Eu não quero futebol em Osvaldo Cruz

Fazia tempo que, seguindo os passos do Toogood, que faz isso com maestria, eu queria introduzir (ui !) alguns textos aqui no Depokafé sobre a cidade onde eu moro, Osvaldo Cruz, a “princesinha da Alta Paulista”. Bom, essa hora chegou.

Essa semana um dos dirigentes do Osvaldo Cruz FC deu uma entrevista deprimente na Rádio local. Se você não clicou no link, o Osvaldo Cruz FC é o time de futebol da cidade, que surgiu em 2004 e que hoje disputa a série A2 do Campeonato Paulista. Eu já falei um pouco dele aqui, há séculos atrás.

Acontece que o time está na zona de rebaixamento e o tal dirigente deu uma entrevista no estilo “ame-o ou deixe-o”, criticando os que criticam o time. Basicamente, para ele, quem ama Osvaldo Cruz TEM que apoiar o time, porque a diretoria é séria, acerta mais do que erra, o time representa a cidade, etc, etc, etc.

Me desculpe, sr. Luiz Antônio Gumiero, digníssimo presidente do Osvaldo Cruz FC, mas eu não quero futebol em Osvaldo Cruz. Eu não gosto do time que você preside.

Sabe porque ? Porque o Osvaldo Cruz FC é um desperdício. Ele não representa Osvaldo Cruz em nada. Ele não tem identidade com a cidade. Não tem um jogador sequer da cidade. O time não serve à cidade. A cidade é que serve ao time. E o time serve a meia dúzia de empresários que tem interesse em colocar os jogadores na “vitrine” da série A2. Serve à imprensa, e nesse caso eu estou falando especificamente da Rádio Clube, que vende patrocínio para transmitir os jogos. Serve ao prefeito, que coloca o senhor, vice-prefeito, nas manchetes, quem sabe para sucede-lo quando ele tentar ser Deputado Estadual, que é o que todo mundo sabe que ele sonha.

Ah, mas cidade precisa de diversão, dirão alguns. Concordo, é claro. Mas é ridículo que uma cidade de 31 mil habitantes tenha um estádio em que cabe praticamente metade da população. Não precisamos de um elefante branco desse tamanho. Nos viramos muito bem sem ele, já fizemos várias edições de Jogos Regionais sem precisar ampliar estádio nenhum. Agora, só para dar um palco para os atletas de empresários, patrocínio para a rádio e visibilidade midiática para o senhor a Prefeitura gasta os tubos para reformar um estádio que vai passar a maior parte do ano parado. Desculpe, mas eu não acho isso justo, não acho que isso seja gastar bem os recursos públicos numa cidade cheia de problemas como a nossa.

Nem para divulgar a cidade esse time serve, como muitas vezes o senhor ou os digníssimos comentadores da rádio local dizem. O senhor por acaso viu, sr. Gumiero, o que a imprensa de Campinas falou de Osvaldo Cruz quando o Guarani veio estrear aqui pela A2 ? Se não viu, veja e diga se é esse tipo de propaganda de Osvaldo Cruz que o senhor quer.

57470972

Clique para ampliar

57471174

Clique para ampliar

Por isso, sr. Gumiero, eu não quero futebol em Osvaldo Cruz. E muita gente pensa como eu. E elas são tão osvaldocruzenses como o senhor. São mais osvaldocruzenses que os jogadores que estão lá, defendendo a “nossa” (sic) camisa, que daqui a seis meses não vão nem se lembrar que jogaram aqui. Se o governo municipal, do qual o senhor faz parte, quer ajudar o esporte na cidade, deveria investir nas escolinhas ou no futsal, que sempre foi competitivo e que gasta muito menos do que Osvaldo Cruz FC. Ah claro, eu esqueci que o treinador do time de futsal não é aliado político do prefeito. Desculpe pela minha sugestão ingênua. Mas pense nas escolinhas, pelo menos. E pare de choramingar em rede municipal, ninguém é obrigado a gostar do seu time e nem concordar com seu bairrismo piegas. Por isso, poupe a minha hora do almoço da sua lenga-lenga, tá bom ? Saudades do tempo que a Rádio Clube dava atenção ao esporte amador na primeira parte do “Jornal dos Esportes”….

Para os meus leitores habituais, os próximos posts serão sobre Osvaldo Cruz, a cidade que produz. Tem muita coisa aqui que merece ser mostrada. Pena que tive que começar por uma coisa ruim. Aguardem.

4 comentários sobre “Eu não quero futebol em Osvaldo Cruz

  1. Cara boa noite !
    estou lendo essa crítica sua contra o time do Osvaldo cruz com um ano de atraso e nem mesmo sei seu nome.
    Fiquei sinceramente chocado com o que você escreveu, mas não por concordar, mas me desculpando a palavra que vou usar, mas acho que você é um IDIOTA, por agir dessa forma.
    Se pensa assim, porque você simplesmente não despreza o time e fica na sua ? Ou melhor ainda, se preocupa-se tanto com que a cidade tenha raízes no futebol com jogadores da cidade, porque você não faz algo ? Pq você não sai atráz de patrocinicios e promove as escolinhas de futebol ? Porque você não se associa ao clube e concorre à eleição assumindo a presidencia para mudar isso ? Ou melhor, porque não candidat-se à prefeitura e tenta mudar o que acha errado ? Poque? Porque ? Porque?
    É meu amigo… É fácil atirar pedras, mas recebê-las pode ter certeza de que é muito dificil !
    Ilustra sua página com palavras e nome de Jesus, mas não procura segui-lo como exemplo !
    É fácil atirar pedras no telhado dos outros, mas olhe o seu… Provavelmente seja feito de vidro !
    Fico indignado quando leio esse tipo de coisa.
    E não pense que tenho alguma coisa a ver com esse time.
    Não o conheço, nem tenho qualquer ligação; Não sou dirigente de nenhum time;
    Sou simplesmente uma pessoa que gosta do futebol
    Cara, se não concorda, mexa-se, mas não critique o que outras pessoas procuram fazer…
    Para finalizar, fique sabendo que eu nunca, nunca mesmo havia ouvido falar na cidade de Osvaldo cruz, só a conheço hoje, graças a esse time que você tanto critica. Foi disputando campeonatos paulista que conheço sua cidade.
    Outra coisa, você pode não querer futebol em Osvaldo Cruz, mas você NÃO É O DONO DA CIDADE E NUNCA SERÁ !
    Portanto, eu que nunca estive aí, tenho o mesmo direito que você e : EU QUERO FUTEBOL EM OSVALDO CRUZ SEMPRE, DA MESMA MANEIRA QUE QUERO EM GUARULHOS ONDE MORO.
    Passar bem e procure mudar um poudo sua cabeça doentia.
    Um abraço

  2. Caro Sérgio:

    Boa noite. Fiquei contente com o seu comentário. É sempre bom ver que o meu humilde blog está atingindo todo o tipo de público, inclusive pessoas com sérias dificuldades de interpretação de texto como você.

    Não sei se você já ouviu falar, mas existe algo nesse país chamado “liberdade de expressão”. Em resumo, eu mantenho esse blog e escrevo nele o que quiser. Se alguém se sentir ofendido, que procure a lei para dirimir o conflito. É simples assim.

    Eu sou um cidadão osvaldocruzense desde o nascimento. E acho que os impostos que eu pago seriam melhor aproveitados em outras áreas e não para bancar um time de futebol que só serve para dar dinheiro a empresários que querem colocar a sua mercadoria para jogar no Paulistinha.

    Eu nem vou comentar a sua proposição absurda, quiçá delirante, de que eu seja prefeito da cidade ou presidente do clube. Você não entende nada de política, ainda mais aqui, numa cidade dominada por coronéis que usam o esporte como parte da sua estratégia de “pão e circo”.

    Não pretendo mudar essa situação somente com palavras mal ajambradas nesse humilde blog, mas tenho o direito, e pretendo continuar a exerce-lo, de reclamar de como o dinheiro que eu pago em impostos é aplicado na minha cidade.

    Isto posto, espero que você tenha entendido esse comentário. Se tiver dificuldades, peça ajuda. Não vou me oferecer para desenhar, porque eu sou péssimo nisso.

Deixe um comentário

