Saturnais XXIII: adeus, 2010

E chegamos a última Saturnais do ano, e quiça também ao último post do ano. Não vou cair no clichê de dizer que “nossa, como esse ano passou rápido” mas dizem por aí que isso aconteceu mesmo. Será ? Bem, vamos aos últimos temas do ano.

Dica boa para quem é de Osvaldo Cruz ou gosta de fotografias antigas, ou ambos. A Escola Técnica Amim Jundi (que, por acaso, é onde eu trabalho) fez um projeto de resgate da sua memória esse ano e as fotos coletadas foram postadas em uma galeria no site da escola. Tem muita coisa legal por lá, como essa foto por exemplo:

amim_jundi

Meninos e meninas separados, como era moda nos anos 50

Eu já escrevi por aqui antes que achava que o mundo estava emburrecendo. Dizem que é porque a soma da inteligência de todas as pessoas do mundo é uma constante e a população não para de aumentar, mas há controvérsias. Em todo caso, o lançamento do livro  “Farmville para idiotas” (que tem 288 páginas !) dá mais argumentos para quem, como eu, que acha que o mundo está caminhando a passos largos para a idiotização. Medo do futuro, muito medo.

Já é um assunto meio antigo, mas Ale Rocha em excelente coluna no Yahoo mata a charada: Casseta & Planeta acabou por pura preguiça. Concordo plenamente. E acrescento: já foram tarde.

Os Sertões de Euclides da Cunha foi transformado em quadrinhos. O preço é meio salgado, mas para quem gosta vale a pena, parece ser uma edição caprichada.

Rebuliço no mundo da Química ! Vão mudar a tabela periódica pela primeira vez na história. O Mendeleiev deve estar se remexendo no túmulo. Ou não.

Um livro que ainda nem foi lançado e que compara Jesus Cristo a Harry Potter (!) já está causando polêmica nos meios evangélicos. Os gritos de blasfêmia já se fazem sentir. Eu particularmente acho uma bobagem comparar uma coisa com qualquer outra coisa, seja ela qual for. Vou esperar a tradução em português sair para poder criticar, afinal é muito feio falar mal de algo que você não conhece, não é mesmo ?

O governo da Ucrânia vai abrir algumas partes de Chernobyl e da cidade de Pripyat para visitação pública. Legal, você faz turismo e corre o risco de voltar com um cancêr na bagagem. Com tanto lugar bonito para se visitar nesse mundo, quem em sã consciência visitaria um lugar desses ?

O mestre B. Piropo (vida longa e saúde a ele !) mandou bem de novo na sua coluna O carioca ixperto no ForumPCs. Fica até repetitivo eu ficar recomendando todas as colunas do mestre Piropo aqui, mas quando alguém usa inamovível e récua num texto, você tem que parar para ler. Deleitem-se, meus caros.

Ultíma tuítada da semana do ano, e novamente temos uma bicampeã: Isadora Ferrari e as agruras de uma vestibulanda estudando história. Álias, a Isadora postou pelo menos umas três tuítadas que seriam dignas de aparecer aqui essa semana. Essa Geração Y ás vezes me surpreende positivamente.

Depois do vídeo da semana passada sobre o Natal, o vídeo dessa semana não poderia ser sobre outra coisa senão o ano novo. Então fiquem com Happy New Year do Abba:

Boas festas a todos os leitores e leitoras do Depokafé. A menos que eu mude de ideia, volto só ano que vem com o tradicional TOP 5 dos livros lidos em 2010. Até lá então. E lembrem-se: se for beber, não dirija. E nem me chame, porque eu não bebo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s