Cidades do mundo: Samarcanda

Toda quarta-feira aqui no blog, até quando eu enjoar ou acabar o assunto, farei um post sobre cidades do mundo. Hoje vamos começar por Samarcanda, no Uzbequistão.

Samarcanda tem uma história muito antiga. Fazia parte da Rota da Seda e foi conquistada por Alexandre, o Grande  Depois foi conquistada pelos árabes muçulmanos. Em batalha com os chineses da dinastia Tang que tentavam invadir a Ásia Central, os árabes capturaram fabricantes de papel, o que tornou Samarcanda a primeira cidade islâmica do mundo a fabricar papel. Por causa disso a cidade tornou-se famosa por suas escolas alcorânicas, as madrassas, que existem até hoje.

Mas foi como a capital do império de Tamerlão que Samarcanda atingiu seus melhores dias. O último dos grandes conquistadores nômades da Ásia Central transformou a cidade construindo opulentas mesquitas, torres e palácios.

O túmulo de Tamerlão

Na foto vemos o túmulo de Tamerlão, chamado Gur-e Amir. Sua construção inspirou a do famoso Taj Mahal, na  Índia. A lápide foi aberta em 1941 por cientistas soviéticos que comprovaram que os ossos enterrados lá são compatíveis com a descrição que temos do conquistador. Dois dias depois que a lápide foi aberta, a Alemanha nazista invadiu a URSS. Os ossos voltaram para o seu lugar poucos dias antes da vitória soviética em Stalingrado. Há quem fale em uma maldição aí.

Hoje a cidade tem 600 mil habitantes e é patrimônio da humanidade da UNESCO. Entre outros monumentos famosos, destaca-se o mausoléu de Ruhabad onde dizem haver um cabelo do profeta Maomé, e a monumental praça Registan, com três madrassas.

Mausoléu Ruhabad, onde dizem existir um cabelo de Maomé

A magnífica praça Registan com suas três madrassas

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s