Cidades do mundo: Aksum

Toda quarta-feira aqui no blog, até quando eu enjoar ou acabar o assunto, farei um post sobre cidades do mundo. Hoje é a vez de Aksum, cidade de pouco mais de 40 mil habitantes na Etiópia.

Vista parcial de Aksum nos dias atuais

Aksum é, a se acreditar numa tradição que remonta ao século XIII, a cidade onde a famosa rainha de Sabá viveu e de onde partiu para se encontrar com Salomão, como descrito na Bíblia. Eles teriam tido um filho, Menelik, que teria levado para a cidade a Arca da Aliança.

A Igreja Ortodoxa Etíope, apesar de ter se tornado autônoma da Igreja Ortodoxa Copta somente a partir de 1959, é uma das mais antigas igrejas não-calcedonianas do mundo, cuja fundação remonta ao século IV.  Foi a partir dessa época que o Império Axum atingiu o máximo de seu poder, chegando a dominar partes do Egito e da Arábia.

O império decaiu a partir do século VIII, mas a cidade manteve-se como importante centro religioso para os coptas. A partir do século XV a cidade floresceu de novo, com a reconstrução da Igreja de Santa Maria de Sião, cuja construção original remonta ao século IV.

Depois de mais um período de decadência, Aksum renasceria novamente sob o governo do imperador etíope Haile Selassie, que reconstruiu mais uma vez a Igreja de Santa Maria de Sião em 1950. Com a queda do imperador e a instituição do comunismo na Etiópia, a cidade passou por maus bocados de novo. Hoje em dia a cidade está em crescimento. Sua população quase dobrou entre 1994 e 2007 e tem se tornado um importante centro turístico etíope.

A nova igreja de Santa Maria de Sião

A afirmação de que a Arca de Aliança está em Aksum causa muita controvérsia. O lendário objeto estaria num pequeno prédio ao lado da Igreja de Santa Maria de Sião, onde é guardada com um único monge. O patriarca da Igreja Ortodoxa Etíope afirmou em 2009 ter visto a arca e que ela estaria em boas condições. Chegou até a convidar o Papa católico a visitar Aksum. Bem que o Bento XVI podia aceitar o convite. A exibição da Arca da Aliança, caso ela exista mesmo, seria um dos grandes momentos do século XXI, concordam ?

Neste prédio estaria a lendária Arca da Aliança

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s