Pequenas biografias de grandes figuras: rainha Ana I

Ana I da Grã Bretanha (1665-1714) foi rainha da Grã Bretanha entre 1702 e 1714.

Ana teve uma vida obstétrica agitada. Engravidou dezessete vezes, gerando 18 filhos (uma gravidez era de gêmeos). Quantos desses 18 filhos sobreviveram a tempo de se tornarem reis da Grã Bretanha ? Nenhum.

Foram seis abortos, seis natimortos e cinco nascimentos normais. Dos cinco, dois viveram menos de três horas e dois menos de dois anos. Willian, nascido em 1869, foi o que viveu mais tempo, apesar da hidrocefalia: 11 anos, até morrer de escarlatina. Os motivos para tantos abortos são debatidos até hoje, e vão de lupus (para gáudio dos fãs do Dr. House) até diabetes, passando por sífilis e doença de reso.

Entre uma gravidez e outra, Ana passava o tempo jogando cartas, se entorpecendo com láudano, praticando jardinagem, tendo casos de amor com outras mulheres e ordenando a conquista do Suriname.

Em 30/07/1714 ela acordou se sentindo “maravilhosamente bem”, levantou-se, teve duas convulsões e caiu inconsciente. Sete médicos tentaram curá-la, mas ela não durou nem dois dias.

Como não conseguiu, apesar de ter tentado muito, gerar um herdeiro para o trono, ela foi sucedida por um primo distante, Jorge I. Sobre ela foi dito que “A rainha Ana foi uma das menores pessoas que já ocuparam um grande lugar”. Injustiça para quem enfrentou 17 partos sem anestesia, não é mesmo ?

Anúncios

3 comentários sobre “Pequenas biografias de grandes figuras: rainha Ana I

  1. “Os motivos para tantos abortos são debatidos até hoje, e vão de lupus (para gáudio dos fãs do Dr. House) até diabetes, passando por sífilis e doença de reso.” ; “Os motivos para tantos abortos são debatidos até hoje, e vão de lupus (para gáudio dos fãs do Dr. House) até diabetes, passando por sífilis e doença de reso.”

    Realmente, somente Dr. House pra resolver esse caso…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s