Saturnais II: a missão

Depois de uma semana difícil, em que eu cometi a maior gafe da minha vida internética e não consegui fazer um simples sorteio pelo twitter (explicações no post de aniversário), eis que as saturnais estão de volta. Estou conseguindo manter a regularidade. Vamos ver até quando. Mas vamos aos assuntos da semana.

Confesso que nunca gostei muito de Orinoco Flow com a Enya. Mas algumas versões da música são mais interessantes que a original, na minha opinião. Essa, por exemplo, das irlandesas do Celtic Woman, é sublime. Alias, eu recomendo fortemente os DVDs das belas e talentosas garotas da Ilha Esmeralda, principalmente o segundo, gravado no Sloane Castle. Música de primeira e um cenário deslumbrante é coisa rara de se ver. E não, eu não estou ganhando nada com essa indicação.

Essa outra versão, com esses jovens mancebos (gostaram ?) também é muito boa. Não faço idéia de quem eles sejam e estou com preguiça de procurar no Google. E nem vou fazer nenhuma piadinha dizendo para manter esses jovens rapazes longe de padres católicos. Mas, se vocês quiserem fazer, os  comentários estão aí para isso.

Notícias locais: Escândalo em Osvaldo Cruz nessa semana. Um médico, plantonista da Santa Casa, se recusou a atender um paciente e foi parar na Delegacia. A imprensa daqui, que não gosta de manchar a reputação de ninguém – a menos que seja do grupo político que ela não apóia, é claro – deu a notícia pela metade, não citou o nome do médico e só noticiou que foi feito um boletim de ocorrência contra ele. É claro que a indústria de boatos ficou agitadíssima com isso, e já estão pipocando as mais diversas versões sobre o ocorrido. Será que não teria sido melhor noticiar a coisa do jeito certo, tentar ouvir o médico a respeito e acabar com os boatos ? Algo a se pensar…

Ainda sobre a imprensa de Osvaldo Cruz: os três jornais semanais da cidade saem no mesmo dia, sexta-feira. As más línguas dizem que é para ficar mais fácil de usar os jornais para o que eles realmente servem, embalar fruta na feira. Eu acho isso maldade. Eles são bem melhores para forrar gaiolas de pássaros.

Você tem um blog. Tenta escolher assuntos interessantes. Rala para escrever algo decente, revisa várias vezes para que o texto fique ao menos aceitável. Divulga em todas as redes sociais, manda e-mail até para aquele primo distante de Piracicaba que você nem conhece direito. Mesmo assim seu modesto blog mantém a mesma média de visitas diárias a meses.

Aí um vulcão explode na Islândia e paralisa metade da aviação mundial e um post seu, escrito a meses, passa a se tornar extremamente popular, a ponto das visitas do seu modesto blog triplicarem nos últimos três dias. E tudo isso porque você usou quatro imagens no post que, por algum motivo obscuro, estão bem ranqueadas na procura de imagens do Google.

Moral da história: a internet nem sempre é justa. E seria bom pensar em fazer um fotoblog. Ou um Tumblr.

Eu tinha planejado ler a biografia do Heleno de Freitas essa semana, mas a minha veia teológica saltou mais forte e eu acabei lendo A Tumba da Família de Jesus. Um livro bem interessante, com uma história que poderia deixar muita gente de cabelo em pé: os ossuários de Jesus, Maria Madalena e “Judá, filho de Jesus” teriam sido encontrados em Jerusalém em 1980. A argumentação é boa, os testes de DNA parecem conclusivos, mas o livro escorrega na parte teológica, principalmente ao adotar uma posição francamente anti-católica e ao interpretar de forma liberal demais os apócrifos. Eu mesmo, que sou um teólogo amador, encontrei pelo menos uma meia dúzia de falhas de argumentação graves nessa parte. E meu sentido aranha sexto sentido sempre diz que se deve ter muita cautela com quem acha que só ele está certo e que todo mundo que não concorda com você faz parte de alguma conspiração judaico-cristã. Esperemos que o desenvolvimento da ciência e análises mais independentes esclareçam esse caso. Mas que é intrigante, isso é.

O “amador” no teólogo acima não deve durar muito tempo. Depois de muitos adiamentos, a menos que aconteça uma tragédia – tipo eu morrer – começo uma faculdade de teologia online a partir do mês que vem. Então, para gáudio (estou gastando o português hoje, hein ?) de alguns e irritação de muitos, os posts teológicos devem abundar aqui no Depokafé de agora em diante. Se bem que eu pensei em criar um outro blog só para acompanhar meu curso, só não sei se darei conta de dois. Acho que seria uma boa idéia. O que vocês acham ?

Falando em idéias, uma idéia é genial quando é original, quando é uma solução metodológica ou explanatória superior às existentes e quando dá margem a novas idéias ou novas aplicações. Anotem isso.

Para terminar, um recado para o @fwtoogood: Estou vivo. E dia 25 de maio está chegando….

Deixe um comentário

