Previsões, profecias e chutes para 2011: o balanço

E chegou a hora mais esperada do ano, o post que tradicionalmente fecha os trabalhos do ano no blog: o balanço das previsões feitas no ano passado. Foi um ano ruim para a bola de cristal do Depokafé, reconheço. Mas mesmo assim eu tive alguns acertos, ao contrário do que dizem os meus detratores. Então vamos a eles, começando pelas previsões para os esportes.

Nas previsões para os campeonatos estaduais, acertei somente dois, uma vergonha para quem já chegou a acertar oito. Acertei somente os campeões de Alagoas e Paraná. Uma infâmia.

Na Copa do Brasil, acertei que um time carioca estaria na final, mas não que ele seria campeão. Vale como meio acerto então.

No Brasileirão, acertei dois dos quatro rebaixados, acerto de 50%, vejam só. Entre os sete primeiros colocados, acertei três: Internacional, Corinthians e São Paulo. Quase metade dos acertos de novo.

Para o Brasileirão da Série B, mais uma vez fiquei meio a meio: acertei dois dos times que subiram, Náutico e Portuguesa. Até que não foi ruim.

Na Copa América, meio acerto de novo. A Argentina não foi vice-campeã, como eu havia previsto. Os hermanos nem chegaram na final, é verdade, apesar da minha previsão do Brasil campeão não ter se concretizado.

Para a Libertadores da América, mais um meio acerto. Cravei que um brasileiro seria campeão, mas disse que não seria o Santos. Quase lá, hein ?

No futebol europeu, acertei o campeão da Champions League e dos campeonatos alemão, português e russo.

De resto, mais nenhum acerto na área de esportes. Onde cheguei mais perto foram nos Jogos Panamericanos. Previ o quarto lugar no quadro de medalhas para o Brasil, mas fomos os terceiros, superando por poucos os anfitriões mexicanos.

Nas previsões para o Brasil, eu fui bem modesto na avaliação dos ministros que iam cair no governo Dilma. Previ um só. Foram sete. Bom, foi um acerto, convenhamos.

Das previsões para os famosos, só acertei uma, mas foi bombástica: previ que um casal com mais de dez anos de matrimônio se separaria, e acertei na mosca: Claudia Raia e Edson Celulari se separaram. De resto, não acertei nada, nem as mortes dos famosos, para gáudio do Ary Fontura, que veio reclamar aqui no blog. Espero que ele não venha tripudiar agora também. 🙂

Sobre televisão, acho que posso considerar um acerto a previsão de que um programa de humor na Bandeirantes ia fazer sucesso. O “Agora é Tarde” está indo bem no seu horário. Então, mais um pontinho para mim.

Previsões para o clima: só acertei as fortes chuvas na Bahia e Espírito Santo. Parece barbada, mas em muitos outros estados chove forte também. Pensem nisso.

E, por último, mas não menos importante, as previsões para o mundo. Poucos acertos aqui também, mas esses foram significativos.

Acertei sobre o agravamento da crise financeira na Europa. Tá certo que eu previ coisas bem piores do que realmente aconteceram, então contamos como meio acerto.

Na contramão das previsões apocalípticas, previ que a temporada de furacões no Atlântico Sul seria fraca, e foi mesmo. Ponto para mim, hein ?

Previ também que um forte ciclone traria imensos prejuízos ao Japão. Infelizmente aconteceu algo bem pior por lá. Meio acerto pelos prejuízos então.

De resto, nenhum acerto com as celebridades, todo mundo vivo. Acho que não adianta muito prever a morte das pessoas, viu ?

Então é isso. O Depokafé está de férias até o dia 02/janeiro, quando volta com o nosso tradicional post com os cinco melhores livros lidos esse ano. Um feliz Natal e um bom 2012 para todo mundo que leu, comentou, me cornetou e me elogiou esse ano. Se os maias não estiverem certos, ano que vem estarei por aqui de novo para fazer o balanço das previsões feitas esse ano. Até lá. Ou não.

Deixe um comentário

