Cada cidade tem o jornal que merece

scan 0
Clique para ampliar. Se tiver estômago

Essa aí em cima foi a capa do principal jornal de Osvaldo Cruz logo após o segundo turno das eleições presidenciais.

Como quase nunca acontece, dessa vez eu concordo com o editor (sic) desse jornal. Cada povo tem o governo que merece. Eu vou até desenvolver esse raciocínio. Cada cidade tem o jornal que merece.

Por esse raciocínio, o povo de Osvaldo Cruz deve ser barraqueiro, porque lê um jornal que publica palavrões a torto e a direito contra os seus desafetos políticos. Cuidado com os osvaldocruzenses então. Se você não é daqui, é bom não “olhar torto” para algum dos meus patrícios.

O povo de Osvaldo Cruz também deve ser um povo inculto, apesar das duas faculdades, da melhor escola técnica da região e dos mais de 90 % de taxa de alfabetização, porque lê um jornal que é publicado cheio de erros grosseiros de português.

Eu também posso deduzir, sem muito esforço, que Osvaldo Cruz é uma cidade de bipolares. Isso explica porque tem um monte de psicólogos por aqui (claro que ter duas faculdades de psicologia na região também ajuda). Porque nós temos um jornal que acredita que quando “nós” (leia-se: o atual coronel que está no poder) governamos está tudo bem e quando “eles” (ou seja, o outro coronel que foi defenestrado na última eleição) está no poder a cidade é uma porcaria a beira da falência.

Eu poderia continuar ad infinitum, mas acho que já deu para pegar o espírito da coisa. O Jornal de Osvaldo Cruz faz um péssimo jornalismo. Não porque o seu dono, editor, diagramador e office-boy tem um lado e o defende. Eu prefiro que a impressa assuma que tem um lado, fica muito mais honesto. Mas porque ele exagera na defesa do lado escolhido.

Colocar essa montagem grosseira da nossa nova presidenta na capa do jornal é um desrespeito. Um desrepeito ao um terço da população de Osvaldo Cruz que votou nela. Um desrespeito a sua figura pública. Isso não é jornalismo. É revanchismo, mágoa, afronta. E depois ficamos indignados quando uma boçal como a Mayara Petruso destila todo o seu preconceito na Internet. É na imprensa que joga o jogo do “nós contra eles” começa.

Muitos podem dizer que quem começou com essa dicotomia de “nós contra eles” foi o Governo Federal. Eu acho isso incorreto, mas se for assim, a imprensa não deve “entrar na onda”. Quando a imprensa escolhe um lado não deve cair na baixaria. Se outros o fazem, por mais poderosos que sejam, o problema é deles.

Mas no caso desse jornal não é assim. Ele sempre foi pautado pela lógica do “quanto pior melhor” quando não é o grupo político que ele apóia que está no poder. Usa e abusa do linguajar rasteiro e deselegante ao tratar aqueles que julga seus desafetos. Inclusive, e principalmente, aqueles que ocupam cargos públicos, num flagrante desrespeito a pessoas que, pelo povo eleitas, o representam.  Como eu disse, isso não é jornalismo. Ou pode até ser, mas está longe de ser um bom jornalismo.

E como aqui é uma cidade pequena, ninguém tem coragem de levantar a voz para criticar o “poderoso” dono do jornal, o amigo do rei prefeito então a situação vai ficar assim por um bom tempo. Ainda bem que há outros jornais na cidade, mais modernos e imparciais. Espero que a seleção natural funcione também para a imprensa e que o jornalismo marrom em Osvaldo Cruz (que não é representado somente por esse jornal, é bom que se diga) sirva um dia somente para forrar gaiolas de pássaros ou embalar fruta na feira.

Anúncios

3 comentários sobre “Cada cidade tem o jornal que merece

  1. E eu que achava que só aqui tinha “jornalista” que falava errado… Outro dia assistindo a TV Paracatu quase caí dura quando ouvi o “jornalista” falar “pudinho” se referindo a “pudim”. E o apresentador do jornal que adora imitar o Datena (que já é uó!) falando “mindingo”… É triste… E olha que Paracatu tem 4 faculdades (uma delas pública) e um IFET…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s