Hoje na História: a tragédia do vôo 981

E a série Hoje na História está de volta, para lembrar os 35 anos da uma tragédia aérea: a queda do DC-10 das Linhas Áreas Turcas na França em 1974.

O vôo DC-10 981 das Linhas Aéreas Turcas saiu de Istambul no dia 03 de março de 1974 e seu destino era Londres. Fez uma escala no aeroporto de Orly, na França, e estava rumando para o seu destino quando a porta do compartimento de cargas se abriu em pleno vôo.

Isso causou a descompreensão do compartimento dos passageiros. Seis deles, ainda atados às suas poltronas pelos cintos de segurança, que estavam mais próximos da porta, foram sugados para fora do avião e caíram de uma altura de 3.800 metros para a morte certa. Detalhe: eles provavelmente estiveram conscientes o tempo todo.

A descompreensão e a violência com que a porta foi arrancada causaram também o rompimento dos cabos que controlavam a aeronave. Os pilotos nada podiam fazer. O DC-10 tinha agora a mesma capacidade de voar do que um tijolo.

O avião caiu na floresta de Ermenonville. Partiu-se em dezenas de pedaços. Os corpos dos passageiros foram cruelmente dilacerados. Somente 4 corpos foram encontrados inteiros. Pedaços de corpos ficaram espalhados por uma área de 800 metros. O resgate foi pavoroso, de acordo com relatos da época. O saldo final foi de 346 mortos.

ermenonville-crash3
Uma cena do resgate dos corpos

O mais triste nessa história é que a tragédia poderia ter sido facilmente evitada. Em 1972 um avião do mesmo modelo tinha tido o mesmo problema na porta do compartimento de cargas enquanto sobrevoava o Canadá. Mas, nesse caso, os cabos não se romperam, e o piloto conseguiu pousar o avião. Por causa desse incidente a McDonell Douglas, fabricante da aeronave, havia recomendado a troca do sistema de trava da porta. Mas era só uma recomendação, e as Linhas Aéreas Turcas não tinha sequer um histórico detalhado da manutenção da aeronave. E quem acabou pagando por isso foram os pobres passageiros…

ermenonville
Singelo monumento em homenagem às vítimas na floresta de Ermenonville

Um comentário em “Hoje na História: a tragédia do vôo 981

  1. sempre os pasageiro ão saber disso lamento muito são meus irmão da parte de Deus lamento a perda sim ……………..

Deixe um comentário