Pequenas biografias de grandes figuras: frei Bastos Baraúna

Francisco Xavier de Santa Rita Bastos Baraúna (1785-1846) foi um religioso brasileiro que ficou famoso por suas bebedeiras e por sua oratória.

Nascido na Bahia, frei Bastos foi o precursor dos grandes artistas nascidos na sua terra. Mas seu palco era o púlpito e seu publico lotava as suas missas e não seus shows.

Mas ele não queria ser padre, e sim advogado. Apaixonou-se por um prima chamada Teresa, mas sua família abortou seus planos. Acabou enviado meio que a força para o convento, assim com a sua amada, que virou freira.

No convento, o futuro frei Bastos aprontou todas. Fugiu várias vezes do claustro. Certa vez foi encontrado, de acordo com os cronistas da época, “numa seresta no meio de dengosas mulatas de quadris roliços e seios ondulantes”. Para esquecer a paixão nunca realizada pela prima, se afundou nos vícios da bebida, do tabaco e do jogo.

Frei Bastos era muito inteligente. Escrevia e falava bem em francês, inglês, latim, italiano e grego. Acabou ficando famoso pelos discursos que fazia, onde gostava de começar as suas falas com frases de efeito, como nesses exemplos, dois dos poucos que sobraram dos notáveis discursos que lotavam a igreja em que rezava missa:

– Maldito seja o Pai! Maldito seja o Filho! Maldito seja o Espírito Santo…

E após breve pausa dramática:

– …bradam os demônios do inferno!

E, num dia, fazendo um sermão em honra a São Benedito:

– Negro! Bêbado! Ladrão!

E, quando os fiéis se indignaram, ele arrematou:

– Sim! Negro porque o demônio escureceu-lhe a pele, já que não podia lhe escurecer a alma! Bêbado, sim, porque a graça divina o trazia em perpétua ebriedade! E ladrão, realmente, pois roubava o Menino Jesus dos braços da Sua mãe amantíssima!

Depois de uma vida passada no fio da navalha entre Deus e o Diabo, frei Bastos, “lançando um olhar sereno para o crucifixo” morreu de paralisia em 1846.

Anúncios

Um comentário sobre “Pequenas biografias de grandes figuras: frei Bastos Baraúna

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s