Vende-se: Islândia

A primeira vítima da crise global na economia já apareceu: a Islândia quebrou. Faliu. Foi para o brejo. Se o país fosse uma empresa, teria que mandar os empregados embora e vender o patrimônio para pagar as dívidas…

Está todo mundo dizendo que esta é a pior crise econômica desde sempre. Eu, particularmente, acho que é um exagero. As crises anteriores quebraram países como o Brasil, Rússia, Argentina ou Ucrânia. Essa crise até agora só quebrou…a Islândia.

A bela “terra do gelo” foi a bancarrota porque seus três maiores bancos quebraram. E o balanço deles é 10 vezes maior do que o PIB do país. Ou seja, nem a nacionalização dos bancos resolveu o problema, porque o governo não tem dinheiro para cobrir as dívidas. A Rússia (quem diria, hein ?) já emprestou 5 bilhões de dólares para ajudar os islandeses. E há boatos que os islandeses vão pedir dinheiro emprestado ao Brasil. Definitivamente, o mundo está mudando mais rapidamente do que esse pobre escriba pode acompanhar…

A Islândia foi colonizada por wikings noruegueses e também já foi morada (só no verão) de monges irlandeses. Já pertenceu à Noruega e a Dinamarca, e é independente desde 1944. Tem pouco mais de 300 mil habitantes. Sua principal atividade econômica é a pesca. A maioria da população é luterana, mas só 10 % freqüenta regularmente a igreja (os católicos brasileiros parecem estar fazendo escola).

Então, se você tem alguns bilhões de dólares sobrando e quiser comprar uma ilha gelada (a temperatura máxima é de 14 graus no verão) é só tratar com o sr. Geir H. Haarde, primeiro ministro da Islândia.


Belas mulheres, muito peixe e uma paisagem deslumbrante. E aí, vai encarar ?

Anúncios

2 comentários sobre “Vende-se: Islândia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s