Lido: 101 maneiras de evitar a reencarnação

101_MANEIRAS_DE_EVITAR_A_REENCARNACAO_1235017108P

Os anos 90 do século passado foram uma época estranha. Eu sei porque estava lá, e se você esteve e se lembra disso vai concordar comigo. Naquela época a maior parte das pessoas achava que algo muito errado ia acontecer na virada do século e do milênio. Falavam em um bug nos computadores e no fim do mundo, que acabaram não acontecendo. Verdade seja dita que o bug do milênio não aconteceu por causa de milhares de programadores anônimos que ralaram muito para consertar os sistemas informatizados, mas ninguém lembra dos pobres coitados.

Esse medo de que tudo ia dar errado deu gás ao ressurgimento de antigas crenças, num movimento que se convencionou chamar de “New Age”. E foi para tirar sarro de todo esse arcabouço de crenças que “101 maneiras de evitar a reencarnação” foi escrito.

Como se vestir para ter sucesso espiritual Há apenas uma regra: nunca use nada com que você não possa ser visto morto.

Usando como fio condutor a crença nas vidas sucessivas, a autora satiriza todas as crenças comuns à New Age. Tudo mesmo, nada fica de fora: zodíaco, tarô, vegetarianismo, terapias alternativas, holismo, budismo, ioga, bioenergética, acupuntura, incenso, experiências de quase-morte, hipnose, auras, quiromancia, e muito mais.

Não há nada de errado na quiromancia, desde que você ache que alguém conhece a sua mão melhor do que você e que você não sinta cócegas.

Os capítulos são curtos, raramente passam de uma página, e cheios de ironia. Alguns são em forma de testes divertidos, outros são listas e há até um guia de viagem para se aproveitar Atlântida gastando somente cinco dólares ao dia.

Todos os animais de Atlântida são domesticados, e a maioria dos grandes aceita passageiros – embora às vezes seja difícil encontrar um golfinho na hora do rush. Cavalos-marinhos são disponíveis apenas com reserva.

O tom é bem debochado mesmo, de comédia. Não chega a ser ofensivo em nenhum ponto. Esotéricos em geral costumam ser pessoas bem humoradas, e isso ajuda muito. Como é um livro curto, pode ser lido em pouco tempo, e garante boas risadas. Já é um livro antigo, mas você acha facilmente nos sebos online por aí, por módicas 15 dilmas. Vale a pena, as risadas que ele vai proporcionar vão fazer você economizar na conta do médico.

Se você não se importa que alguém o espete e se tem espírito esportivo para que seu corpo seja usado como almofada para alfinetes, a acupuntura pode ser espiritualmente iluminadora, fisicamente curativa e um bom pé-no-saco.

Veredito final: humor escrachado sobre as crenças esotéricas. Uma leitura divertida. Nota nove.

Anúncios

Um comentário sobre “Lido: 101 maneiras de evitar a reencarnação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s