TOP 5: os melhores livros lidos em 2009

Assim como no ano passado, o primeiro post do ano no Depokafé é o meu “top five” de livros lidos no ano anterior.

Li bastante no ano passado, por isso não foi fácil escolher cinco bons livros. Infelizmente vou ter que deixar alguns bons livros de fora, mas o ranking tem que ser feito, então paciência. Sem mais delongas, vamos aos escolhidos de 2009 por esse humilde escriba.

resistencia

Resistência – Agnès Humbert

Diários estão entre as minhas leituras favoritas. Depois do clássico “Diário de Anne Frank” e do excelente “Vozes Roubadas”, a experiência de ter lido o diário/autobiografia de Agnès Humbert foi diferente. Porque, ao contrário dos outros, essa é uma obra de uma mulher “madura”. Agnès tinha 41 anos quando publicou suas memórias, que envolvem um breve período em que ela fez parte da incipiente Resistência francesa e o longo período de provações que ela passou nos campos de trabalho nazistas na Alemanha. Um livro escrito com sensibilidade, mas ao mesmo tempo mostrando a realidade nua e crua. Dicotomia interessante, leitura recomendada.

silmarillion

O Silmarillion – JRR Tolkien
OK, Tolkien é um gênio. Apesar de ter lido a trilogia do “Senhor dos Anéis” rápido demais para apreciar a sua beleza, eu já desconfiava do talento dele. Mas foi depois que eu li este livro que eu pude afirmar isso com certeza. “O Silmarillion” pode ser considerado o “Genêsis” da obra de Tolkien. Está tudo lá, a origem do mundo, dos anões, dos elfos, dos homens, o mal se espalhando com Morgoth e depois com o Sauron, e todas as guerras, tragédias e mortes associadas a isso tudo. É um livro monumental. Centenas de personagens, que trocam de nome conforme os acontecimentos, mais centenas de lugares, rios, reinos, regiões, que também mudam de nome, o que obriga você a consultar o glossário no final do livro para não ficar perdido. Mas é uma obra essencial para quem quiser entender o mundo de Tolkien. A ser lido sem pressa.

img

Além das coincidências – Martin Plimmer e Brian King
Coincidências estão entre meus temas favoritos. Eu já escrevi sobre o assunto aqui no Depokafé e até numa série nunca terminada no IdéiaFix. Já li diversos livros sobre o assunto, e este é um dos melhores. Tem bastante coincidências curiosas que vão fazer a alegria dos seus amigos nas rodinhas de bar, mas ao mesmo tempo tem algumas discussões interessantes sobre o fenômeno, principalmente na primeira parte. Um livro que deve ser lido por quem quiser fazer sucesso nas rodas de amigos.

12848_0_5

O inimigo do Rei – Lira Neto
Biografias também são o tipo de leitura que eu gosto. E não poderia deixar de ler a biografia de José de Alencar, um dos meus autores clássicos favoritos. Sinceramente, se tivessem me ensinado na escola mais do que a visão “pasteurizada” que os meus professores de Literatura me passaram sobre o escritor cearense, eu teria gostado ainda antes dele.
O livro só peca por alguns erros de impressão – datas, principalmente – mas a pesquisa histórica é sólida, muitos dados são inéditos e a leitura flui naturalmente. José de Alencar merece muito mais reconhecimento hoje em dia do que tem, pois foi um personagem fascinante. Se você nunca gostou muito de José de Alencar, leia esse livro e mude de ideia.

267476_4

As mulheres mais perversas da história – Shelley Klein
Ah, as mulheres…nós, homens, não vivemos sem elas, salvo raras exceções. E, via de regra, somos mais cruéis do que elas. Mas nem todas.
Desde a “dupla dinâmica” Agripina & Messalina na Roma Antiga até a perversidade de Myra Hindley – cognominada “a facel do mal” esse livro mostra a biografia de 15 das mulheres mais perversas da história. Os acontecimentos são de arrepiar, muitos deles inacreditáveis. O livro não faz pre-julgamentos e se limita a mostrar os fatos, sem grandes discussões filosóficas. Não  chega a ser um livro leve, mas a leitura é fácil e rápida. Recomendo para homens e, principalmente, para mulheres.

6 comentários sobre “TOP 5: os melhores livros lidos em 2009

  1. li apenas o primeiro da lista e concordo com você, gosto muito de Robert Fisk ele tem 2 livros publicados aqui no Brasil e acho que vc vai gostar

Deixe um comentário

