Saturnais XIX: adeus, 35

Essa é a última Saturnais com a minha idade atual. Sábado que vem estarei um ano mais perto da idade do “enta”. Bem, vamos aproveitar que esse ano o inferno astral me deu uma folga e vamos para os temas da semana.

Que Colombo não foi o primeiro europeu a por os pés na América pessoas bem informadas como os meus leitores e leitoras já sabiam. Pois agora uma pesquisa genética realizada na Islândia descobriu que os vikings que colonizaram a América no ano 1000 trouxeram uma mulher ameríndia para a Europa. Fantástico, considerando a diferença de culturas e a dificuldade da colonização. Será que foi por amor ? Uma escrava ? Daria um excelente livro, não acham ?

Essa é da revista Planeta: ser inteligente saiu de moda. Não sei quando a vocês, mas eu noto um “emburrecimento” preocupante à minha volta. Quando o Saramago morreu, por exemplo, ninguém no meu trabalho sabia quem era ele. E eu trabalho numa escola. Bem, como dizia alguém que disse isso, a soma da inteligência de todas as pessoas do mundo é uma constante, e a população está aumentando, então…

Só soube agora, mas vale o registro: no final do mês passado morreu o fotografo britânico Geoffrey Crawley. Ele esteve envolvido na investigação do famoso caso das fadas de Conttingley. Tinha oitenta e três anos.

fadas_conttingley

Essa foto enganou até o criador do Sherlock Holmes

 

As listas telefônicas em papel estão morrendo. Pelo menos em alguns estados americanos. Já aqui no interiorzão de Sum Paulo elas continuam firmes e fortes, em todos os formatos, de bolso, pequenas, grandes. Uma das listas daqui tem tantos anúncios que você simplesmente não consegue achar o número procurado, a menos que você use uma lupa. É, a modernidade demora a chegar aqui no interior mesmo. Para mim as listas não fariam falta. E para vocês ?

Do Genizah: pérolas gospel no Twitter. Gostei de várias, principalmente a da gula e a multiplicação dos peixes. Mas bem que eles podiam ter incorporado as tuítadas, como dá para fazer com o WordPress. Ia facilitar para dar RT… 🙂

E já que estamos falando de Twitter, vamos à tuítada da semana. E o tri-campeão é o meu ex-colega de trabalho Daniel Rufino. Desconfio que ele posta essas coisas só para aparecer aqui. Ou não. Em todo caso, o “mashup” de ditados que ele fez ficou legal.

 

Dizer que uma coluna do mestre B. Piropo (vida longa e saúde a ele !) ficou excelente é de uma obviedade que faria corar Nelson Rodrigues, então eu não farei isso. Mas leiam a coluna dele sobre a morte (mais uma) do Windows XP e me digam se não ficou…excelente.

E, para terminar, o vídeo da semana. Não parece ser um vídeo muito novo, mas só vi agora no blog Imensurável. Divirtam-se e até semana que vem, com um post bem polêmico – pelo menos para quem mora em Osvaldo Cruz.

Deixe um comentário

