Saturnais VII: por Nárnia ! E por Aslam !

Acho que não foi uma boa idéia começar a por títulos nas edições das Saturnais. Estou começando a ficar sem idéias. Bem, águas passadas não movem moinhos, como já dizia a minha avó, então vamos aos assuntos da semana.

Ainda não terminei de ler “As crônicas de Nárnia”. Mas já dá para dizer sem medo de errar que C.S. Lewis era um gênio. Há uma clara influência tolkiniana nos escritos dele, é claro, os dois eram amigos, mas é a mesma coisa do que comparar vinho tinto com o branco. Espero terminar o livro essa semana para depois postar as minhas impressões sobre ele.

Tolkien e Lewis eram amigos, mas isso nem sempre acontece quando dois gênios literários são contemporâneos. Estive pesquisando e encontrei uns bons “causos” entre sumidades literárias de várias épocas. Vai virar post aqui no Depokafé em breve.

Mas antes eu preciso terminar o meu post sobre 1947, que foi um ano bem estranho, principalmente para teóricos da conspiração e místicos em geral. Eu teria terminado o post ontem mesmo, mas tive que parar para tentar salvar a alma do pobre @fwtoogood no Twitter. Uma pena, o rapaz tem talento, como mostra o último conto dele, mas é meio ignorante com relação às forças invisíveis que governam o Cosmo. Ah, ele é corinthiano também. Ninguém é perfeito, não é mesmo ?

Falando em livros e contos, os preparativos para a publicação de “Os treze do Orkut” continuam a todo vapor. Essa semana contratei uma revisora. Pelo Twitter. Admirável mundo novo esse em que vivemos, não é mesmo ? Se tudo correr bem, não vai faltar muito para a minha estréia solo no “mercado editorial”.

Como eu já tinha escrito em outro post, hoje em dia qualquer um com meio cérebro publica um livro. Revisores a uma tuítada de distância, editoras virtuais, está tudo muito fácil. A muitos e muitos anos atrás, quando eu escrevia minhas primeiras poesias, ainda embalado pelas dores do primeiro amor, o sonho de se tornar escritor era praticamente inatingível. Eu era tão ingênuo que achava que para ser escritor tinha que ser formado em Letras. Ainda bem que perdi a inocência a tempo. E o mundo perdeu um professor de português. E não ganhou nada.

Aqui em Osvaldo Cruz, a semana foi agitada pela proposta de colocar câmeras para vigiar o centro da cidade. Pura inveja de Parapuã, uma cidadezinha aqui perto, que conseguiu verba do Tio Lula e vai monitorar todo o centro da cidade. Pura falácia. A maior parte dos crimes da cidade não acontece no centro. Nem trombadinhas tem por aqui. Câmeras no centro seriam inúteis. O problema aqui são os furtos a residências e o tráfico de drogas, que qualquer um sabe que estão interligados. Implantar monitoramento no centro vai só criar um gasto a toa e uma falsa sensação de segurança.

Mas o que me deixa mais puto mesmo é que ninguém pode ter uma opinião contrária a da maioria que é automaticamente espinafrado, ridicularizado, diminuído. Ai de quem for contra as câmeras no centro, vai ser chamado de retrógrado para baixo. A alguns anos, quando o filho de um ex-prefeito e a namorada foram atacados num conhecido “matel” da cidade (ela foi estuprada e ele foi ferido) os “homens de bem” se revoltaram e fizeram sabe o que ? Organizaram uma passeata pela paz ! Que não adiantou de nada, é claro. Eu caí na besteira de criticar a iniciativa da passeata no Orkut e só faltaram me apedrejar. Até teve gente virando a cara para mim na rua (cidade pequena tem disso), imaginem só. Eu que não vou me manifestar contra as tais câmeras, já estou escaldado. Como diz o ditado, eles que são brancos, que se entendam. Mas que dá vontade de agitar, isso dá.

E, para terminar, não podia faltar um vídeo, dessa vez da abertura da série “Anos Incríveis” (Wonder Years). Na semana que todo mundo comenta o fim de Lost como se fosse a última bolacha do pacote, nada como relembrar aquela que foi para mim a melhor série de todos os tempos. Foram mesmo anos incríveis. Bom fim de semana a todos.

Um comentário sobre “Saturnais VII: por Nárnia ! E por Aslam !

Deixe um comentário

