Pequenas biografias de grandes figuras: Modigliani

Amadeo Modigliani (1884-1920) foi um pintor italiano que passou a maior parte da vida caindo de bêbado em Paris, França.

Vindo de uma família judia falida, Modigliani foi sustentado a maior parte do tempo pela mãe ou amigos. Morou nos piores buracos de Paris, de onde era invariavelmente despejado por falta de pagamento.

Com a saúde frágil, mesmo assim Modigliani não se cuidava muito. Alcóolatra e consumidor de haxixe, vendia desenhos por ninharias para ter algum dinheiro para comer e beber. Foi amigo, ou pelo menos bebeu junto, com grandes nomes como Picasso, Matisse, Braque e Rodin.

Em 1917 uma exposição de seus quadros foi cancelada pela polícia por conta de dois nus expostos na vitrine. Apesar disso, Modigliani começou a fazer algum sucesso, estava casado e tinha uma filha. Tudo parecia estar melhorando para ele.

Mas, em 1920, as bebedeiras, as noites passadas ao relento e as drogas cobraram o seu preço e Modigliani morreu de tuberculose. No dia seguinte à sua morte Jeanne Hébuterne, sua esposa e grávida de nove meses, pulou de uma janela e se suicidou. Os dois acabaram, depois de muitos anos e muitas brigas entre as famílias, enterrados no mesmo jazigo.

Sem fazer muito sucesso em vida, hoje em dia Modigliani é considerado um dos grandes nomes da pintura universal e seus quadros valem milhões. Em maio desse ano alguém roubou uma de suas telas, juntamente com obras de Matisse e Picasso de um museu em Paris. E os três tinham sido amigos na Paris do começo do século passado. Irônico, não ?

Anúncios

Um comentário sobre “Pequenas biografias de grandes figuras: Modigliani

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s