Pequenas biografias de grandes figuras: Andrew Wiles

Sir Andrew Wiles, nascido em 1953, é um matemático britânico que ficou famoso ao resolver um problema matemático. Não era um problema qualquer, é claro. Era o Teorema de Fermat, que ficou mais de 300 anos sem ser demonstrado.

Wiles se dedicou a encontrar uma solução para o problema durante 10 anos. No resto do tempo, ele enrolava dando aulas de matemática na Universidade de Princeton. Quando achou que tinha resolvido o problema, ele agendou três palestras em um evento matemático para apresentar suas contas.

Já no segundo dia seus colegas matemáticos (aqueles que ficaram acordados durante as palestras e que entenderam alguma coisa, o que dá mais ou menos uma meia dúzia) chegaram à conclusão que ele estava se preparando para demonstrar o Teorema de Fermat. A impressa então foi avisada, e Wiles se tornou uma  celebridade instantânea.

Mas nem tudo são flores, e na hora que foram conferir as suas contas (130 páginas de cálculos) foi encontrado um erro. Dessa vez Wiles foi sensato e pediu ajuda a um amigo. Mesmo assim, eles demoraram um ano e meio para solucionar o erro. Então, com suas contas conferidas, Wiles pode aceitar o titulo de Cavaleiro do Império Britânico e ganhar prêmios matemáticos e outras honrarias mundo afora.

Não se sabe no que Wiles está trabalhando agora, mas suspeita-se que ele esteja trabalhando em um dos seis Problemas do Milênio restantes, que pagam US$ 1 milhão por cada problema resolvido. Depois de famoso, será que agora ele também vai ficar rico ?

Anúncios

2 comentários sobre “Pequenas biografias de grandes figuras: Andrew Wiles

  1. O que mais me impressionou foi: “e na hora que foram conferir as suas contas (130 páginas de cálculos) foi encontrado um erro”

    Ou seja, não só tiveram saco pra conferir 130 páginas de cálculos, mas o fizeram com atenção suficiente pra pegar um erro…

    Fantástico!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s