Hoje na História: o fósforo assassino

E continuando a sua série “Hoje na História” o Depokafé volta 66 anos no passado para contar como um fósforo pode matar quase 500 pessoas.

Foi em Boston, Estados Unidos. Em 28 de novembro de 1942 a boate Cocoanut Grove estava lotada. Era o primeiro fim de semana depois do feriado de Ação de Graças. Soldados americanos, antes de serem mandados para o front da Segunda Guerra Mundial também aproveitavam seus últimos momentos em casa.

O Cocoanut Grove ocupava todo o espaço de um quarteirão e tinha capacidade para 460 pessoas, mas naquele dia a estimativa era que pelo menos 1000 pessoas abarrotavam o lugar. Havia 13 portas no recinto, mas 12 estavam fechadas, para não permitir a entrada de penetras.

Então, por volta das 22 horas, um ajudante de garçom de 16 anos, Stanley Tomaszewski, foi chamado para substituir uma lampada em um dos ambientes da boate. Ele teve que acender um fósforo para enxergar o local. E esse fósforo começou uma tragédia.

Em menos de 15 minutos o fogo destruiu todo o local. Os freqüentadores, em pânico, tentaram fugir pela única porta que estava aberta. Houve corre-corre e muitas pessoas foram pisoteadas. Outras morreram em virtude da inalação de fumaça. Quando os bombeiros chegaram, às 22h20, não havia mais nada a fazer a não ser recolher os corpos.

492 pessoas morreram naquele dia, entre elas o famoso ator de faroeste Buck Jones. Stanley Tomaszewski, que iniciou o incêndio, sobreviveu para contar a história. Barney Welansky, dono da boate, foi processado por violação de diversas normas anti-incêndio e foi condenado a 42 anos de cadeia. Se fosse no Brasil não teria nem pagado as indenizações às vítimas…

c1

O Cocoanut Groove depois do incêndio

A boate acabaria demolida em 1945. No local hoje está um estacionamento de um hotel, com uma placa relembrando a tragédia.

cocoanutgrovefiresite

Aqui ficava o Cocoanut Groove

Anúncios

3 comentários sobre “Hoje na História: o fósforo assassino

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s