Tá faltando notícia em Osvaldo Cruz ?

Uma das minhas metas auto-impostas para esse ano aqui no Depokafé era escrever mais sobre assuntos aqui da minha cidade. Não estava conseguindo cumprir a meta até que na última sexta dois jornais de Osvaldo Cruz me deram um bom motivo para escrever. Mas antes de eu começar a desfiar o meu arrazoado, observem as duas imagens abaixo:

jornal osvaldo cruz

O Jornal de Osvaldo Cruz de 21/01

jornal destaque

O Jornal Destaque da mesma data. Notou a semelhança ?

Com tanta imagens nos bancos de imagem por aí dois jornais de Osvaldo Cruz, coincidentemente o mais antigo e o mais novo, escolhem justo a mesma. Seria uma curiosidade apenas, se esse fato não tivesse chamado a minha atenção para algo mais interessante: as edições desses dois jornais na última sexta-feira são praticamente idênticas !

Mais da metade das notícias dos dois jornais eram as mesmas, variando só a redação, é claro, que no Destaque é mais primorosa (eles devem ter bons revisores) e no Jornal de Osvaldo Cruz é mais desleixada (o que não é surpresa, haja vista que eles publicam montagens grosseiras na primeira página, como eu já escrevi aqui). Está faltando notícia em Osvaldo Cruz ?

Bem, a cidade tem só cerca de 30 mil habitantes, é natural que algumas notícias sejam iguais, mas a similaridade das edições desses dois jornais, que tem propostas tão diferentes entre si, me leva a concluir que está faltando um pouco de imaginação para os nossos jornalistas. Então eu, num ato de altruísmo (não será o primeiro), vou dar umas dicas para vocês, meus caros. Não sei se os jornalistas de Osvaldo Cruz leem o meu blog, mas enfim, alguém da cidade deve ler e encaminhar para eles, não é mesmo ?

1 – Que tal uma matéria investigativa levantando o quanto as duas últimas administrações municipais gastaram em reformas no Estádio Municipal para divertir meia dúzia de gatos pingados por três meses e enriquecer empresários e comparar esse valor com o que é gasto nas escolinhas municipais de esporte ? Ou comparar com o quanto é gasto com o time de futsal, que nunca tem o apoio que precisa e sempre representou bem melhor a cidade ?

2 – Poderiam dar uma passada também no almoxarifado municipal e averiguar se é verdade o que dizem os funcionários municipais que lá trabalham de que a frota municipal está sucateada e isso está atrapalhando os serviços de manutenção na cidade. Ah, ouçam os dois lados antes de publicar, ok ? O Jornal de Osvaldo Cruz não costuma fazer isso, mas dizem que bom jornalismo se faz assim.

3 – Ah, e que tal perguntarem para o prefeito onde está aquela indústria que ele havia prometido para o distrito industrial no ano passado e até agora nada ? Ainda vai vir ? Vai demorar ? Melou o negócio ?

4 – Alguém poderia também questionar, se não fosse pedir muito, o porque cargas d´água estão construindo aquele “monumento” (sic) na praça principal que vai obstruir a visão da Igreja Matriz ? Com tanto lugar para se fazer monumento, tinha que ser justo ali ?

5 – E só para terminar, vou puxar a sardinha para o meu lado: os caminhões que levavam terra para a construção do SESI destruíram a minha rua, a Said Jundi. Quando foi na dr. Miranda vocês noticiaram, na minha rua nada. Será que é porque aqui não mora ninguém importante ? Fizeram um conserto meia boca, mas a rua ainda está péssima. Queremos recapeamento já, pagamos muito caro por esse asfalto e a rua é movimentada.

Acho que minhas sugestões são razoáveis. Só acho que não vão dar em nada, boa parte da imprensa de Osvaldo Cruz tem um excesso de boa-vontade com a atual administração municipal e não gosta de molestá-la (que fique claro que o jornal Destaque não se encaixa nesse grupo. Pelo menos ainda não deu para perceber). O que é uma pena. Se os jornais daqui continuarem a publicar as mesmas matérias, seria melhor que só sobrasse um. O desperdício de papel seria bem menor. O meio ambiente agradeceria.

3 comentários sobre “Tá faltando notícia em Osvaldo Cruz ?

  1. nunca tive paciência pra fazer isso com os 2 jornais impressos daqui, o que levaria 10 minutos, mas o posicionamento jornalístico deles é claro: alinhado à prefeitura, não importa qual partido esteja no poder. $$

    acompanharei sua saga. 🙂

  2. Aqui os jornais só se alinham quando é o atual prefeito. Quando é o outro, é pau toda semana. Vou escrever sobre isso no próximo post da série local. Quero ver se consigo escrever pelo menos um post por mês sobre a cidade. Que a Deusa me ajude.

Deixe um comentário

