Saturnais IV: mais do mesmo

Dia agitado na casa do clã dos Barianis, mas deu tempo de postar as Saturnais ainda hoje. Mas foi por pouco…

Hoje estão “comemorando” os 16 anos da morte de Ayrton Senna. Como eu sempre gostei mais do Piquet do que do falecido semi-deus da pilotagem brasileira, fica então minha homenagem a ele: Pìquet ultrapassando Senna no GP da Hungria de 1986. Foi uma autêntica “ultrapassagem de placa”. Literalmente. E eu vi ao vivo, meus caros. Morram de inveja.

Finalmente terminei de ler essa semana a História Eclesiástica do Eusébio de Cesaréia. Li mais por obrigação do que por prazer, mas para um livro escrito a 1700 anos até que ele é bom. O Euzébio se confunde um pouco com as datas, mas a edição que eu li tinha bastante notas de rodapé que explicam muita coisa, caso contrário eu teria ficado perdido. Impressionante mesmo são as descrições dele sobre as torturas que os primeiros mártires cristãos sofreram. Exageros a parte, os romanos pegavam pesado. A fé pode até não mover montanhas – com dinamite vai mais rápido – mas é de se admirar que os cristãos não tenham sido extintos depois de tantas e cruéis perseguições. De arrepiar.

Para a próxima semana eu comprei um box com cinco biografias de bolso da editora L&PM. Freud, Modigliani, Balzac, Julio Cesar e Kafka. Depois de uma breve hesitação, resolvi começar pelo último. Alguém que escreveu algo como Metamorfose deve ter sido um personagem fascinante. Veremos. Comprei também as Crônicas de Nárnia, em volume único, graças a uma dica via Twitter da melhor psicóloga do Paraná e trechos de Santa Catarina, a @lelypsico. Mas esse vai ficar para depois, vamos às biografias primeiro.

Em Osvaldo Cruz, a notícia da semana foi o fato da cidade ficar sem o sinal de TV da Record e da Globo. Teve alguma coisa errada com a retransmissora daqui, a ANATEL disse que era pirata. Como sempre, nossa “imprensa” não noticiou a coisa muito bem. A cidade está em polvorosa por conta disso, e o sinal das duas TVs ainda está fora do ar. Pobre daqueles que não tem parabólica ou TV por assinatura…

Férias são ótimas, mas trabalhei tanto na minha última semana de trabalho que vou precisar dormir a semana que vem inteira para compensar. E depois tem gente que ainda diz que funcionários públicos não trabalham. Queria ver eles trabalhando lá comigo. Humpf.

Grandes projetos para o Depokafé nas férias. Vou ver se consigo escrever pelo menos uma vez a cada dois dias. Tenho dois contos engatilhados, a continuação da série sobre Osvaldo Cruz (com fotos, eu prometo) e uma idéia diabólica que pintou outro dia mas que não sei se vou por em prática. Vou ver se exploro “novos formatos” também. A tempos que quero gravar um vídeo. Quem sabe uma edição extraordinária das Saturnais em vídeo. Só tenho medo de espantar meu “público” com a minha falta de beleza. Quem viver, verá ! Ou não…

E, para terminar, mais um vídeo, para compensar a overdose de vídeos novaerenses das Saturnais da semana passada. Uma música cristã para variar, Hallelujah do Leonard Cohen, na voz melodiosa de Tamara Laporte. E bom fim de semana para todos !

Deixe um comentário

