Meme literário de um mês – dia 18

18 de outubro. Nesse dia, no ano 33 dC morria Agripina, mãe de Calígula. Gente boa, como vocês podem perceber. Hoje também é dia de São Lucas, o médico amigo de São Paulo. A 3 anos atrás eu até escrevi um post sobre ele. E, agora que você já sabe disso tudo, vamos à pergunta de hoje:

Você lê livros que não são para sua idade?

Eu costumo ler sim, não vejo problema. Por exemplo, esse ano mesmo li Ponte para Terabítia, que não é assim o mais indicado para um balzaquiano como eu. E gostei, ainda por cima. Que despautério, não ?

Mas eu acho que alguns livros podem ser melhor aproveitados de acordo com a idade de quem os lê. Hoje em dia creio que não acharia muita graça nas tramas simplórias da série Vaga-Lume, por exemplo. Mas, quando eu era um pré-adolescente (essa classificação ainda existe ?) foi muito importante para definir o meu gosto literário. Por outro lado, eu aproveitei muito melhor a leitura de Sherlock Holmes que fiz recentemente do que quando era bem mais jovem.

É tudo uma questão de timming, como dizem os gringos. Mas não importa a idade, não importa o livro. Somente leiam, pequenos gafanhotos.

Amanhã ninguém mais vai lembrar de São Lucas ou da mamãe do pobre Caligula, mas nesse mesmo bat-horário tem post. Façam uma visita, é de graça.

Deixe um comentário

