Cidades do mundo: Nombre de Dios

Pela primeira vez a nossa série “Cidades do Mundo” aporta no continente americano. Hoje iremos até Nombre de Dios, no Panamá.

Fundada em 1510, Nombre de Dios foi um dos primeiros portos espanhóis no continente americano. Hoje é considerada a mais antiga cidade das Américas a ser continuamente habitada.

Monumento marca o local de fundação da cidade

Logo após a fundação a cidade foi um dos portos mais importantes das colônias espanholas. Uma estrada de oitenta quilômetros ligava Nombre de Dios à Cidade do Panamá, fazendo assim a ligação entre os oceanos Atlântico e Pacífico.

Em 1572 a cidade foi saqueada pelo pirata Francis Drake e ficou claro que Nombre de Dios era difícil de ser defendida por causa de sua geografia. Foi aos poucos perdendo importância para a vizinha Portobelo, que era mais fácil de defender. Em cerca de 1600 a cidade já tinha perdido boa parte da população e ficou quase abandonada.

Placa na entrada da cidade

Hoje em dia Nombre de Dios é uma pequena vila de pouco mais de mil habitantes. A maior parte trabalha nas cidades vizinhas. A cidade tem pobre infraestrutura para receber turistas, apesar da beleza das suas praias e da sua importância histórica. Uma pena que uma cidade tão importante para a história do continente esteja assim tão maltratada.

O centro da cidade

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s