Entendendo o calendário maia

Por causa do filme “2012” o que antes era conhecido só por meia dúzia de esquisotéricos pessoas agora é de domínio público: o mundo vai acabar em 2012, de acordo com o calendário maia. Mas afinal, que calendário é esse que tem um final ? Vou tentar explicar, de uma forma simplificada, neste post.

Antes de mais nada, vamos quebrar um mito: os mais não tinham UM calendário. Eles tinham dois.

O calendário civil, ou Haab, tinha dezoito meses de vinte dias mais cinco dias “azarados” no final, para completar os 365 dias do ano solar. Já o calendário ritual, o Tzolkin, tinha treze meses de vinte dias. Cada dia tinha um nome e um significado, e a cada 52 anos os calendários se encontravam no primeiro dia do ano, formando um “ano perfeito”. Isso é importante, e vamos saber logo porque.

Assim como nós dividimos nosso calendário em décadas, séculos e milênios, o calendário maia também tinha suas divisões, com base no número 20. Então, 20 kins (dias) é igual a 1 uinal (mês). 18 uinal é igual a um Tum (360 dias) acrescido de um vayeb (5 dias azarados). As contas continuam assim:

20 Tum = 1 Katum (7200 dias ou 19 anos e 73 dias);

20 Katum = 1 Baktum (144.000 dias ou 394 anos e 52 dias)

20 Baktum = 1 Pictum (2.880.000 dias ou 7890 anos e 41 dias)

20 Pictum = 1 Calabtum (57.600.000 dias ou 3.156.164 anos)

20 Kinchiltun = 1 Alautum (23.040.000.000 dias ou 63.312.328 anos)

Como dá para perceber, os maias gostavam de datas grandes. De acordo com José Argueles – aquele mesmo que impediu o Apocalipse em 1987 – há uma estela maia em Quiriguá, na Guatemala, que marca a data de 10 quatrilhões e 240 trilhões de anos ! E os astrônomos hoje em dia achando que o Universo tem só alguns bilhões de anos…

Os maias também dividiam o calendário em “céus”(13 ciclos de 52 anos, ou 676 anos) e “infernos” (nove ciclos de 52 anos, ou 468 anos) em que aconteciam, alternadamente, coisas boas e ruins.

Exageros a parte, os maias tinham um calendário, o que não é nenhuma novidade, qualquer civilização que se preze tem que ter um. Então, o que torna o calendário maia especial ?

Bem, os maias acreditavam que a cada 30 baktuns (ou seja, 5.125,4 anos) acontecia um novo “ciclo”. Esse é exatamente um quarto do tempo necessário para a precessão dos equinócios. A cada ciclo tudo era destruído e renovado. Já se foram quatro ciclos, e este é o quinto. O ciclo atual começou em 3.113 aC, e termina em 21/12/2012 dC.

Mas isso também não é novidade. Outras culturas ao longo da história acreditaram em destruições/renovações periódicas da humanidade. Podemos citar o calendário hindu, os indios hopi da América do Norte e até um sonho relatado no livro de Daniel na Bíblia fala de algo semelhante. Então, porque acreditaríamos nos maias ? Bem, porque para quem acredita, o calendário maia já acertou outras vezes.

O acerto mais retumbante do calendário maia teria sido em 21 de abril de 1509, quando Cortez entrou em Tenoctitlán, capital dos astecas. Os maias tinham sido absorvidos pelos astecas, que usavam seu calendário. Pelo calendário maia, esse era o primeiro dia de um “ano perfeito”, um ano em que os calendários civil e ritual se encontravam. Era também o começo de um ciclo de nove “infernos” e a data profetizada para o retorno de Quetzalcoatl, o deus asteca. Coincidências ? Talvez…

José Argueles (veja o link lá em cima) também escolheu a data de 16/08/1987 para a “Conjunção Harmônica’” – basicamente ele convenceu 144 mil pessoas a entoarem “OM” por 3 minutos – porque essa data coincidia com o final de um ciclo de nove infernos no calendário maia. E o Calendário da Paz que ele divulga – e ganha dinheiro com cursos para entender aquele negócio complicado – foi francamente baseado no calendário maia. Coincidência ? Nesse caso não…

Há outras forçações de barra interpretações sobre datas do calendário maia coincidindo com datas de acontecimentos importantes no mundo. Num livro que eu tenho aqui em casa – e que pelo jeito só eu li – a autora insiste que Saddam Hussein e o Iraque teriam algo a ver com o “fim do mundo” em 2012. Parece que ela estava assim meio errada, né ? De qualquer forma, é só procurar por aí e você vai achar gente alegando que o calendário maia acertou muita coisa nos últimos séculos.

O último “Katum” do calendário maia começou em 26/07/1992 e vai até a fatídica data de 20/12/2012. Para quem acredita, tudo o que está acontecendo no mundo agora, da escalada do terrorismo aos terremotos nada mais são do que as “dores do parto” da nova era que vai chegar em breve. Para quem não acredita – eu estou entre eles – é válida aquela velha frase: quem viver, verá. Então, meu prezado leitor, minha cara leitora, a única coisa que nos resta é esperar que essa confusa mistura de datas esteja errada e que o Argueles e seus amigos estejam simplesmente loucos equivocados.

Anúncios

23 comentários sobre “Entendendo o calendário maia

  1. Ja sabia um pouco sobre os calendarios porque ouvi no Nerdcast, mas o post ta bem mais completo. E eu não sei se acredito no fim do mundo, mas por precaução não deixarei nenhum jogo pendente 😛

  2. De parte concordo do que está escrito nesta pagina de Internet, mas por outro tenho umas dívidas uma delas é o porque de estarem a falar coisas que podem não se verdade e darem a suas certeza disso

  3. obrigado, eu tenho 13 anos e queria sabem come usar o dicionario mai para poder o entendelo e ese blog me ajudou muito iso e um blog ecelente e que deviar ser usado como modelo

  4. Achei o site muito interessante, fazia tempo quq queria nteder como os mais faziam a contagem dos anos , com relacao ao fim do mundo, nao acredito que seja o fim, como diz o apocalipse ( oque muitos entendem como o fim mas na verdade significa a revelacao) acredito que algo grande esta para acontecer nao sei exatamente oque, mas se pararmos pra prestar atencao nas ultimas decadas perceberemos que uma “bomba” esta para explodir, adoraria dividir teorias com qlq um que estiver interessado!
    Muito obrigado pelo site Henderson!

  5. bom…
    quanto a mim, as coisas es´~ao a passar-se no coração e nas mentes das pessoas . mais no coração.
    segundo alguns livres pensadores com quem já tive o prazer de conviver e com alguns lideres espirituais. é mesmo isso . O CORAÇÃO
    tive umas experiências pessoais …. ou melhor; a minha experiência primeira , passou um pouco, como se diz, -ao lado –
    estava distraido!
    depois de ter tomado consciencia há já alguns anos do que se esta a passar , resolvi ficar atento,
    as experiencias têm surgido em catadupa.
    experiencias reveladoras.

  6. OS PLANETAS VAM SE ALINHAR E A TERRA VAI SOFRER UM ABALO
    ABALO ESSE QUE DA ORIGEM A TSUNAMIS E QUISAS DO TIPO
    O POLO NORTE PASSA A SER POLO SUL
    E NASCE UMA NOVA ÉRA

  7. Confesso que estou com medooo … mas não sei de que “lado” estou … tem hora que acredito tem hora que nãoo ! Gostei muito do seu post :* exatamente oque eu queria saber ( vlw) …. Espero que esse calendario Maia esteje errado 😀
    E sÓ quem esta conosco é DEUS 😀
    xau xau

  8. Cada um tem a sua visão… mas o homem (Argueles) não estava louco não…. o que se vai passar só vai ser visto pelos olhos daqueles que acreditam 😉

  9. olha cara eu não deixo de acreditar,pois as coisas estão ficando pretas mesmo . então agora é só esperar mesmo pra vẽ o q vai da..né,.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s