Meme literário de um mês – dia 17

Segunda-feira. Na maior parte das línguas do mundo, esse dia faz referência à Lua. Tá vendo, mais um post do meme literário que aumenta a sua cultura inútil. Sem mais delongas, vamos à pergunta do dia:

Cite um livro que você achou que iria gostar e acabou não gostando. Fale sobre ele.

Com certeza foi Jesus viveu na Índia de Holger Kersten. Eu sou um adepto da leitura de livros no estilo “teoria da conspiração” onde o autor, e só ele, sabe de alguma coisa que mais ninguém no mundo sabe e que, invariavelmente, mudaria a história da humanidade para sempre. Esse livro era citado com frequência em outras obras do gênero. Eu tinha que ler.

E li. E me decepcionei. Provas de que Jesus viveu na Índia ? Nenhuma. No máximo, com muita boa vontade, mas muita boa vontade mesmo, há alguns indícios. Claro que eu não esperava provas irrefutáveis, mas basear um livro inteiro em achismos que até eu, que nunca fui até a Ìndia ou Israel, poderia ter feito, foi demais.

Na verdade, eu vou contar um segredo para vocês. Mas não contem para ninguém que goste desse tipo de livros, nem para os autores e muito menos para os editores da Madras ou outras editoras do genero. O que os autores desses livros sobre “teorias da conspiração” fazem chama-se referências circulares. Funciona assim: você acha que alguma coisa é verdade, escreve um livro absurdo e sem provas. Outro alguém tem outra ideia absurda, que tem algum ponto de contato com a sua, e cita você como fonte. Aí um outro alguém chega com outra ideia duas vezes mais maluca e cita vocês dois como fonte também. Pronto, quem lê acha que é tudo sério, afinal está cheio de referências a outros livros. Funciona assim. Brilhante, não ?

Conto com a discrição de vocês, hein ? E nos vemos amanhã nesse mesmo horário. Apareçam.

 

Deixe um comentário

