A família dos Papas

Existem famílias que se destacam num determinado ramo e entram para a História por causa disso. Um exemplo que quase ninguém lembra é dos Curie: além de Marie Curie e seu esposo, a filha deles, Iréne Curie, também recebeu o Nobel de Química em 1935 e a sua irmã, Éve, escreveu a biografia da mãe famosa, que posteriormente se transformou em filme.

Mas uma família italiana pode se orgulhar de algo que dificilmente vai voltar a acontecer: a família Colonna teve a honra de ter oito papas na família.

colonna

O brasão da família Colonna

A história começou com Sisto III, que foi Papa de 432 a 440. Ele lutou contra algumas heresias e reformou basílicas.

Depois veio Adriano I, de 772 a 795. Ele foi grande amigo de Carlos Magno.

O terceiro Colonna a ser eleito Papa foi Estevão IV (ou Estevão V, de acordo com algumas listas). Ele só ficou 7 meses no poder, entre 816 e 817.

Logo em seguida, Sérgio II foi Papa de 844 a 847. Durante seu pontificado Roma foi saqueada pelos sarracenos.

O século IX ainda veria um terceiro papa vindo da família Colonna. Nicolau I foi Papa de 858 a 867. Arrumou briga com o rei de Bizâncio por causa da evangelização da Bulgária e foi excomungado por um Concílio convocado pelo imperador. Mas morreu antes de ser deposto.

E, para suceder Nicolau I, foi eleito Adriano II, o quarto papa da família Colonna no século IX. Não se sabe o seu grau de parentesco com o papa anterior. Ele tentou reatar as relações com Bizâncio, estremecidas por seu antecessor. Também cuidou da evangelização dos eslavos, fortalecendo o trabalho de São Cirilo e São Metódio. Foi Papa de 867 a 872.

E a família Colonna estava a fim mesmo de monopolizar o trono de Pedro no século IX. Adriano III se tornaria o quinto papa da família nesse século. Ele só ficou um ano e quatro meses no poder, entre maio de 884 e setembro de 885. Morreu enquanto fazia uma viagem à França, na cidade de Modena. Alguns dizem que ele pode ter sido assassinado a mando dos nobres italianos.

Se o século IX foi o século dos Colonna, no século XIII eles arrumaram confusão da grossa. Em 1297 os irmãos Pedro e Jacó Colonna eram cardeais e resolveram fazer uma oposição ferrenha ao Papa da vez, Bonifácio VIII. O Papa não tolerou a petulância dos irmãos e os expulsou da Igreja, além de tomar as suas propriedades. Os dois fugiram para a França. Em represália, em 7 de setembro de 1303 Sciarra Colonna, irmão dos dois, atacou o palácio papal em Anagni e fez o papa refém por 3 dias. Bonifácio VIII acabaria morrendo um mês depois do incidente. Seu sucessor, Clemente V, não querendo arrumar confusão com o rei da França – ele mudou a sede do papado para Avignon, na França, o que daria origem ao Grande Cisma do Ocidente – restaurou as posses e os cargos dos dois irmãos Colonna.

E quis a História que um Colonna desse fim ao Grande Cisma do Ocidente. Otto (ou Odo) de Colonna foi eleito como o Papa Martinho V em 1417, durante o Concílio de Constança, e acabou com uma longa série de papas e antipapas disputando o controle da igreja. Foi Papa até 1431. Ele seria o último da sua família a subir ao “trono de Pedro”, mas sua família continuaria influente na Cúria Romana pelo menos até o século XVI. Hoje em dia a casa dos Colonna em Roma, o Palácio Colonna, é aberto para visitação pública.

Anúncios

6 comentários sobre “A família dos Papas

    • Na Idade Média o papado foi muito influenciado pelas poderosas famílias romanas, Noemi, os Bórgia e os Collona incluídos. Foi uma época de muita corrupção, nepotismo e bagunça. Até que demorou para aparecer alguém como o Lutero para colocar a boca no trombone…

    • Não, Adrina, nunca postei nada sobre os Bórgia. Mas estou lendo um livro ótimo sobre a história do papado (de onde saiu a idéia para esse post) e acho que vou ter material suficiente para escrever um post legal a respeito.

  1. Como diria Zagallo : “vocês vão ter que me engolir”, pois sou da família Colonna. Brasileiro, bisneto de um Colonna, que, apesar de tudo, tem orgulho de ser um Colonna. Ser “Silva” é mais um na multidão, mas os Colonna são poucos. Colonna com dois N’s.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s