Pequenas biografias de grandes figuras: Kafka

Franz Kafka (1883-1924) foi um inspetor de seguros que inventou o capacete de segurança. Também foi escritor, célebre por obras como “A metamorfose” e “O processo”. A cidade onde ele nasceu fica hoje na República Checa, mas na época ficava na Áustria-Hungria.

Kafka foi um grande escritor, mas tinha uma pequena auto-estima, culpa de um pai dominador que o considerava fraco e incapaz. Inventava desculpas para não publicar seus livros e, quando era forçado pelos amigos a faze-lo, colocava mil defeitos nas edições para atrasar a publicação. Não é de se estranhar que grande parte da sua obra só tenha sido publicada depois da sua morte.

Hipocondríaco, vegetariano, inseguro, tido a amores platônicos, Kafka chegou a ficar noivo, mas sua pretendente descobriu que ele a traia com sua melhor amiga, armou o maior escândalo no trabalho de Kafka e terminou o relacionamento. Há boatos de que essa amante teria tido um filho de Kafka, que seria o único conhecido.

No final da vida, já com tuberculose, encontrou o grande amor da sua vida, Dora Dymant. Ele queria casar com ela, mas aqui se faz, aqui se paga: os pais de Dora, que tinha metade da idade de Kafka, não a deixaram casar com ele.

Internado num sanatório na Áustria, Kafka morreu de insuficiência cardíaca, não sem antes pronunciar suas últimas dramáticas palavras: “Mate-me, pois do contrário você será um assassino”.

Anúncios

Um comentário sobre “Pequenas biografias de grandes figuras: Kafka

  1. Eu vim para confundir, não para explicar.

    A frase é do Chacrinha, mas poderia ser de Kafka. Também Chacrinha poderia ter escrito esta biografia de Xico K.
    Parabéns.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s