Meme literário de um mês – dia 12

Feriadão, e você aí largadão lendo esse post do meme literário de um mês. Obrigadão !

A pergunta de hoje é: Se você pudesse conhecer um lugar/mundo que só existe nos livros, qual seria? Por que?

Essa é uma pergunta difícil. Porque eu gostaria de ter estado em vários lugares. Gostaria de ter lutado nas guerras de Beleriand, magistralmente contadas por Tolkien em Silmarillion. Queria ter descido o Mississípi com Huckleberry Finn e o negro Jim no clássico de Mark Twain. Daria tudo para ter sacudido o esqueleto na mais longa festa de todos os tempos, aquela mesma que atingiu Arthur Dent no cóccix em A vida, o universo e tudo mais. Gostaria até de ter estado em Nárnia, desde que o Aslam estivesse por lá, porque é mais seguro. Mas, acima de todos esses lugares, eu gostaria mesmo era de ter passado ao menos um fim de semana no Sítio do Pica-pau Amarelo.

Isso mesmo, Monteiro Lobato, infelizmente visto hoje com outros olhos por esse geração politicamente correta que nos infesta. Eu sou da época em que ele ainda era um escritor respeitado, da época que suas obras foram parar na TV com a série que passava na TV Globo (estou me referindo, obviamente, à série “clássica” de 1977 a 1986. Sim, eu sou velho, pode mangar de mim). E foi por causa da série televisiva que eu fiquei com vontade de ler os livros.

E não me arrependi. Os livros eram melhores do que a série de TV. Pelo menos eu achava. Mas não abria mão de ver na TV também. Hoje em dia isso é tão comum, esse mix de meios de comunicação, leia o livro, veja o filme, jogue o game. Naquela época eu achava o máximo.

O tempo passou, os anos voaram, mas a memória afetiva daquelas tardes deitado no chão de madeira do meu quarto na companhia da Tia Anastácia, do Visconde de Sabugosa, da Emília e do resto da turma ficaram. Eu gostaria de ter estado lá. Pensando bem, eu estive lá. Só na imaginação, infelizmente.

Amanhã é dia de trabalho duro, então tire essas suas nádegas da cadeira e vá descansar. E volte aqui amanhã, senão eu apareço nos seus sonhos. Pelado. Garanto que você vai acordar gritando. Não me provoque então.

Um comentário sobre “Meme literário de um mês – dia 12

Deixe um comentário

