Pequenas biografias de grandes figuras: Eurípides

Eurípides (485 aC – 406 aC) foi um dramaturgo grego.

Nasceu na ilha da Salamina, provavelmente no mesmo dia em que ocorreu a famosa Batalha de Salamina. Foi um dos grandes personagens do seu tempo. Foi amigo íntimo de Protágoras, estudou retórica com Pródico e física com Anaxágoras. Era admirado por Sócrates, que o considerava “o maior dos poetas trágicos”. Sófocles, seu rival nos palcos, também o admirava.

Mas o sucesso de crítica não se traduziu em sucesso de público. Ganhou somente cinco vezes os concursos trágicos de Atenas, apesar de ter escrito mais de 90 peças. Aristófanes, outro rival nos palcos, que fazia a linha mais humorística, vivia ridicularizando-o em suas peças.

Se não fez sucesso em sua época, a glória viria para Eurípides no futuro. Entre outros, o grande orador romano Cícero era fã declarado dele, e se preparou para a morte lendo as suas peças. E Goethe indagou se algum dia nasceria um poeta tão bom como Eurípides. E, se vale de consolo, hoje estão preservados 18 de suas peças originais, enquanto seus rivais Sófocles e Aristófanes tem somente sete peças ainda existentes cada um.

Eurípides era um homem a frente do seu tempo. Suas peças mostravam pessoas comuns, criticavam a religião e valorizavam excluídos como as mulheres e escravos. Como não podia deixar de ser, ele acabou causando muita polêmica na Grécia, e foi acusado de impiedade e misoginia. Acabou se mudando para a Macedônia, onde fez parte da corte do rei Arquelau I.

Um poeta trágico como ele não poderia ter um final comum. Um dia, passeando pelos domínios do rei Arquelau, foi atacado pelos cachorros de caça do rei, que o destroçaram. Um final digno de uma de suas peças e do epíteto de “o mais trágico dos trágicos”.

Anúncios

2 comentários sobre “Pequenas biografias de grandes figuras: Eurípides

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s