Saturnais V: no reino da preguiça

Primeira semana de férias bem preguiçosa. Não escrevi nada do que queria para o blog, mas as Saturnais não poderiam faltar, então vamos aos tópicos da semana.

Se eu não escrevi nada, pelo menos li bastante. Aproveitei o box de biografias que comprei e li nessa semanas as biografias de Kafka e Balzac.

A biografia do Kafka me decepcionou um pouco. Não pelo biografado, pela obra em si mesmo. Tá certo que não deve ser muito fácil escrever uma obra sobre quem deixou tanto material sobre si mesmo – Kafka escreveu um diário durante boa parte da vida, além de centenas de cartas para as suas noivas. Mas o autor parece que se perdeu no meio dos labirintos kafkanianos e a biografia não fluiu da forma que eu esperava. Meio arrastada, com repetição de informações, até parece que os capítulos foram escritos separadamente e depois juntados num mesmo livro. Apesar disso, deu para ter um bom panorama sobre a vida atormentada do autor de “A metamorfose”.

Já a biografia de Balzac é bem mais sucinta. Vai direto ao ponto, sem grandes voltas. Texto simples, clareza de informações. Como livro em si, é melhor do que a biografia do Kafka. Agora eu preciso urgentemente ler alguma coisa de Balzac e Kafka, nunca li nada desses dois grandes gênios. Mais alguns livros para a minha quase infinita lista de leituras a fazer…

Agora só me restam as biografias de Modigliani, Freud e Julio Cesar. Resolvi pegar a do imperador romano. Até agora tem sido boa. Veremos se corresponde às minhas expectativas.

Aproveitei também as férias e resolvi dar um jeito na minha vida digital. Me descadastrei de alguns sites que não usava mais e fiz um balanço das minhas contas de email. Nove no total, duas no Gmail, uma no Yahoo, Zoho, Libero.it (!!!), Correios.net (!!!), Icqmail, NetTaxi (!!!) e Hotmail, além da conta do meu provedor. Depois de cinco anos acessei o webmail do Correios.net e ele está igualzinho ao que era antes. Parou no tempo. É, com certeza, o pior webmail da face do planeta. Pensei até em escrever um post sobre isso, mas achei que ia ficar “nerd” demais para o meu público.

Resolvi também levar a sério o meu self-wiki e trabalhar no projeto do meu primeiro livro solo. Comecei a transformar a série de contos que estou escrevendo aqui no Depokafé em um livro. Estou usando até agora os serviços do Bookess. A primeira reação aos meus contos parece ter sido positiva. Agora é “só” escrever mais – acho que uns vinte contos dariam um bom livro – publicar e ver se alguém vai comprar. Como disse César, alae jacta est !

O que deu mais trabalho mesmo foi diagramar os contos. Fazia tempo que não “brigava” tanto com o Word. Tentei fazer no BrOffice, mas que me desculpem os defensores do SL/CA, não dá para prescindir do Word em tarefas mais complexas. Pelo menos por enquanto.

Aqui em Osvaldo Cruz, a semana foi marcada pela interrupção do sinal das TVs Record e Globo, que voltaram só hoje. A indústria de boatos (deve ter muita gente desocupada nessa cidade) operou a todo vapor e a culpa, é claro, foi cair no colo do prefeito, que aparentemente não teve nada a ver com isso. Mas cidade pequena é assim mesmo, tudo é culpa do prefeito.

Enquanto o povão se preocupa com TV, a crise na saúde continua. Estão fazendo “auditoria” na Santa Casa agora, enquanto falam em abrir outro Pronto Socorro para desafogar o nosocômio (gostaram ?). Sinceramente ? Demorou. Faz tempo que o PS da Santa Casa está em crise, e ninguém faz nada. É o “choque de jestão” da Prefeitura… tsc, tsc, tsc…

E, para não quebrar a tradição de vídeos nas Saturnais, aí vai um vídeo especial para vocês, que não estão de férias: a grande guerra do escritório. Um bom final de semana a todos.

Um comentário sobre “Saturnais V: no reino da preguiça

Deixe um comentário

