Dez bandeiras russas interessantes

Ah, a mãe Rússia ! O maior país deste planeta, ocupa um nono da superfície terrestre. E uma nação tão grande assim não poderia, é claro, ser simples.

Na Rússia não existem estados, pelo menos não no sentido em que estamos acostumados. Dada a grande diversidade de povos que habitam o seu território, na Rússia as coisas são mais complicadas. O país é dividido em 21 repúblicas, 9 krais, 46 oblasts, 2 cidades federais, 1 oblast autónomo e 4 okrugs autônomos. Cada uma dessas divisões tem um nível diferente de autonomia e representação, mas esse não é um post sobre geografia, é sobre curiosidades, afinal a missão (está “na moda” ter uma missão hoje em dia) do Depokafé é aumentar a cultura inútil dos seus leitores, o que fazemos desde 2007.

Então mergulhamos em toda esse diversidade cultural russa e saímos de lá com dez bandeiras interessantes, que você provavelmente nunca viu. Uma boa chance para elevar a sua cultura inútil a níveis estratosféricos. Então vamos lá. Divirtam-se.

Oblast Autônomo Judaico

oblast_autonomo_judaico

O Oblast Autônomo Judaico foi a solução que Stalin deu para o “problema judeu” na URSS: mandar todos para longe. No caso de Stalin, longe é bem longe mesmo, mais propriamente na fronteira com a China. O oblast existe até hoje, mas só uma minoria da população é judia. A bandeira tem as sete cores do arco-íris relembrando o final do dilúvio bíblico, os sete dias que Deus levou para criar o mundo e as sete velas do Menora.

Oblast de Irkutsk

Oblast_Irkutskt

No Oblast de Irkutsk fica o lago Baikal, o maior em nível de água e de profundidade do mundo. No centro da bandeira há dois ramos de cedro e um tigre siberiano negro. O tigre siberiano é um animal da fauna da região, mas não há tigres siberianos negros. Quem criou a bandeira não está nem aí para isso, é claro.

Krai Primorsky

Krai_Primorsky

O Krai Primorsky fica na fronteira entre a China e a Coréia do Norte. Nesse krai fica a conhecida (para quem jogava WAR) cidade de Vladivostok. Na sua bandeira também há um tigre siberiano, mas esse é dourado.

Oblast de Chelyabinsk

oblast_chelyabinsk

O Oblast de Chelyabinsk fica na fronteira com o Cazaquistão. Tem pouco mais de 3,5 milhões de habitantes de 17 etnias diferentes. A área territorial do oblast é equivalente ao tamanho de Portugal. No centro da bandeira se vê um camelo bactriano, uma espécie asiática de camelo que sofre perigo de ser extinto, carregando uma carga de ouro.

República da Chuváchia

Republica_Chuvashia

A República da Chuváchia fica na região do rio Volga. É o lar do povo Tchuvache que fala uma língua própria, considerada a última da sua família. Infelizmente essa língua está em processo de extinção, sendo substituída aos poucos pelo russo. No centro da bandeira há uma árvore, identificada como a “árvore da vida” e três estrelas estilizadas. O padrão geométrico da estilização é tradicional no país.

República de Mari El

Republica_Mari_El

A República de Mari El fica ao lado da Chuváchia e sofre do mesmo problema, a russificação acelerada, com o agravante de que o governo da república apóia a situação e tem reprimido o ensino da língua própria. A situação em Mari El é mais complicada do que na Chuvácia pois cerca de 40 % da população da república é de origem russa. O governo tem também reprimido a religião tradicional de Mari, uma religião sincrética que mistura paganismo, animismo e cristianismo. Atualmente só 15 % da população ainda segue a antiga religião. A religião está presente também na bandeira da república, em que aparece em destaque um cruz de Mari.

Krai de Kamtchatka

Krai_Kamchatka

O Krai de Kamtchatka é uma divisão federal russa bem recente, foi criada em 2007 depois da fusão, decidida em plebiscito, entre um oblast e um okrug. Ocupa a península do mesmo nome, que fica no extremo leste da Rússia, na costa do Oceano Pacífico. É um local pouco habitado, tem cerca de 300 mil habitantes, e mais da metade vivem na capital. O decréscimo da população tem sido constante. Na bandeira, há um sol e três vulcões ativos. Há um grupo de 30 vulcões ativos no Krai, que foram considerados patrimônio da humanidade pela UNESCO em 2001.

Oblast de Volgogrado

Oblast_Volgogrado

Volgogrado é o nome atual de Stalingrado, aquela cidade famosa pela batalha de mesmo nome. A batalha é tão importante que na bandeira há uma representação da Estátua da Mãe Pátria, um monumento de 85 metros (33 metros só de espada) de altura construído em 1967 para comemorar a vitória. As duas listras azuis representam os dois rios que banham a região.

Oblast de Voronej

Oblast_Voronezh

O Oblast de Voronej fica na região do rio Don. Tem 2,3 milhões de habitantes e é uma área de mineração de giz. Na bandeira há uma montanha de ouro com um vaso jorrando água. Não me perguntem, eu também não entendi. Alguém se habilita ?

Oblast de Penza

Oblast_Penza

O Oblast de Penza fica na região do rio Volga. Tem 1,3 milhão de habitantes, a maior parte de origem russa. Na bandeira, há uma imagem de Jesus Cristo. Não é uma imagem qualquer. É uma reprodução da imagem de Edessa, que teria sido pintada pelo enviado do rei Abgaro quando ele foi á procura de Jesus para entregar uma carta. Eu já contei a história dessa carta aqui, mas Eusébio de Cesaréia não cita nenhum retrato no seu relato. Essa imagem é tão importante para a Igreja Ortodoxa que há um dia de festa somente em sua homenagem.

Anúncios

Um comentário sobre “Dez bandeiras russas interessantes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s