser saber mais sobre eles é só entrar neste site:
    http://www.cadecristo.com.br/estudos/estudosdownloads_pag1.htm

    ==============

    Sobre as obras dos falsos pais da igreja olhe este artigo que alerta sobre eles:
    Quase todas as pessoas hoje derivadas da Reforma, e até mesmo alguns crentes batistas, têm uma reverência tão descomunal a aqueles que Roma denominou de “pais da Igreja” (o nome verdadeiro devia ser “pais das HERESIAS do Romanismo”), que isto se transforma quase numa idolatria: gastam anos e anos estudando/memorizando maravilhados as palavras daqueles homens, dando-lhes um valor enorme, às vezes lendo-os muito mais que à Bíblia, às vezes crendo mais nelas do que nas palavras da Bíblia tomadas em sentido simples, normal, literal. A cada 2 minutos ao falarem e cada 50 linhas ao escreverem, estão citando, como se fosse a palavra final, Agostinho pra cá, Eusébio pra lá, até mesmo o hiper herege Orígenes (quando não estão citando, como se fosse palavra final, Lutero pra cá, Calvino ou Arminius pra lá, até mesmo o Catecismo de Westminster e as “sagradas” confissões doutrinárias de suas denominações. Arre!). Esquecem que a igreja romana, ao realmente nascer com Constantino no século 4 e ficar plenamente formada com Gregório no século 7, eliminou os escritos dos milhares de pastores e pregadores fiéis a Deus e contrários às heresias de Roma, e somente deixou sobreviver os escritos de umas poucas dezenas de pastores e pregadores que foram os grandes introdutores das heresias adotadas por Roma.

    Este um EXCELENTE artigo sobre o assunto, muito bem expondo as terríveis e inaceitáveis heresias desses “pais das HERESIAS do Romanismo”.

    Hélio.

    Os Pais da Igreja:
    Uma Porta para Roma

    Muitas pessoas têm entrado na Igreja Católica Romana através da larga porta dos “pais da Igreja”, e este artigo é uma sonora advertência para os dias de hoje, quando há uma difundida atração para os “pais da Igreja” dentro do evangelicalismo.

    Os ministros apologéticos católicos usam os “pais da Igreja” para provar que as doutrinas de Roma remontam aos primeiros séculos. No livro Born Fundamentalist, Born Again Catholic (Nascido Fundamentalista, Nascido Novamente Católico), David Currie continuamente usa os pais da Igreja para apoiar a sua posição. Ele diz, “O outro grupo de autores a quem os evangélicos deveriam ler… são os primeiros pais da Igreja” (pág. 4).

    O “movimento de oração contemplativa” é construído sobre esta mesma fundação fraca. O falecido Robert Webber, professor do Wheaton College, era um dos principais patrocinadores deste movimento de volta para os “pais da Igreja”, e ele disse:

  30. continuação:”Os primeiros pais podem nos levar de volta ao que é comum e nos ajudar a nos alinharmos [todos] atrás das várias tradições que foram deixadas para trás… Aqui é onde está nossa unidade. … evangélicos precisam ir além de [meramente] falar sobre a unidade da igreja, e experimentar isto através de uma atitude de aceitação da igreja como um todo e uma entrada em diálogo com o [católico grego] ortodoxo, com o católico [romano], e com outros corpos protestantes” (Ancient-Future Faith, 1999, p. 89).

    O fato é que a maioria dos “primeiros pais” foi herética! [ênfase adicionada por Hélio.]

    Esta expressão [“pais da Igreja”] se refere a vários líderes de igrejas dos primeiros séculos depois dos apóstolos, [líderes] que tiveram seus escritos preservados.

    Os únicos “pais da Igreja” genuínos são os apóstolos e profetas, aqueles cujos escritos foram dados por divina inspiração e registrados na Santa Escritura. Eles nos deram a “…fé de- uma- vez- por- todas havendo sido entregue aos santos,” (Jd 1:3 LTT). A fé [todo o corpo de doutrinas] que eles entregaram pode nos fazer “… perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.” (2Tm 3:16-17 ACF). Nós não precisamos de nada além da Bíblia. O ensino dos “pais de igreja” não contém um jota ou til de revelação divina.[ênfase adicionada por Hélio.]

    O termo “pais da Igreja” é uma designação incorreta que foi derivada da falsa doutrina (da Igreja Católica Romana) de sistema hierárquico de igreja. Aqueles homens não foram os “pais” da Igreja em nenhum sentido bíblico, e não tiveram nenhuma autoridade divina. Eles somente eram os líderes de igrejas de vários lugares que deixaram um registro de sua fé [fé, tanto no sentido de total confiar pessoal, como no sentido de corpo de doutrinas crida e pregada e praticada]. Mas a Igreja Católica Romana os exaltou a um nível de autoridade além dos limites designados pela Bíblia, transformando-os em “pais” sobre as igrejas localizadas dentro de regiões inteiras e sobre as igrejas do mundo inteiro.

    Os “pais da Igreja” estão agrupados em quatro divisões:
    – pais apostólicos (segundo século),
    – pais ante-nicenos (segundo e terceiro séculos),
    – pais nicenos (quarto século) e
    – pais pós-nicenos (quinto século).

    Nicenos refere-se ao Concílio de Nicéia em 325, o qual debateu a questão do arianismo e afirmou a doutrina da deidade de Cristo. Portanto, os pais ante-nicenos são assim chamados porque viveram no século anterior a este concílio, e os pais pós-nicenos são assim chamados porque viveram no século seguinte a tal concílio.

    Todos os “pais de igreja” foram infetados com alguma falsa doutrina, e a maioria deles foi seriamente infectada. Até mesmo os denominados pais apostólicos do segundo século estavam ensinando o falso evangelho que o batismo, o celibato, e o martírio proveriam perdão de pecados (Howard Vos, Exploring Church History, pág. 12). E, a respeito dos “pais” posteriores, — Clemente, Orígenes, Cirilo, Jerônimo, Ambrósio, Agostinho, Teodoro, e João Crisóstomo — o mesmo historiador admite: “Nas suas vidas e ensinos, achamos a semente de quase tudo aquilo que surgiu depois. Em forma de semente aparecem os dogmas do purgatório, transubstanciação, mediação sacerdotal, regeneração batismal, e o inteiro sistema sacramental” (Vos, pág. 25).

    De fato, um dos pais pós-nicenos é Leão, o Grande, o primeiro papa católico romano!

    Portanto, os “pais de igreja” são de fato os pais da Igreja Católica Romana. Eles são os homens que puseram o fundamento da apostasia que produziu o Romanismo e a Ortodoxia grega.

    Os escritos do Novo Testamento freqüentemente advertem que haveria uma apostasia, um abandono da fé [todo o corpo de doutrinas] entre os cristãos professos. Os apóstolos e profetas disseram que esta apostasia já tinha começado nos seus dias e tinham advertido que elas [a apostasia e o abandono da fé [todo o corpo de doutrinas] ] aumentariam à medida que o tempo do retorno de Cristo ficasse mais próximo.

    Paulo testemunhou disto em muitos lugares, dando um vislumbre da investida maligna que já estava infestando a obra de Deus. Considere a última mensagem dele aos pastores em Éfeso (Atos 20:29-30). Paulo os advertiu que aqueles falsos mestres viriam de fora e também …

  31. continuação:surgiriam de dentro de seus próprios grupos. Considere a segunda epístola dele para Corinto (2 Cor. 11:1-4, 12-15). Os falsos mestres eram ativos em Corinto e estavam corrompendo três das doutrinas cardeais da fé [todo o corpo de doutrinas] NeoTestamentária: a doutrina a respeito de Cristo, a doutrina a respeito da salvação, e a doutrina a respeito do Espírito Santo; e as igrejas estavam em perigo de ser subvertidas por estes erros. Considere as advertências de Paulo a Timóteo em 1 Tm 4:1-6 e 2 Tm 3:1-13 e 4:3-4.

    “29 Porque eu sei isto que, depois da minha partida, entrarão no meio de vós lobos cruéis, que não pouparão ao rebanho; 30 E que de entre vós mesmos se levantarão homens que falarão coisas perversas, para atraírem os discípulos após si.” (At 20:29-30 ACF)

    “1 ¶ QUISERA eu me suportásseis um pouco na minha loucura! Suportai-me, porém, ainda. 2 Porque estou zeloso de vós com zelo de Deus; porque vos tenho preparado para vos apresentar como uma virgem pura a um marido, a saber, a Cristo. 3 Mas temo que, assim como a serpente enganou Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos sentidos, e se apartem da simplicidade que há em Cristo. 4 Porque, se alguém for pregar-vos outro Jesus que nós não temos pregado, ou se recebeis outro espírito que não recebestes, ou outro evangelho que não abraçastes, com razão o sofrereis.” (2Co 11:1-4 ACF)

    “12 Mas o que eu faço o farei, para cortar ocasião aos que buscam ocasião, a fim de que, naquilo em que se gloriam, sejam achados assim como nós. 13 Porque tais falsos apóstolos são obreiros fraudulentos, transfigurando-se em apóstolos de Cristo. 14 E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz. 15 Não é muito, pois, que os seus ministros se transfigurem em ministros da justiça; o fim dos quais será conforme as suas obras.” (2Co 11:12-15 ACF)

    “1 ¶ MAS o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios; 2 Pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência; 3 Proibindo o casamento, e ordenando a abstinência dos alimentos que Deus criou para os fiéis, e para os que conhecem a verdade, a fim de usarem deles com ações de graças; 4 Porque toda a criatura de Deus é boa, e não há nada que rejeitar, sendo recebido com ações de graças. 5 Porque pela palavra de Deus e pela oração é santificada. 6 ¶ Propondo estas coisas aos irmãos, serás bom ministro de Jesus Cristo, criado com as palavras da fé e da boa doutrina que tens seguido.” (1Tm 4:1-6 ACF)

    “1 ¶ SABE, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos. 2 Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, 3 Sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, 4 Traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, 5 Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te. 6 Porque deste número são os que se introduzem pelas casas, e levam cativas mulheres néscias carregadas de pecados, levadas de várias concupiscências; 7 Que aprendem sempre, e nunca podem chegar ao conhecimento da verdade. 8 E, como Janes e Jambres resistiram a Moisés, assim também estes resistem à verdade, sendo homens corruptos de entendimento e réprobos quanto à fé. 9 Não irão, porém, avante; porque a todos será manifesto o seu desvario, como também o foi o daqueles. 10 ¶ Tu, porém, tens seguido a minha doutrina, modo de viver, intenção, fé, longanimidade, amor, paciência, 11 Perseguições e aflições tais quais me aconteceram em Antioquia, em Icônio, e em Listra; quantas perseguições sofri, e o SENHOR de todas me livrou; 12 E também todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições. 13 Mas os homens maus e enganadores irão de mal para pior, enganando e sendo enganados.” (2Tm 3:1-13 ACF)

    “3 Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; 4 E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas.” (2Tm 4:3-4 ACF)

    Pedro dedicou o inteiro segundo capítulo da sua segunda epístola a este tema. Ele advertiu no verso um que haveria falsos mestres que introduziriam “heresias de perdição”, referindo-se a heresias que negam a condenação da alma ao inferno eterno. Por exemplo, se alguém nega o nascimento virginal, a deidade, a [perfeita] humanidade, a impecabilidade, a eternidade, a expiação, ou a ressurreição de Jesus Cristo, não pode ser salvo. Heresias relativas a esses assuntos são heresias que condenam [ao inferno]. A corrupção da “doutrina a respeito de [e dada por] Cristo” resulta em um “falso Cristo.”

    João fornece alerta semelhante em suas epístolas (1João 2:18, 19, 22; 4:1-3; 2João 7-11).

    “18 ¶ Filhinhos, é já a última hora; e, como ouvistes que vem o anticristo, também agora muitos se têm feito anticristos, por onde conhecemos que é já a última hora. 19 Saíram de nós, mas não eram de nós; porque, se fossem de nós, ficariam conosco; mas isto é para que se manifestasse que não são todos de nós.” (1Jo 2:18-19 ACF)

    “Quem é o mentiroso, senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? É o anticristo esse mesmo que nega o Pai e o Filho.” (1Jo 2:22 ACF)

    “1 ¶ AMADOS, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo. 2 Nisto conhecereis o Espírito de Deus: Todo o espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus; 3 E todo o espírito que não confessa que Jesus Cristo veio em carne não é de Deus; mas este é o espírito do anticristo, do qual já ouvistes que há de vir, e eis que já está no mundo.” (1Jo 4:1-3 ACF)

    “7 ¶ Porque já muitos enganadores entraram no mundo, os quais não confessam que Jesus Cristo veio em carne. Este tal é o enganador e o anticristo. 8 Olhai por vós mesmos, para que não percamos o que temos ganho, antes recebamos o inteiro galardão. 9 Todo aquele que prevarica, e não persevera na doutrina de Cristo, não tem a Deus. Quem persevera na doutrina de Cristo, esse tem tanto ao Pai como ao Filho. 10 ¶ Se alguém vem ter convosco, e não traz esta doutrina, não o recebais em casa, nem tampouco o saudeis. 11 Porque quem o saúda tem parte nas suas más obras.” (2Jo 1:7-11 ACF)

    Dirigindo-se às sete igrejas em Apocalipse 2-3, o Senhor Jesus Cristo advertiu que muitas das igrejas apostólicas já eram fracas e estavam sob severa pressão por ataques heréticos (Ap. 2:6, 14-15, 20-24; 3:2, 15-17).

    “Tens, porém, isto: que odeias as obras dos nicolaítas, as quais eu também odeio.” (Ap 2:6 ACF)

    “14 Mas algumas poucas coisas tenho contra ti, porque tens lá os que seguem a doutrina de Balaão, o qual ensinava Balaque a lançar tropeços diante dos filhos de Israel, para que comessem dos sacrifícios da idolatria, e se prostituíssem. 15 Assim tens também os que seguem a doutrina dos nicolaítas, o que eu odeio.” (Ap 2:14-15 ACF)

    “20 Mas tenho contra ti que toleras Jezabel, mulher que se diz profetisa, ensinar e enganar os meus servos, para que se prostituam e comam dos sacrifícios da idolatria. 21 E dei-lhe tempo para que se arrependesse da sua prostituição; e não se arrependeu. 22 Eis que a porei numa cama, e sobre os que adulteram com ela virá grande tribulação, se não se arrependerem das suas obras. 23 E ferirei de morte a seus filhos, e todas as igrejas saberão que eu sou aquele que sonda os rins e os corações. E darei a cada um de vós segundo as vossas obras. 24 Mas eu vos digo a vós, e aos restantes que estão em Tiatira, a todos quantos não têm esta doutrina, e não conheceram, como dizem, as profundezas de Satanás, que outra carga vos não porei.” (Ap 2:20-24 ACF)

    “Sê vigilante, e confirma os restantes, que estavam para morrer; porque não achei as tuas obras perfeitas diante de Deus.” (Ap 3:2 ACF)

    “15 Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente! 16 Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca. 17 Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu;” (Ap 3:15-17 ACF)

    Assim, nos dias dos apóstolos, a fé [todo o corpo de doutrinas] do Novo Testamento estava sendo atacada por todos os lados pelo gnosticismo, judaísmo, nicolaitismo, e outras heresias.

    E os apóstolos e profetas alertaram que…

  32. continuação:essa apostasia deveria aumentar.

    Paulo disse, “Mas os homens maus e enganadores irão de mal para pior, enganando e sendo enganados.” (2Tm 3:13 ACF). Isto descreve o curso da era da Igreja em termos da expansão da heresia!

    Então, não é surpreendente achar erros doutrinários prevalecendo entre as igrejas dos primeiros séculos.

    Ademais, temos somente um registro muito parcial dos primeiros séculos, e os escritos sobreviventes foram severamente filtrados por Roma. A Igreja Católica Romana esteve no poder por um inteiro milênio, e sua Inquisição alcançou os cantos mais distantes de Europa e além. Roma fez tudo em seu poder para destruir os escritos daqueles que divergiam dela. Considere os valdenses. Estes cristãos (que viveram no norte da Itália e no sul da França e em outros lugares, durante a Idade Média) foram cruelmente perseguidos por Roma durante séculos. Embora saibamos que os valdenses têm uma história que começa no 11º século senão antes dele [Hélio acredita que ininterruptamente houve igrejas fiéis entre os valdenses, desde o século 2 até os séculos 14 e 15], o registro histórico deles quase foi destruído completamente por Roma. Só um punhado de todos os escritos valdenses foi preservado, sobreviveu durante todos esses séculos.

    Então, não é surpreendente que os escritos dos primeiros séculos que sobreviveram às perseguições e chegaram às nossas mãos no presente tempo sejam, na sua grande maioria, simpáticos às doutrinas de Roma. Isto não prova que a maioria das igrejas teve então a doutrina católica romana. Somente prova que esses escritos simpatizantes para com Roma foram permitidos sobreviver. [ênfase adicionada por Hélio.] Nós sabemos que muitas igrejas que existiram nesses primeiros séculos não concordaram com a doutrina romana, porque eles foram perseguidos pelos romanistas e são mencionados nos escritos dos “pais de igreja.”

    UM OLHAR EM ALGUNS DOS PAIS DA IGREJA

    Inácio (cerca do ano 50 – 110 d.C)

    Inácio foi o bispo de Antioquia no começo do segundo século. Ele foi preso aproximadamente no ano 110 e foi enviado para Roma para ser julgado e martirizado.

    1. Ele ensinou que [um conjunto de] igrejas [em uma região geográfica] deveria ter [vários] anciãos e um [só] bispo governante [sobre todos]; em outras palavras, ele estava exaltando um bispo acima de outro, enquanto que, na Escritura, os termos “bispo” e “ancião” referem-se à mesma condição e ao mesmo humilde ofício dentro da assembléia (Tito 1:5-7).

    2. Ele ensinava que todas as igrejas são parte de uma igreja universal.

    3. Ele afirmou que uma igreja não tem autoridade para batizar ou conduzir a ceia do Senhor a menos que tenha um bispo.

    Estes relativamente inocentes erros ajudaram a preparar o caminho para mais erros no século seguinte.

    Justino, o Mártir (cerca do ano 100 – cerca do ano 165 d.C)

    Quando Justino abraçou o cristianismo, ele manteve algumas das filosofias pagãs em que ele já cria.

    1. Ele interpretou as Escrituras alegoricamente e misticamente.

    2. Ele ajudou a desenvolver a idéia de um “estado intermediário” após a morte, o qual não seria céu nem inferno. Posteriormente, essa doutrina tornou-se naquela do purgatório, [da Igreja Católica] Romana.

    Irineu (125-202 d.C)

    Irineu foi pastor em Lion, França, e deixou um polêmico escrito intitulado Contra as Heresias, por volta do ano 185.

    1. Ele apoiou a autoridade dos bispos, [cada um] como dominador sobre [várias] igrejas.

    2. Ele defendeu a tradição da igreja acima das Escrituras. Por essa razão ele é declarado pela Igreja Católica como um dos que a ela pertencem.

    3. Ele ensinou a heresia católica da “presença viva” dizendo: “A Eucaristia torna-se o corpo de Cristo.”

    Clemente de Alexandria (150-230 d.C)

    1. Clemente liderou a alegorizante escola de Alexandria, desde 190 a 202. Esta escola foi fundada por Pantaenus.

    2. Clemente misturou intimamente a filosofia de Platão com o cristianismo.

    3. Ele ajudou a desenvolver a doutrina do purgatório, e acreditava que [praticamente] todo homem eventualmente seria salvo.

    Tertuliano (155 – 255 d.C)

    Tertuliano viveu em Cartago, no norte da África (localizada na costa do Mar Mediterrâneo na moderna Tunísia, entre a Líbia e a Argélia).

    1. Embora lutasse contra o gnosticismo, ele também …

  33. continuação:exaltou a autoridade da igreja acima daquilo que é reconhecido na Bíblia. Ele ensinou que a autoridade da igreja vem através de sucessão apostólica [Nota de Hélio: dentre os Batistas da Noiva, alguns, os “Sucessionistas”, caem nesta mesma heresia, sempre brigando e ensinando que um batismo e uma igreja batista só são válidos se puderem comprovar que procedem de um batizador e de uma igreja ‘fiéis e válidos’, isto é, que possam comprovar que procedem de outro batizador e de outra igreja ainda mais antiga e que sejam ‘fiéis e válidos’, isto é, que …, retrocedendo até um dos apóstolos, e estes a Cristo, tudo isto numa cadeia sem faltar nenhum elo e sem nenhum desses elos talvez ter sido ‘demasiadamente maculado’, senão a atual igreja terá que ser dissolvida e reorganizada sob uma igreja válida, e os batismos terão que ser refeitos sob um batizador válido . Ver http://solascriptura-tt.org/EclesiologiaEBatistas/NoivaBatistaExtremados-Longo-Helio.htm%5D

    2. Ele acreditava que o pão da ceia do Senhor era Cristo [física, corporal, literalmente], e preocupa-se sobremodo acerca das migalhas que caíam ao chão.

    3. Ele adotou o montanismo, crendo que Montano proclamava profecias por inspiração de Deus.

    4. Ele ensinou que viúvas que recasassem cometeriam fornicação.

    5. Ele ensinou que o batismo é [essencial] para o perdão de pecados.

    6. Ele classificou os pecados em três categorias, e creu na confissão de pecados aos clérigos.

    7. Ele disse que a alma humana foi vista, em uma visão, como sendo “suave, luminosa e da cor do ar”. Ele afirmou que todas as almas humanas estavam em Adão [já formadas, diferenciadas] e foram transmitidas para nós com a mancha do pecado original que estava sobre ele.

    8. Ele ensinou que houve um tempo em que o Filho de Deus não existiu e, neste tempo, Deus não era um Pai.

    9. Ele ensinou que Maria foi a segunda Eva e que, por sua obediência, redimiu a desobediência da primeira Eva.

    Cipriano (? – 258 d.C)

    Cipriano foi bispo de Cartago na África.

    1. Ele era tirânico e abastado, e escreveu contra as igrejas novacianas por causa dos esforços delas para manterem a membresia da igreja pura.

    2. Cipriano defendeu a doutrina antibíblica que certos [pastores, a saber, os] bispos, teriam autoridade sobre outras igrejas, e que todos os pastores [dessas igrejas inferiores] deveriam se submeter a ele.

    3. Ele apoiou a heresia do batismo infantil.

    Não é de se admirar que a Igreja Católica o fez um dos seus “santos”.

    Orígenes (185-254)

    Embora sofresse perseguição e tortura pela causa de Cristo, sob o imperador Décio, no ano de 250, Orígenes era cheio de falsos ensinos. O caráter de Orígenes é descrito pelo historiador luterano Mosheim como “uma combinação de contrários: sábio e imprudente; perspicaz e estúpido; criterioso e precipitado; inimigo da superstição, e seu protetor; defensor vigoroso do cristianismo, e seu corruptor; enérgico e irresoluto; a quem a Bíblia deve muito, e de quem sofreu muito.” Não concordamos que a Bíblia deve alguma coisa a Orígenes, mas não há nenhuma dúvida que sofreu muito em suas mãos. Seguem algumas estranhas doutrinas de Orígenes:

    1. Ele negou a infalível inspiração das Escrituras.

    2. Ele rejeitou a historicidade literal dos primeiros capítulos de Gênesis, e do diabo levando Jesus para uma alta montanha e lhe oferecendo os reinos do mundo (Will Durant, The Story of Civilization, Vol. III, p. 614). Durant cita Orígenes: “Quem é tão tolo para acreditar que Deus, como um agricultor, plantou um jardim no Éden, e colocou nele uma árvore de vida… de forma que alguém que provou da fruta obteve conhecimento do bem e do mal? ”

    3. Ele aceitou o batismo infantil.

    4. Ele ensinou a regeneração batismal e a salvação pelas obras. “Após estes pontos, é ensinado também que a alma, tendo substância e vida própria em si mesma, deve, após sua partida deste mundo, ser recompensada de acordo com seus méritos. É destinada para ou obter uma herança de vida eterna e bem-aventurança, se suas ações tiverem almejado isto, ou ser entregue ao castigo e fogo eterno, se a culpa de seus crimes a tiver trazido a isto” (Orígenes, citado por W.A. Jurgens, The Faith of the Early Fathers).

    5. Ele acreditava que o Espírito Santo era possivelmente algum tipo de ser criado. “No caso dEle [do Espírito Santo], não podemos distinguir claramente se Ele [o Espírito Santo] nasceu ou não, ou mesmo se Ele deve ou não deve ser considerado como um Filho de Deus” (Orígenes, citado por W.A. Jurgens, The Faith of the Early Fathers).

    6. Ele acreditou em uma forma de purgatório e em universalismo, negando o fogo literal do inferno e crendo que o diabo da mesma maneira poderia eventualmente ser salvo. “Agora deixe-nos ver qual é o significado da ameaça com fogo eterno. … Parece estar indicado por estas palavras que todo pecador acende para si próprio a chama do fogo e não é lançado em fogo que foi acendido anteriormente por outra pessoa ou que já existiu antes dele. … E quando esta dissolução e violenta separação da alma terão sido completados por meio da aplicação do fogo, sem nenhuma dúvida será posteriormente solidificado em uma estrutura mais firme e em uma restauração de si mesma” (Orígenes, citado por W.A. Jurgens, The Faith of the Early Fathers).

    7. Ele acreditava que as almas dos homens são pré-existentes e que estrelas e planetas possivelmente têm almas. “Porém, com respeito ao sol, e a lua e as estrelas, se eles são seres vivos ou estão sem vida, não há nenhuma tradição clara” (Orígenes, citado por W.A. Jurgens, The Faith of the Early Fathers).

    8. Ele acreditava que Jesus foi um ser criado e não um ser eterno. “Ele teve uma visão aberrante a respeito da natureza de Cristo, [visão esta] que deu origem à posterior heresia de Ariano ” (Encyclopedia of Christian Apologetics, “Origen”). Que Orígenes acreditou que Jesus Cristo teve uma origem é evidente nesta declaração: “Secundariamente, aquele Jesus Cristo, que veio, nasceu do Pai antes de todas as criaturas; e, depois disso, Ele serviu ao Pai na criação de todas as coisas — porque, por intermédio dEle [de Cristo], todas as coisas foram feitas” (Orígenes, citado por W.A. Jurgens, The Faith of the Early Fathers).

    9. Ele negou a ressurreição do corpo, afirmando que ele é esférico, imaterial e não possui os membros. “Ele negou a tangível natureza física do corpo ressurreto, em claro contraste com o ensino das Escrituras” (Encyclopedia of Christian Apologetics, “Origen”)”. Devido a esse …

  34. continuação:
    ensino, ele [Orígenes] foi condenado pelo Concílio de Constantinopla.

    10. Ele alegorizou o ensino da Bíblia dizendo: “As Escrituras têm pouca utilidade para esses que a conhecem literalmente.” Nisto ele foi um dos pais do herético método amilenarista de interpretação profética, o qual foi ainda mais desenvolvido por Agostinho e mais tarde adotado pela Igreja Católica Romana. Isso destrói as doutrinas apostólicas da iminência do retorno de Cristo (Mt. 24:42, 44; 25:13; Mc. 13:33), e da tribulação literal, e do reino milenar. Também anulou o cumprimento literal das promessas de Deus para Israel, e preparou o palco para os séculos de perseguição aos judeus pela Igreja Católica Romana [levando ao feroz ódio anti-sionista de Lutero, e este ao sanguinário ódio do Nazismo, que andará submerso mas vivo em muitas igrejas amilenaristas. Nota de Hélio].

    Eusébio de Cesarea (270-340)

    1. Eusébio ajuntou uma coleção dos escritos de Orígenes e promoveu seus ensinos cheios de erros: “Sempre que existe prova de que Orígenes e sua escola deterioraram a corretude do texto [da Bíblia], na mesma extensão fica claro que Eusébio aceitou e perpetuou aquele malefício [à Bíblia]” (Discussions, de Robert Lewis Dabney, I, p. 387).

    2. Constantino o Grande, que uniu igreja e estado no império romano (e que, portanto, lançou os fundamentos para o estabelecimento da Igreja Católica Romana) contratou Eusébio para produzir alguns Novos Testamentos em grego. Frederick Nolan e outras autoridades têm denunciado Eusébio por ter [propositadamente] produzido muitas adulterações no texto da Escritura. “Tal como é aparente que Eusébio não desejava o poder, do mesmo modo pode ser mostrado que ele tinha o desejo e propósito de fazer aquelas adulterações no texto sagrado das quais eu tenho ousado acusá-lo.” (Nolan, Inquiry into the Integrity of the Greek Vulgate, p. 35).

    3. Muitas das [mais] notadas omissões nas modernas versões [da Bíblia] podem ser rastreadas retroativamente até este período, inclusive [as omissões de] Marcos 16:9-20 e João 8:1-11. Depois de intensiva investigação, Frederick Nolan concluiu que Eusébio [propositadamente] “suprimiu aquelas passagens em sua edição.” (Nolan, p. 240). De fato, muitas autoridades textuais têm identificado Vaticanus e Sinaiticus, os manuscritos tão reverenciados pelos modernos críticos textuais, como duas cópias do Novo Testamento em grego feito por Eusébio. Esses manuscritos [de Eusébio] também continham os espúrios escritos apócrifos “Pastor de Hermas” e “Epístola de Barnabás”. Orígenes tinha considerado Escritura canônica estes livros não inspirados e fantasiosos (Goodspeed, The Formation of the New Testament, p. 103).

    Jerônimo (340 – 420 d.C)

    Jerônimo foi chamado por Damasus, bispo de Roma, para produzir uma Bíblia [a ser adotada como] padrão em latim. Ela foi completada entre os anos de 383 e 405, e se tornou a Bíblia adotada pela Igreja Católica. Ela é comumente chamada de Vulgata Latina (vulgata significando comum). O moderno crítico textual Bruce Metzger diz que os manuscritos gregos usados por Jerônimo “aparentemente pertenceram ao mesmo tipo de texto Alexandrino” (Metzger, The Text of the New Testament, p. 76). Isso significa que eram da mesma família a qual pertencem as versões modernas. Kenion e Robinson também afirmam isso (Kenyon, The Text of the Greek Bible, p. 88; Robinson, Ancient Versions of the English Bible, p. 113). Essas versões comumente removem “Deus” de I Timóteo 3:16 e contém muitas outras corrupções. Jerônimo foi profundamente infectado com falsos ensinos:

    1. Jerônimo seguiu os falsos ensinos do ascetismo, crendo que o estado de celibato era espiritualmente superior ao do casamento. Ele [Jerônimo] exigia que os líderes de igrejas não se casassem. James Heron, autor de The Evolution of Latin Christianity (“A Evolução do Cristianismo Latino”), observou que “nenhum indivíduo sozinho fez tanto [quanto Jerônimo] para fazer o monasticismo popular nos mais altos graus da sociedade” (Heron, 1919, p. 58).

    2. Jerônimo acreditava na veneração de “relíquias sagradas” e de ossos de cristãos mortos (Heron, pp. 276, 77).

    3. Jerônimo “desempenhou um papel de liderança e muita influência em ‘abrir as comportas para a prece aos santos’, ensinando “distinta e enfaticamente que os santos no céu ouvem as orações dos homens na terra, intercedem por eles, e lhes enviam ajuda do céu” (Heron, pp. 287, 88).

    4. Jerônimo ensinou que Maria foi a contraparte de Eva, do mesmo modo que Cristo foi a contraparte de Adão; e que, através de sua obediência, Maria tornou-se instrumento de auxílio para redenção da raça humana (Heron, p. 294). Ele também ensinou que Maria foi perpetuamente virgem (Heron, pp. 294, 95).

    5. Jerônimo acreditava na água benta (Heron, p. 306).

    6. “Jerônimo justificou a morte como penalidade para ‘heréticos’ ” (Heron, The Evolution of Latin Christianity, p. 323).

    O espírito e caráter de Jerônimo é descrito, até mesmo por um historiador que teve grande respeito por ele, com estas palavras: “tal irritabilidade e amargura de temperamento, tal veemência de paixão descontrolada, tal intolerância e espírito perseguidor, e tal inconstância de conduta” (Schaff, History of the Christian Church, III, p. 206).

    É óbvio que Jerônimo tinha absorvido muitas dos falsos ensinos e atitudes que eventualmente se tornaram os entrincheirados dogmas e práticas da Igreja católica romana.

    Ambrósio (339-397)

    Ambrósio foi bispo de Milão, Itália, entre 374-397. Por causa de sua grande dedicação a muitas das primeiras heresias doutrinárias, seus escritos tiveram aceitação pelos papas em concílios católicos. Ambrósio teve uma forte influência sobre Agostinho. A Igreja Católica o fez um santo e um doutor da igreja.

    1. Ambrósio usou o método alegórico-místico de interpretação da Bíblia, tendo sido influenciado por Orígenes e Filo.

    2. Ele ensinou que os cristãos devem ser devotos de Maria, encorajou o monasticismo, e creu nas preces dirigidas aos santos

    3. Ele acreditava que a igreja tem o poder para perdoar pecados.

    4. Ele acreditava que a ceia do Senhor é um [re-] sacrificar do Cristo.

    5. Ele ensinou que a virgindade é mais santa que o casamento. E, sempre que possível, encorajou jovens mulheres a não casarem. Seu ensino sobre isso ajudou a pavimentar o caminho para o sistema monástico católico.

    6. Ele ofereceu preces dirigidas aos mortos.

    Agostinho (354-430)

    Agostinho foi contaminado com muitas falsas doutrinas e ajudou a lançar o fundamento para a formação da Igreja Católica Romana. Por esta razão Roma lhe presta honraria como um dos “doutores da Igreja”.

    1. Ele foi um perseguidor e o pai da doutrina da perseguição na Igreja Católica.

    O historiador Neander observou que os ensinos de Agostinho “continham a semente de um sistema completo de despotismo espiritual, intolerância e perseguição, chegando a igualar a corte da Inquisição.” Agostinho instigou perseguições contra crentes donatistas que estavam lutando para manter as igrejas puras após a era apostólica. Ele interpretou Lucas 14:23 (“força-os a entrar”) como significando que Cristo requeria que as igrejas usassem a força contra os heréticos.

    2. Ele foi o pai do amilenarismo, alegorizando a profecia bíblica, e ensinando que a Igreja Católica é o Reino de Deus.

    3. Ele ensinou que os sacramentos são um meio de salvação

    4. Ele foi um dos pais do batismo infantil. O ‘concílio’ de Mela, na Numídia, em 416 d.C, composto de meramente quinze pessoas e presidido pelo próprio Agostinho, decretou: “Igualmente, esse é o desejo- ordem bispos: que qualquer que negar que infantes recém nascidos de suas mães devem ser batizados, ou que disser que o batismo é administrado para remissão de seus próprios pecados mas não por causa do pecado original passado desde Adão e a ser expiado pela pia [batismal] da regeneração, seja MALDITO”.

    5. Ele ensinou que Maria nunca cometeu nenhum pecado, e promoveu sua adoração. Ele acreditava que Maria representava uma vital papel na salvação (Agostinho, Sermon 289, citado in Durant, The Story of Civilization, 1950, IV, p. 69).

    6. Ele acreditava no purgatório.

    7. Ele aceitou a doutrina do “celibato” para “padres”, apoiando o decreto do “Papa” Siricius de 387, o qual ordenou que qualquer padre que casasse ou recusasse se separar de sua esposa deveria ser disciplinado.

    8. Ele exaltou a autoridade da igreja sobre a Bíblia, declarando, “eu não creria no evangelho a não ser que eu fosse movido a fazer assim pela autoridade da Igreja Católica” (citado pelo Papa João Paulo II, Augustineum Hyponensem, Apostolic Letter, Aug. 28, 1986, http://www.cin.org/jp2.ency/augustin.html ).

    9. Ele acreditava que a verdadeira interpretação das Escrituras foi derivada da declaração dos concílios da Igreja (Agostinho, De Vera Religione, xxiv, p. 45).

    10. Ele interpretou os primeiros capítulos de Gênesis figuradamente (Dave Hunt, “Calvin and Augustine: Two Jonahs Who Sink the Ship,” em “Debating Calvinism: Five Points, Two Views, por Dave Hunt e James White”, 2004, p. 230).

    11. Ele ensinou que Deus pré-ordenou alguns para salvação e outros para condenação, e que a graça de Deus é irresistível para o verdadeiro eleito. O próprio Calvino

  35. continuação:admitiu, no século 16, que ele derivou sua teologia TULIP de “A Soberania de Deus” de Agostinho. Ele disse: “Se eu fosse inclinado a compilar um volume completo de Agostinho, eu poderia facilmente mostrar a meus leitores que eu não necessito de nenhuma palavra [minha], mas somente das dele [de Agostinho].” (Calvin, Institutes of the Christian Religion, Livro III, Cap. 22).

    12. Ele ensinou a heresia da sucessão apostólica desde Pedro (Hunt, ibid., p. 230).

    João Crisóstomo (347-407)

    Crisóstomo foi um líder em Antioquia, na parte grega que está separada da Igreja Católica de hoje, e ele tornou-se “patriarca” de Constantinopla no ano 398.

    1. Ele acreditava na “real presença” [células de carne e olhos e hemácias e leucócitos e ossos etc., de Cristo] na missa; que o pão literalmente tornar-se-ia Jesus Cristo.

    2. Ele ensinou que a tradição da igreja pode estar em mesmo nível de autoridade que as Escrituras.

    Cirilo (376-444)

    Cirilo foi o “patriarca” de Alexandria e apoiou muitos erros que levaram à formação da Igreja Católica.

    1. Ele promoveu a veneração a Maria e a chamou de “Theotokos”, isto é, aquela que deu à luz Deus [deu-lhe existência].

    2. Em 412, Cirilo instigou a perseguição contra os cristãos donatistas.

    UM ALERTA DO PODER DOS PAIS DA IGREJA EM LEVAR A ROMA

    Tendo visto algumas das heresias que fermentaram os “pais da Igreja”, não é surpreendente que um estudo não-crítico de seus escritos possa levar a Roma. É para lá que todos eles [os “pais da Igreja”] encaminhavam! E nós temos somente olhado para os mais doutrinariamente corretos dos “pais da Igreja.”!

    No século 19, JOHN HENRY NEWMAN (1801-1890) caminhou para dentro da Igreja Católica Romana através da porta dos pais da Igreja. Newman, um sacerdote anglicano e um dos líderes do Movimento Oxford na Igreja da Inglaterra, é um dos mais famosos protestantes convertidos a Roma. Ele disse que dois dos fatores de sua conversão foram sua fascinação com os pais da Igreja e seu estudo da vida dos “santos ingleses”, referindo-se aos místicos católicos tais como Joan de Norwich. Ele [Newman] se converteu a Roma em 1845, e foi feito cardeal pelo papa Leão XIII em 1879. Nos últimos dias muitos estão seguindo a conduta de Newman.

    SCOTT E KIMBERLY HAHN, presbiterianos que se juntaram à Igreja Católica Romana, foram influenciados pelos pais da Igreja. Em sua influente autobiografia, Rome Sweet Rome, (“Roma, Doce Roma”), Kimberly recorda como Scott estudou os “pais da Igreja” quando ele ainda era um ministro presbiteriano. “Scott ganhou muita compreensão a respeito dos primeiros pais da Igreja, alguns dos quais ele usou em seus sermões. Isso foi muito inesperado para nós ambos, porque quase nunca tínhamos lido sobre os primeiros pais da Igreja, quando estávamos no seminário. De fato, em nosso último ano nós tínhamos reclamado em alto e bom som para amigos contra uma possível infiltração do Romanismo, quando um curso a respeito dos primeiros pais da Igreja foi oferecido por um sacerdote anglicano. Porém, aqui estava Scott citando tais pais em seus sermões! Uma noite Scott veio de seu estudo e disse: ‘Kimberly, eu tenho que ser honesto. Eu não sei por quanto tempo nós ainda estaremos sendo presbiterianos. Nós deveríamos nos tornar Episcopalianos.” (Rome Sweet Rome, p. 56).

    De fato, eles se tornaram católicos romanos, e a influência dos “pais da Igreja” na decisão deles é óbvia.

    Em 1985, THOMAS HOWARD veio a se tornar outro famoso protestante que se converteu a Roma. Em 1984, em seu livro, Evangelical Is Not Enough, (“[Ser] Evangélico Não É o Bastante”), Howard conclamou os evangélicos a estudarem os pais da Igreja. Howard foi professor no Gordon College por quinze anos, e é de uma proeminente família de evangélicos. Seu pai, Philip, foi editor do Sunday School Times; seu irmão David Howard foi líder da World Evangelical Fellowship; e sua irmã Elisabeth casou-se com o famoso missionário Jim Elliot, que foi martirizado pelos índios Auca no Equador.

    Os livros Surprised by Truth (“Surpreendido pela Verdade”), editado por Patrick Madrid, e The Road to Rome (“A Estrada para Roma”), editado por Dwight Longenecker, e Journeys Home (“Jornadas [de Regresso] ao Lar”), editado por Marcus Grod, contêm muitos exemplos desse fenômeno. Um dos testemunhos é de SHARON MANN, que diz:

    “Eu comecei a ler os primeiros pais da Igreja e compreendi o que qualquer um deles cria: eles seguramente não eram protestantes. Temas católicos apimentam as vistas da história da igreja. Eu não posso negar isso…” (Journeys Home, 1997, p. 88).

    Isso é verdade, é claro. Temas católicos apimentam a paisagem dos “pais da Igreja”. O que ela deveria ter entendido é que eles [os “pais”] não eram doutrinariamente sadios, e absolutamente não tinham [nenhuma] autoridade. Por tudo o que eles [os “pais da Igreja”] foram, não podem ser nossos exemplos e guias. Ela [Sharon Mann] deveria os ter comparado com a infalível verdade da Bíblia, e deveria os ter rejeitado como heréticos.

    Ao invés disso, ela permitiu aos “pais da Igreja” atiçarem sua curiosidade sobre o Catolicismo Romano, e foi acabar em uma missa. Nesse lugar, ela teve uma poderosa experiência emocional quando a multidão se ajoelhou para idolatricamente “adorar” a sagrada hóstia em seu cortejo na “custódia”. Ela começou a chorar e sua garganta ficou apertada. Ela disse:

    “Se o Senhor estava verdadeiramente passando tão perto, então eu anelava adorá-lo e venerá-lo, mas se Ele não estivesse verdadeiramente passando eu temeria ser idólatra. Naquele fim de semana tive uma poderosa impressão sobre meu coração, e encontrei a mim mesma em falta de bons argumentos para permanecer protestante. Meu coração anelava que eu me tornasse católica e fosse restaurada à unidade com toda a cristandade.” (Journeys Home, p. 89).

    Quando ela fala à respeito do Senhor passando próximo, ela se refere à doutrina católica que a bolacha ou hóstia da missa torna-se o real corpo e sangue de Jesus quando ela é abençoada pelo padre e, depois disso, ela é adorada como o próprio Jesus. Seguindo-se à missa, a hóstia é colocada em uma caixa chamada tabernáculo e os católicos rezam a ela. A hóstia é o Jesus católico.

    Roger Oakland descreve uma experiência que teve em Roma na festa de Corpus Christi quando o papa Bento XVI a celebrou na basílica da Catedral de Maria:

    “Finalmente, depois de eu ter estado quase três horas de pé esperando, o papa e seu séqüito chegaram. O papa estava carregando o Jesus Eucarístico na custódia. Cedo do dia, durante a missa na basílica de São Pedro, esse Jesus foi transportado para a basílica de São João, para outra cerimônia. Finalmente, para o final, o papa transportou Jesus para a Catedral de Maria. O papa pegou a custódia, subiu os degraus da igreja, e segurou Jesus bem alto, para as massas verem. Esse Jesus foi posto em um altar temporariamente ereto no topo dos degraus. Um cardeal então abriu a janela de vidro da custódia, removeu a bolacha consagrada (Jesus) e diligentemente o colocou no interior da igreja, onde pôs Jesus dentro de um tabernáculo. Essa experiência deu-me um soluçante lembrete de que isso é uma terrível apostasia.” (Faith Undone, p. 126).

    Madre Teresa exemplifica isso. Ela declarou claramente que seu Cristo era o biscoito da missa. Considere as seguintes citações de seu discurso para o Worldwide Retreat for Priests (“Retiro Mundial para Sacerdotes”), em outubro de 1984, na cidade do Vaticano:

    “Eu me lembro de alguns anos atrás, quando o presidente do Iêmen nos solicitou o envio de algumas de nossas irmãs para seu país. Eu respondi que isso era difícil porque durante muitos anos não tivemos autorização para nenhuma capela no Iêmen realizar uma missa pública, e ninguém tinha autorização para funcionar publicamente nesse país como um padre. Eu expliquei que eu queria enviar irmãs, mas o problema era que, sem um padre, sem Jesus indo com elas, nossas irmãs não poderiam ir a lugar algum. Parece que o presidente do Iêmen teve algum tipo de consulta, e a resposta que veio de volta para nós foi, ‘sim, você pode enviar um padre com as irmãs!’ Eu fiquei tão comovida com o pensamento que SOMENTE QUANDO O PADRE ESTÁ ALI NÓS PODEMOS TER NOSSO ALTAR E NOSSO TABERNÁCULO E NOSSO JESUS. SOMENTE O PADRE PODE PÔR JESUS ALI PARA NÓS.” (Madre Teresa, citada em Be Holy: God’s First Call to Priests Today (“Sede Santos: O Primeiro Chamado de Deus para os Sacerdotes de Hoje”), editado por Tom Forrest, C.Ss.R., 1987, p. 109).

    “Um dia ela (uma garota trabalhando em Calcutá) veio, pôs seus braços em volta de mim e disse, ‘eu encontrei Jesus.’… ‘E o que exatamente você estava fazendo quando o encontrou?’ Eu perguntei. Ela respondeu que depois de 15 anos tinha finalmente ido à confissão e recebido a Santa Comunhão das mãos de um padre. Sua face estava mudada e ela estava sorrindo. Ela estava uma pessoa diferente porque O PADRE LHE TINHA DADO JESUS [a bolacha, para ela engolir]” (Madre Teresa, Be Holy: God’s First Call to Priests Today, p. 74).

    É uma grande cegueira espiritual se pensar que o Senhor Jesus pode ser adorado legitimamente na forma de uma bolacha da farinha de trigo!

    O mais recente convertido a Roma é FRANCIS BECKWITH, primeiro presidente da Evangelical Theological Society. Em maio de 2007 ele ofereceu sua renúncia da organizaçã…

  36. organização após converter-se a Roma. Sua jornada para Roma foi despertada pela leitura dos pais da Igreja. Ele disse: “Em janeiro, por sugestão de um querido amigo, eu comecei a ler os primeiros pais da Igreja bem como alguns dos mais sofisticados trabalhos em justificação de autores católicos. Eu fiquei convencido de que os primeiros pais da Igreja eram mais católicos do que protestantes…” (“Evangelical Theological Society President Converts,” The Berean Call, May 7, 2007).

    Novamente, ele está correto em observar que os primeiros pais da Igreja eram muito parecidos com os católicos, mas isso nada prova. A verdade não é encontrada nos pais da Igreja, mas na própria Bíblia.

    *** *** *** *** ***

    Este artigo é um sonoro alerta para os que têm ouvidos para ouvir a verdade. Não precisamos estudar os “pais da Igreja”. [Somente] precisamos ter a certeza de que somos nascidos de novo e que temos a habitação do Espírito Santo como nosso professor,

    “E a unção que vós recebestes dele, fica em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina todas as coisas, e é verdadeira, e não é mentira, como ela vos ensinou, assim nele permanecereis.” (1Jo 2:27 ACF).

    Também precisamos estudar a Bíblia diligentemente e caminhar bem junto de Cristo e ficar tão profundamente enraizados na verdade que não poderemos ser desviados pelas ciladas do diabo e por toda o vento impetuoso de erro que está assoprando em nossos dias.

    “Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente.” (Ef 4:14 ACF).

    David Cloud

    Traduzido por Edmilson de Deus Teixeira, 2008.

    Todas as citações bíblicas são da ACF (Almeida Corrigida Fiel, da SBTB). As ACF e ARC (ARC idealmente até 1894, no máximo até a edição IBB-1948, não a SBB-1995) são as únicas Bíblias impressas que o crente deve usar, pois são boas herdeiras da Bíblia da Reforma (Almeida 1681/1753), fielmente traduzida somente da Palavra de Deus infalivelmente preservada (e finalmente impressa, na Reforma, como o Textus Receptus).

    (Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta página de http://solascriptura-tt.org)

    (retorne a http://solascriptura-tt.org/ PessoasNosSeculos/
    retorne a http:// solascriptura-tt.org/ )

    • Parabéns, Joe. Você sabe copiar/colar textos de autores modernos. Talvez algum teólogo americano da Teologia da Prosperidade, acertei ? Me passa o link depois de onde você copiou para eu poder ler do original, tá ? Amplexos.

  37. Você deveria postar o nome da sua denominação para vermos se ela é perfeita nas doutrinas bíblicas, se for, então vc e a sua igreja deveria fazer as mesmas obras deste pastor aos necessitados.

  38. Vc colou uma pagina do site cacp sobre como indentificar uma seita sendo que aquele texto não têm nada haver com a adud, lá tb têm uma pagina que explica o que é um movimento contraditório, e acho que é isto que vc deveria classificar a ”ADUD”, pela minha analise a ”ADUD” têm o nível da Congregação Cristã do Brasil na qualidade de doutrinas:
    http://www.cacp.org.br/movimentos/indexmenu.aspx?menu=12&submenu=7

    Só que em questão de obras e amor ao próximo a adud supera todas as igrejas, pq o Pastor Marcos aonde vê um mendigo ou um viciado ele para para ajudar materialmente e espiritualmente. Isto é mto difícil de se vêr em pastores atuais, mtos pastores passam com seus carrões importados perto desta gente e nem para. A bíblia fala muito em prosperidade mas tb fala mto que os cristãos devem ser unidos, veja alguns exemplos irrefutável:

    Tiago 1:26 Se alguém entre vós cuida ser religioso, e não refreia a sua língua, antes engana o seu coração, a religião desse é vã.
    Tiago 1:27 A religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo.

    MT 25
    32 E todas as nações serão reunidas diante dele, e apartará uns dos outros, como o pastor aparta dos bodes as ovelhas;
    33 E porá as ovelhas à sua direita, mas os bodes à esquerda.
    34 Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo;
    35 Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me;
    36 Estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e fostes ver-me.
    37 Então os justos lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? ou com sede, e te demos de beber?
    38 E quando te vimos estrangeiro, e te hospedamos? ou nu, e te vestimos?
    39 E quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos ver-te?
    40 E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.
    41 Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos;
    42 Porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber;
    43 Sendo estrangeiro, não me recolhestes; estando nu, não me vestistes; e enfermo, e na prisão, não me visitastes.
    44 Então eles também lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, ou com sede, ou estrangeiro, ou nu, ou enfermo, ou na prisão, e não te servimos?
    45 Então lhes responderá, dizendo: Em verdade vos digo que, quando a um destes pequeninos o não fizestes, não o fizestes a mim.
    46 E irão estes para o tormento eterno, mas os justos para a vida eterna.

    MT 19
    21 Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, e segue-me.

    29 Ele, porém, querendo justificar-se a si mesmo, disse a Jesus: E quem é o meu próximo?
    30 E, respondendo Jesus, disse: Descia um homem de Jerusalém para Jericó, e caiu nas mãos dos salteadores, os quais o despojaram, e espancando-o, se retiraram, deixando-o meio morto.
    31 E, ocasionalmente descia pelo mesmo caminho certo sacerdote; e, vendo-o, passou de largo.
    32 E de igual modo também um levita, chegando àquele lugar, e, vendo-o, passou de largo.
    33 Mas um samaritano, que ia de viagem, chegou ao pé dele e, vendo-o, moveu-se de íntima compaixão;
    34 E, aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando-lhes azeite e vinho; e, pondo-o sobre a sua cavalgadura, levou-o para uma estalagem, e cuidou dele;
    35 E, partindo no outro dia, tirou dois dinheiros, e deu-os ao hospedeiro, e disse-lhe: Cuida dele; e tudo o que de mais gastares eu to pagarei quando voltar.
    36 Qual, pois, destes três te parece que foi o próximo daquele que caiu nas mãos dos salteadores?
    37 E ele disse: O que usou de misericórdia para com ele. Disse, pois, Jesus: Vai, e faze da mesma maneira.

    Atos 4
    32 ¶ E era um o coração e a alma da multidão dos que criam, e ninguém dizia que coisa alguma do que possuía era sua própria, mas todas as coisas lhes eram comuns.
    33 E os apóstolos davam, com grande poder, testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e em todos eles havia abundante graça.
    34 Não havia, pois, entre eles necessitado algum; porque todos os que possuíam herdades ou casas, vendendo-as, traziam o preço do que fora vendido, e o depositavam aos pés dos apóstolos.
    35 E repartia-se a cada um, segundo a necessidade que cada um tinha.

  39. O que é uma seita?

    Conceito: Uma seita é qualquer grupo que se afasta do ensino da Palavra de Deus para divulgar suas próprias idéias religiosas.
    Algumas Características Comum nas Seitas :Jesus não é o centro das atenções.
    Normalmente as seitas possuem outros deuses ou profetas e acabam colocando Cristo em segundo plano.Tem outras fontes doutrinárias além da Bíblia e crêem apenas em partes da Bíblia; consideram inspirados os escritos dos seus fundadores e os colocam no mesmo nível da Bíblia. * Dizem serem os únicos certos.
    Geralmente ensinam o homem a desenvolver sua própria salvação.
    “HERESIAS E SEITAS”
    O mesmo espírito religioso que está por detrás de cultos como o islamismo, o animismo (adoração de espíritos, englobando todas as formas de umbanda), o espiritismo e outras manifestações religiosas, está também por detrás de todas as seitas e heresias que surgiram no meio da Igreja no decorrer da história. Na verdade, o diabo é especialista em variar suas armas no ataque contra a Igreja.
    A diferença entre o paganismo e o cristianismo é fácil de ser detectada, mas o mesmo não acontece entre o cristianismo verdadeiro e alguns movimentos heréticos.
    HERESIA
    A palavra “heresia” vem do termo grego “hairesis”. Essa palavra é empregada no Novo Testamento com dois sentidos principais: (1) seita, no sentido de facção ou partido, um corpo de partidários de determinadas doutrinas (veja At 5:17; 15:5; 24:5; 26:5; 28:22); e (2) opinião contrária à doutrina prevalecente, de cujo ponto de vista é considerada heresia (veja 2 Pe 2:1). 1 Co 11:19; Gl 5:20
    Nestes dois textos, o termo haireseis procura definir a atividade facciosa ou partidária. No primeiro, o sentido negativo do termo “partidos” é esclarecido pelo contexto: os aprovados são aqueles que não tomam parte nos “partidos”.No segundo, é traduzido como “facções”.
    SEITA
    Podemos compreender melhor o que são seitas se, em primeiro lugar, verificarmos qual a diferença entre “seita” e “heresia”.
    “Por definição, um herege é um cristão professo que está errado com relação a alguma verdade particular, ao passo que o ponto essencial quanto às seitas é que elas absolutamente não são cristãs, e sim contrafações do cristianismo.
    “Em seu sentido mais genérico, seita é “devoção a uma pessoa ou coisa particular, dedicada por uma corporação de adeptos”.
    Esta definição está na raiz de termos como “sectarismo”, e por esse ângulo tanto um partido político como uma torcida organizada de futebol poderiam ser classificados como “seita”.
    As seitas aparecem invariavelmente como falsificações da fé cristã.Podemos dizer que as seitas, em sua maior parte, são o produto final das heresias, ou seja, o resultado da fermentação herética na massa da igreja.
    Nem toda heresia culmina na formação de uma seita, mas toda seita possui em seu sistema elementos heréticos.

  40. O DE TER DOUTRINAS TODAS AS IGREJAS TEM, MAIS EXAGERAR NELAS, COM EXTREMISMOS JÁ É OUTRA HISTORIA … NAO SE PODE LER JORNAIS, VER TV, CRIAR ANIMAIS, NÃO TER PLANTAS EM CASA PQ PODEM ESTAR OU SER POSSUIDOS PELO DIABO. NAO USAR PRETO E VERMELHO POR SER A COR Q AS POMBAS GIRAS USAM KKKK…. VERDE E ROSA PODE? NAO SE ESQUEÇAM QUE O VERDE E ROSA SÃO AS CORES DA MANGUEIRA KKK E O CARNAVAL SEGUNDO ALGUNS É DO DIABO …… KKKKKKKKK…. AIII SANTA IGNORANCIA OU BURRICE.

  41. Acredito que você deva ser um evangélico tradicional que não crê no batismo do Espirito Santo, todo evangélico tradicional lê mais a bíblia do que ora e todo evangélico pentecostal ora e jejua mais do que a bíblia. Eu nunca vi nenhum caso de teologo usado por DEUS falando em línguas, expulsando demônios, curando e profetizando. Mas eu já vi casos de evangelicos tradicionais serem possessos por demônios e através de uma oração pentecostal a pessoa foi liberto. Eu acho que quem lê muito a bíblia deve orar mais e quem ora e jejua muito deve lêr mais um pouco a bíblia.
    O evangelho não é só de palavras mas é de ação.

  42. Na história das igrejas cristãs vemos que quando uma igreja pequena está crescendo ela é perseguida pelas igrejas maiores, e depois que estas pequenas se tornam maiores elas geralmente fazem acordos ecumênicos.

  43. O DE TER DOUTRINAS TODAS AS IGREJAS TEM, MAIS EXAGERAR NELAS, COM EXTREMISMOS JÁ É OUTRA HISTORIA … NAO SE PODE LER JORNAIS, VER TV, CRIAR ANIMAIS, NÃO TER PLANTAS EM CASA PQ PODEM ESTAR OU SER POSSUIDOS PELO DIABO. NAO USAR PRETO E VERMELHO POR SER A COR Q AS POMBAS GIRAS USAM KKKK…. VERDE E ROSA PODE? NAO SE ESQUEÇAM QUE O VERDE E ROSA SÃO AS CORES DA MANGUEIRA KKK E O CARNAVAL SEGUNDO ALGUNS É DO DIABO …… KKKKKKKKK…. AIII SANTA IGNORANCIA OU BURRICE.(aonde gera prostiduiçao norte destruiçao e deus nunca foi e nunca sera por que e o diabo que veio para matar roubar e destruir)

  44. Ficar só dentro da igreja lendo a biblia é facil,mas ter o amor de almas é isso ai,desafiar o inimigo,colocar a cara a tapas….esse sim é um homem preparado pra isso……..amo o pastor marcos.

  45. 007. eu nunca questionei a obra da ADUD, questiono as escolhas dogmáticas dela, que na minha opinião é pura eresia, extremismo!

  46. em Deus tudo se pode o inimigo quer se levantar mais só para cauir novamente Deus não quer que nós fiquemos aqui brincando de ser crente.heiiiiiii!!!!!! jesus está voltando se esperte irmão!!!!!!!!!!!

  47. Henderson: Mas JESUS também disse:
    João 14.12: “Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai”.

  48. Henderson continuação de João 14:12,13,14:
    13 E tudo quanto pedirdes em meu nome eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho.

    14 Se pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei.

    as obras maiores ja começou a se cumprir a partir do dia de petencostes, que na primeira pregação de pedro quase 3 mil almas se arrependeram, é a evangelização da humanidade que precisa ter um encontro com Jesus.
    o maior milagre na vida de alguem é se arrepender, a biblia relata que a alegria nos céus quando um pecador se arrepende,
    Lucas 15:10
    Assim vos digo que há alegria diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende.
    Frutos da arvore boa:
    *A Adud já conseguiu converter cerca de 5000 traficantes, assaltantes e drogados através do poder de DEUS.

    * O pastor conseguiu acabar com mais de 10 rebeliões pelo poder de DEUS.

    * A Adud já conseguiu resgatar mais de 700 pessoas condenadas a morte no tribunal do tráfico pelo poder de DEUS.

    * O Pastor Marcos já ganhou para Cristo bandidos em cadeias dos EUA, França e Itália.

    *Muitos foragidos da justiça se entregam a polícia depois de ouvirem os conselhos dos dirigentes da ADUD.

    O que o diabo está ganhando com isto, sendo que ele veio para matar, roubar e destruir?

    ============
    Vou comentar um pouco sobre as doutrinas listadas no site da Adud que você distorceu:
    *Sobre a proibição de assistir TV, lêr revistas e jornais:
    R:A Adud salva os arquivos de reportagens de vídeos ou escritos para mostrar nos cultos. O próprio site da Adud têm uma série de reportagens em videos no youtube dos seus trabalhos evangelisticos e sociais e eles respondem na pagina da doutrina da igreja:
    NÃO TER OU NÃO ASSISTIR TELEVISÃO

    Sabemos que hoje a televisão é um dos maiores meios de comunicação que temos, porém destrói vidas, tanto crentes quanto não crentes. Pois vemos que através dela somos cercados de mentiras e heresias, por exemplo: ela ensina o casal a trair, os jovens se viciarem, as crianças a serem desobedientes a seus pais, ao adolescente achar que já é dono de seu nariz, ao homem seguir após outros deuses e não ao verdadeiro Deus, ao homem e a mulher trocarem de sexo, o desejo e ação de matar e a homens corretos serem corruptos. Por isso não assistimos. Claro que usamos a televisão par alcançar vidas, mas não nos contaminamos com a tal.
    NÃO TER HÁBITO DE LER JORNAIS OU REVISTAS

    Devido o trabalho que efetuamos, através dos egressos do Sistema Penitenciário, a mídia Escrita está sempre nos procurando para saber mais do que desenvolvemos junto aos encarcerados. Sendo assim usamos os jornais e as revistas, quando há algo a respeito das causas de Cristo.

    * Sobre a questão de roupas:
    Teve um amigo ai de cima que já mostrou um videos da Marcha para JESUS onde a cantora da Adud está de vestida de vermelho na frente do pastor Marcos, talves eles estejam abandonando este costume. Mas em todos os vídeos do youtube do pastor expulsando demônios eu nunca vi ele expulsando demônios de pessoas só porque usam roupas vermelhas, de pessoas que comem carne de porco, de pessoas que usam pergumes e outras costumes que não me recordo.

    Você pode vêr no youtube que as pessoas que caem possessas nas orações do pastor são:
    *homosexuais
    *feiticeiros
    *assassinos, ladrões e drogados
    *prostitutas
    *Pessoas que usam camisetas com estampas ou desenhos de demônios e monstros
    *Pessoas que usam crucifixo ou imagens de santos pendurados no pescoço.
    *Pessoas que falam palavrões.

    Este é o perfil das pessoas que caem possessas nas orações do Pastor.

    • joerSS, meu caro, estamos revivendo uma discussão muito antiga. A fé por si só basta ? Ou só as obras ? Ou as duas juntas ? Isso vem atormentando cristãos desde que Lutero disse que a Epístola de Tiago era uma epístola de palha, pois diz que a fé sem obras é morta.
      Então, nós estamos num impasse que vem muito antes de nós. Eu só acho que não devemos nos cegar diante das obras de alguns pretensos homens de Deus, pois fomos advertidos que nem todos os que fazem prodígios e maravilhas são dignos de crédito. Por isso eu acho importante verificar também a doutrina de cada igreja, o que ela prega. Se distanciar muito do evangelho, como eu acho que a ADUD se afasta, então não são para mim dignos de crédito, por mais obras que façam. É só isso. Não tenho nada pessoal contra ninguém, álias, acho que meu texto deixa isso bem claro.

  49. Henderson:A fé e as obras devem andar juntas, só que a fé é que produz obras e não vice e versa.
    Lembra do caso do rico e Lázaro, do bom samaritano que ajudou aquele homem roubado e espancado por ladrões?
    Até mesmo na igreja primitiva havia uma doutrina de boas obras e isto atraia pessoas a se converterem:

    Atos 4
    32 ¶ E era um o coração e a alma da multidão dos que criam, e ninguém dizia que coisa alguma do que possuía era sua própria, mas todas as coisas lhes eram comuns.
    33 E os apóstolos davam, com grande poder, testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e em todos eles havia abundante graça.
    34 Não havia, pois, entre eles necessitado algum; porque todos os que possuíam herdades ou casas, vendendo-as, traziam o preço do que fora vendido, e o depositavam aos pés dos apóstolos.
    35 E repartia-se a cada um, segundo a necessidade que cada um tinha.

  50. sim o mundo esta imundo, gente toma cudado principalmente os adolescentes velhinhoss e todos que por algun motivo não consegue se defender, confie mas em deus ele existe ………………………………………………………………………………………..

  51. Quanta verborragia que beira a logomania …..

    que cada um faça a sua parte e cumpra o s(S)eu propósito.

    essas discussões só promovem a pulverização do corpo de Cristo, que julgo ser plural. Aliás o Universo é plural. Estamos carecas de saber, por meio da História, o perigo de qq tipo de intolerancia. O III Reich há tão pouco tempo foi a expressão maxima da intolerância. E as guerras de intolerancia sempre dizimaram vidas, e, muitas vezes em nome de “deus”. Não precisamos nem sequer sair do Brasil para rememorarmos a perseguição sangrenta a movimentos messianicos por inumeras motivações (politicas, religiosas, economicas etc).

    Abaixo a intolerancia!

    Cai de paraquedas aqui…. mas não seriam os “sectarios” os ferozes críticos da ADUD ?

    O Brasil é uma nação multi- etnico-cultural e, portanto, no meu entendimento, é compreensível as inúmeras divergencias e interpretações da realidade, quer seja material, espiritual etc

    VIVA A LIBERDADE DE EXPRESSÃO (inclusive a religiosa!)

    Abaixo o (s) tribunal (ais) da “Santa” Inquisição (ções).

    Que possamos ter a visão de Unidade , de CORPO que alías é tão COMPLEXO, com inumeros órgãos, tecidos, membros, células, atómos etc com distintas funções mas fundamentais para o sucesso da vida.

    Deus é o soberano juiz !!

    Os iluminados que atirem a primeira pedra!

    ronaldo

    • Não sei se rola, Fabricio. Hoje em dia recebo mais feedback dos leitores pelo Twitter do que pelos comentários do blog. Quase ninguém mais comenta em blogs, essa é a dura verdade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s