Meme literário de um mês – dia 11

Véspera de feriado, veja só. Quem diria, todo ano a mesma coisa, sempre é véspera de feriado em 11/outubro. Impressionante. Mas vamos a pergunta do dia.

Cite um livro que fez você rir. Fale um pouco sobre ele

Eu tentei não ser óbvio nessa resposta, pensei até em citar 101 maneiras de evitar a reencarnação, mas não teve jeito. Eu tenho que citar Douglas Adams.

Da famosa “trilogia de cinco livros” – ou quatro, há uma polêmica aí, mas prevejo que vou escrever mais sobre ela ainda durante esse meme – o que mais me fez rir foi justamente o primeiro, que dá nome a série famosa O Guia do Mochileiro das Galáxias.

Lembro até hoje do choque que tive da primeira vez que li a obra inaugural da série de Douglas Adams. Primeiro, foi a negação: Não, eu não podia ter ficado tanto tempo sem ter lido esse livro. Depois foi a raiva, “baralho, eu devia ter lido esse livro antes” e depois fui direto para a aceitação: OK, Douglas Adams era mesmo o gênio que diziam que ele era.

Se você não leu o livro em epígrafe, a partir daqui começam spoilers. Você foi avisado.

Nove em cada dez pessoas que leram o Guia do Mochileiro elegem o Marvin como personagem favorito, mas eu me diverti mesmo foi o com o Arthur Dent. Coitado, dizem que ele é sem sal, mas o pobre perdeu a casa e o planeta no mesmo dia, tem que dar um desconto para ele. A atuação do Arthur enquanto o vogon lia as poesias ou ele explicando para o computador da nave Coração de Ouro como se faz chá (no livro seguinte) são hilárias. Mas a melhor parte do livro é quando os misseis atirados contra a nave dos nossos heróis se transformam numa baleia e numa petúnia. A “reflexão” da baleia é algo engraçado e que faz pensar ao mesmo tempo. Coisa se gênio.

Fim dos spoilers. Até que enfim, né ?

E fim do post também. O de amanhã promete. Eu não perderia se fosse você. Mas eu não sou você. Ainda bem. Ou não.

 

3 comentários sobre “Meme literário de um mês – dia 11

Deixe um comentário

