Lido: História do mundo em 6 copos

HISTORIA_DO_MUNDO_EM_6_COPOS_1239470489P

O que a cerveja, o vinho, os destilados, o café, o chá e a Coca-Cola tem em comum ? Para o autor de “História do mundo em 6 copos” essas foram as bebidas mais importantes da história da humanidade.

De vez em quando, ou melhor, quase sempre, o autor exagera um pouco na importância das bebidas para a história da humanidade. Ao ler o capítulo sobre a cerveja, por exemplo, você pode ficar com a impressão de que a civilização só foi inventada porque alguém deixou alguns grãos apodrecerem no meio da água e surgiu a cerveja. Menos, Tom Standage, bem menos…

Exageros a parte, o livro é bom. Os capítulos seguem sempre a mesma estrutura: a história de como surgiu a bebida, como ela se tornou importante e quais foram as implicações disso no mundo da época. O estilo é simples, mas sem ser simplório, e muitos fatos curiosos são apresentados, como o fato do próprio Papa ter que provar o café para autorizar o seu consumo pelos cristãos, já que a bebida era originária da Arábia muçulmana e os taverneiros da época faziam campanha contra.

No final, há um capítulo bônus, discorrendo sobre a próxima bebida “da moda”: a água. Ela mesma, o bom e velho H2O. O tom desse capítulo é meio apocalíptico, naquela vibe de que a falta de água vai causar guerras no futuro e blábláblá, mas não deixa de ser um bom complemento ao livro.

De ruim, além do exagero em algumas partes, só o capítulo sobre a Coca-Cola, que eu achei meio “chapa branca” demais, apesar dele ter algumas informações interessantes, como por exemplo a associação entre a Pepsi e a URSS, que eu nunca soube que tinha existido.

Veredito final: Um livro despretensioso, com uma leitura leve e interessante. Merece uma chance. Nota sete para ele. Estando sóbrio, é claro.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s