Meme literário de um mês – dia 26

Vinte e seis de outubro. A se acreditar na astrologia, hoje começa o meu inferno astral. Ainda bem que eu, como todo sagitariano do primeiro decanato com ascendente em Leão, não acredita nessas coisas, então vamos logo à pergunta de hoje.

Qual o maior (em número de páginas) livro que você já leu? Quanto tempo demorou? Fale sobre ele.

Se eu fosse ser totalmente sincero nessa resposta, eu teria que dizer que foi a Bíblia. Sim, eu li a Bíblia, do Genesis ao Apocalipse, e tenho testemunhas disso, mas vamos considerar que e o livro sagrado dos cristãos é hours-concours.

Também vou deixar de fora os livros puramente técnicos, senão o primeiro lugar ficaria com Hardware – Curso Completo do Gabriel Torres e suas 1.400 páginas. Não por acaso era conhecido em sua época como “A Bíblia do Hardware”. Vamos ficar só no âmbito da literatura, para a competição ser mais justa. Sim, eu sei, não é uma competição, não precisa me lembrar.

Então o primeiro lugar fica com As crônicas de Nárnia da editora Martins Fontes, em volume único e com respeitáveis 751 páginas. Um livro de peso, em vários sentidos. Piada péssima, eu sei.

Não lembro exatamente quanto tempo eu demorei para ler as sete crônicas de C. S. Lewis, mas tenho vagas lembranças de que foram uns quinze dias. Um clássico imortal, digno da fama que tem. Você não pode sequer pensar em deixar essa breve existência sem tê-lo lido. Seria um pecado mortal.

Como tive que vasculhar o meu armário de livros para conseguir a resposta, acabei fazendo uma lista dos livros mais grossos pelos quais já passei os olhos. Depois de Nárnia, o segundo lugar é do recém lido A Guerra dos Tronos com 591 páginas. Um bom livro, mas não justifica todo o hype em torno dele. Depois, com 558 páginas Stalingrado – O cerco fatal de Antony Beevor. E quase empatado com ele, com 557 páginas, O incêndio de Jorg Friedrich. Dois livros sobre a Segunda Guerra Mundial, que esgotam os assuntos que abordam, e tremendamente tediosos. Foi bom reencontra-los, vou doa-los para alguma biblioteca.

E amanhã só faltarão cinco posts para o fim desse meme. Tomara que Marte continue na terceira casa de Sagitário e em trígono com meu ascendente. Se assim for, eu consigo terminar esse meme com dignidade. Ou não.

5 comentários sobre “Meme literário de um mês – dia 26

Deixe um comentário

